background preloader

Literatura

Facebook Twitter

Steampunk. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futurista cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.

O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Imagem steampunk de G. Origem[editar | editar código-fonte] Apesar de várias obras agora consideradas como fundadoras do gênero terem sido publicadas nos anos 1960 e 1970, o termo "steampunk" se originou no final dos anos 1980 como uma variante de "cyberpunk". Referências. Ken Burns. VideoChannel-Ken Burns - On Story. Heteronímia. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Heteronímia[nota 1] (heteros = diferente; + ónoma = nome) é o estudo dos heterónimos, isto é, estudo de autores fictícios (ou pseudoautores) que possuem personalidade. Ao contrário de pseudónimos, os heterónimos constituem uma personalidade. O criador do heterónimo é chamado de "ortónimo". Sendo assim, quando o autor assume outras personalidades como se fossem pessoas reais.

O maior e mais famoso exemplo da produção de heterónimos é do poeta português Fernando Pessoa. Outros autores que usaram o recurso da heteronímia: Brian O'Nolan, Kent Johnson, Romain Gary, Soren Kierkegaard e Stephen King, que criou o heterónimo Richard Bachman. Gramática (Morfologia)[editar | editar código-fonte] Notas Referências Ver também[editar | editar código-fonte] Ligações externas[editar | editar código-fonte] Portal da literatura. ALJOG. Burn Book. Smurfet.

Livros+Editoras

Literature & Poetry Sites. Literatura infantil. Literatura-editores. AN - O retorno de Ricardo Hoffmann - Anexo. Anexo@an.com.br Foto: Guilherme Ternes O retorno de Ricardo Hoffmann Discreto e reservado, escritor que ajudou a projetar a produção catarinense é dono de obra significativa Marco Vasques Especial para o Anexo Florianópolis - "Passei estes anos de ocultamento muito mais envolvido com a vida que com a literatura", revela o catarinense Ricardo Hoffmann nascido em Criciúma, em 1937. Formado em direito com especialização em administração universitária nos Estados Unidos, ele já foi colaborador dos jornais "Diário Catarinense", "O Estado" (SC), "O Estado de S. "A situação política do homem? "A vida social humana é um absurdo. Entrevista / Ricardo Hoffmann Anexo - No livro "A Superfície", seu livro de estréia publicado em 1967, a temática do artista em conflito com o mundo externo e padronizado está evidente e leva o personagem ao suicídio.

Anexo - Este romance foi considerado, pela crítica nacional, como o melhor romance de 1967. Anexo - E se completam podem ser os únicos a não saber. Fascinante. Yndico Is.