background preloader

Historia

Facebook Twitter

Novo Milênio: Especial NM: Bandeira e República - A história em imagens - 9. Jacas voadoras: Bristol Type 167 Brabazon. O Bristol Type 167 Brabazon foi um avião gigante, projetado pela companhia britânica Bristol Aeroplane Company para uso em rotas aéreas transatlânticas entre os Estados Unidos e o Reino Unido.

jacas voadoras: Bristol Type 167 Brabazon

Comercialmente foi um fracasso, pois seu custo operacional era extremamente alto. Embora suas dimensões sejam comparáveis às do Boeing 747, tinha capacidade para transportar apenas 100 passageiros. A curta vida do Bristol Brabazon foi encerrada em 1953 quando a aeronave foi desmantelada. Desenvolvimento. Revolta dos Sipais. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Revolta dos Sipais

A Revolta dos Cipaios. A Revolta dos Cipaios (também sipais ou sipaios) de 1857 a 1858 foi um período prolongado de levantes armados e rebeliões na Índia setentrional e central contra a ocupação britânica1 daquela porção do subcontinente. Pequenos incidentes de descontentamento em janeiro, envolvendo incêndios criminosos em acantonamentos, foram os precursores da rebelião. Posteriormente, uma revolta em grande escala estalou em maio e tornou-se uma guerra aberta nas regiões afetadas. O conflito causou o fim do governo da Companhia Britânica das Índias Orientais e o início da administração direta de grande parte do território indiano pela coroa britânica (Raj britânico) pelos noventa anos seguintes, embora alguns estados (chamados coletivamente de "Estados principescos") mantivessem uma independência nominal e continuassem a ser governados pelos respectivos marajás, rajás, nababos etc.

Causas[editar | editar código-fonte] Qual é a causa do conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte. É uma combinação de fatores étnicos, políticos, econômicos, religiosos e sociais que surgiram ainda na Idade Média.

Qual é a causa do conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte

A história começa no século XII, quando o monarca inglês Henrique II tentou anexar a ilha da Irlanda ao seu reinado. Mega infográfico traz dados sobre a “primavera brasileira” Um infográfico muito bacana – mas muito bacana, mesmo!

Mega infográfico traz dados sobre a “primavera brasileira”

– produzido pelo pessoal da Iinterativa traz diversos dados e fatos sobre as manifestações que rolaram por todo o país. Bandung Conference, 1955. Map of Bandung Conference Participants Image Ownership: Public Domain The Afro-Asian Conference, known generally as the Bandung Conference, was to that date the largest gathering of Asian and African nations.

Bandung Conference, 1955

On April 18 to 24, 1955, twenty-nine representatives of nations from Africa and Asia came together in Bandung, Indonesia, to promote African and Asian economic coalitions and decolonization. The Conference expressly declared its opposition to both colonialism and neocolonialism not only by the European powers then in Africa, Asia, and Latin America, but also by the United States and the Soviet Union. Fontes para História Contemporânea Mundial. Primeira República Francesa.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Primeira República Francesa

Guerra Fria. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Guerra Fria

Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991), um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência. Uma parte dos historiadores argumenta que foi uma disputa dos países que apoiavam as Liberdades civis, como a liberdade de opinião e de expressão e de voto, representada pelos Estados Unidos e outros países ocidentais e do outro lado a ditadura comunista ateia,[1] [2] (ver: Ateísmo Marxista-leninista) onde era suprimida a possibilidade de eleger e de discordar, defendida pela União Soviética (URSS)[3] e outros países onde o comunismo fora imposto por ela.

Genocídio armênio. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Genocídio armênio

Genocídio Armênio[4] (em arménio: Հայոց ցեղասպանություն; Hayots tseghaspanutyun), também conhecido como Holocausto Armênio,[5] Massacre Armênio e, tradicionalmente, como Medz Yeghern (em armênio: Մեծ Եղեռն; "Grande Crime")[6] foi extermínio sistemático do governo otomano de seus súditos armênios minoritários dentro de sua pátria histórica, que se encontra no território que constitui a atual República da Turquia. O número total de pessoas mortas como resultado do genocídio é estimado entre 800 mil e 1,5 milhão. O dia 24 de abril de 1915 é convencionalmente considerada a data de início dos massacres, quando as autoridades otomanas caçaram, prenderam e executaram cerca de 250 intelectuais e líderes comunitários armênios em Constantinopla. A Turquia, o Estado sucessor do Império Otomano, nega o termo "genocídio" como uma definição exata para os assassinatos em massa de armênios, que começou sob o domínio otomano em 1915.

O Dr. Invasão da Baía dos Porcos. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Invasão da Baía dos Porcos

A Invasão da Baía dos Porcos (conhecida como La Batalla de Girón em Cuba), foi uma tentativa frustrada de invadir o sul de Cuba por forças de exilados cubanos anticastristas formados pelos Estados Unidos. Com o apoio das forças armadas americanas, treinados e dirigidos pela CIA, os exilados tentaram invadir Cuba em abril de 1961 para derrubar o governo socialista do líder cubano Fidel Castro. O plano foi lançado em abril de 1961, menos de três meses depois de John F. Kennedy ter assumido a Presidência dos Estados Unidos.

Ludismo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ludismo

Desenho de dois ludistas destruindo uma máquina de tear em 1812. A Batalha dos 3 Reinos. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Batalha dos 3 Reinos (título no Brasil) ou A Batalha de Red Cliff (título em Portugal) (chinês simplificado: 赤壁; chinês tradicional: 赤壁; pinyin: Chì Bì na China) é um filme de guerra-épica chinês baseado na Batalha de Chibi (208-209 dC) e eventos durante o final da Dinastia Han e, imediatamente antes do período dos Três Reinos, na China antiga O filme foi dirigido por John Woo, e estrelado por Tony Leung, Takeshi Kaneshiro, Zhang Fengyi, Chang Chen, Hu Jun, Lin Chi-ling e Zhao Wei.

Fulgencio Batista. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Fulgencio Batista y Zaldívar (Banes, 16 de janeiro de 1901 — Marbella, 6 de agosto de 1973) foi quem ostentou o poder de facto em Cuba de 1933 a 1940 e o presidente oficial do país de 1940 a 1944 e novamente de 1952 a 1959, como ditador. Foi deposto pela revolução comandada por Fidel Castro em 1959 e obteve exílio permanente na Ilha da Madeira e no Estoril em Portugal e depois em Espanha, morrendo na localidade de Guadalmina. No primeiro período de seu governo entre 1933 e 1944, exerceu um governo forte. Batista consolidou o seu poder concentrando em si todas as nomeações para os cargos públicos.

Durante o primeiro mandato de Batista, Cuba cooperou na Segunda Guerra Mundial com os aliados e declarou guerra ao Japão, Alemanha e Itália. Em março de 1952 regressou ao poder, novamente mediante um golpe militar. O regime de Batista foi derrubado em 1959 por um ataque de forças rebeldes comandadas por Fidel Castro, Che Guevara e Raúl Castro. O Rebelde Desconhecido. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Protesto na Praça da Paz Celestial em 1989.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Revolução Cultural Chinesa. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Kuomintang. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Guerras do ópio. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Pérsia. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O antigo Império Aquemênida em seu auge em 500 a.C., até hoje o Império Aquemênida é considerado o maior de todos os impérios da história, e uma das maiores nações da história. Revolução Industrial. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O que foi a Revolução Farroupilha? Acerola ensinando historia.