background preloader

História do Pensamento Econômico

Facebook Twitter

Milton Friedman, segundo Luciano Pires. Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, boa tarde, boa noite.

Milton Friedman, segundo Luciano Pires

Este é o Café Brasil e eu sou o Luciano Pires. No final deste programa tenho dois avisos importantes pra você. Recentemente apresentei a você Bastiat com a sugestão de leitura do livro O QUE SE VÊ E O QUE NÃO SE VÊ. Joseph Schumpeter. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Joseph Schumpeter

Biografia[editar | editar código-fonte] Joseph nasceu em Triesch, atual Třešť, Morávia, que era, então, parte do Império Austro-Húngaro (atualmente República TCheca), em 1883 - mesmo ano da morte de Karl Marx e do nascimento de John Maynard Keynes. Keynesianismo. Crise financeira asiática de 1997. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Crise financeira asiática de 1997

Países mais atingidos pela crise. Consenso de Washington. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Consenso de Washington

Consenso de Washington é um conjunto de medidas - que se compõe de dez regras básicas - formulado em novembro de 1989 por economistas de instituições financeiras situadas em Washington D.C. , como o FMI , o Banco Mundial e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos , fundamentadas num texto do economista John Williamson , do International Institute for Economy , e que se tornou a política oficial do Fundo Monetário Internacional em 1990, quando passou a ser "receitado" para promover o "ajustamento macroeconômico" dos países em desenvolvimento que passavam por dificuldades. Instituto Ludwig von Mises Brasil. O Instituto Ludwig von Mises - Brasil ("IMB") é uma associação voltada à produção e à disseminação de estudos econômicos e de ciências sociais que promovam os princípios de livre mercado e de uma sociedade livre.

Instituto Ludwig von Mises Brasil

Em suas ações o IMB busca: I - promover os ensinamentos da escola econômica conhecida como Escola Austríaca; II - restaurar o crucial papel da teoria, tanto nas ciências econômicas quanto nas ciências sociais, em contraposição ao empirismo; III - defender a economia de mercado, a propriedade privada, e a paz nas relações interpessoais, e opor-se às intervenções estatais nos mercados e na sociedade. O IMB acredita que nossa visão de uma sociedade livre deve ser alcançada pelo respeito à propriedade privada, às trocas voluntárias entre indivíduos, e à ordem natural dos mercados, sem interferência governamental. A) protegem os poderosos e os grupos de interesse, b) criam hostilidade, corrupção, e desesperança, c) limitam a prosperidade, e.

Mão invisível. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mão invisível

Mão invisível foi um termo introduzido por Adam Smith em "A Riqueza das nações" para descrever como numa economia de mercado, apesar da inexistência de uma entidade coordenadora do interesse comunal, a interação dos indivíduos parece resultar numa determinada ordem, como se houvesse uma "mão invisível" que os orientasse. Monopólios[editar | editar código-fonte] Adam Smith viu na formação de monopólios, ou seja, a concentração de poder do mercado nas mãos de poucos produtores (no extremo apenas um) apoiados por um Estado intervencionista, como um dos perigos ao funcionamento da economia de mercado. Distorções e o funcionamento da mão invisível[editar | editar código-fonte] Havendo distorções à plena "liberdade de mercado", como a exemplificada acima, a mão invisível se torna "estática" e já não auxilia o sistema. Seminário - Marx - A Mercadoria.

História do pensamento econômico. Adam Smith. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Adam Smith

Adam Smith (provavelmente Kirkcaldy, 5 de junho de 1723 — Edimburgo, 17 de Julho de 1790) foi um filósofo e economista escocês. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, o século XVIII.[1] David Ricardo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

David Ricardo

David Ricardo (Londres, 18 de Abril de 1772 — Gatcombe Park, 11 de setembro de 1823) é considerado um dos principais economistas do mundo. Contribuições teóricas[editar | editar código-fonte] Considerado como um dos fundadores da escola clássica inglesa da economia política, juntamente com Adam Smith e Thomas Malthus, as suas obras mais destacadas incluem: O alto preço do ouro, uma prova da depreciação das notas bancárias (The high price of bullion, a proof of the depreciation of bank notes), em 1810;Ensaio sobre a influência de um baixo preço do cereal sobre os lucros do capital (Essay on the influence of a low price of corn on the profits of stock), em 1815;Princípios da economia política e tributação (Principles of political economy and taxation), em 1817 (reeditado em 1819 e 1821).

A principal questão levantada por Ricardo nessa obra trata da distribuição do produto gerado pelo trabalho na sociedade. Thomas Malthus. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Thomas Malthus

Malthusianismo[editar | editar código-fonte] Ensaios[editar | editar código-fonte] Em 1805, foi nomeado professor de história e de economia política em um colégio da Companhia das Índias (o East India Company College), em Haileybury.[2] Expôs suas ideias em dois livros conhecidos como «Primeiro Ensaio» e «Segundo Ensaio». No primeiro, de 1798, ele especificou: «Um ensaio sobre o princípio da população na medida em que afeta o melhoramento futuro da sociedade, com notas sobre as especulações de Mr. John Maynard Keynes. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

John Maynard Keynes

John Maynard Keynes (pronúncia: /ˈkeɪnz/),CB (Cambridge, 5 de junho de 1883 — Tilton, East Sussex, 21 de abril de 1946), foi um economista britânico cujos ideais serviram de influência para a macroeconomia moderna, tanto na teoria quanto na prática. Ele defendeu uma política econômica de Estado intervencionista, através da qual os governos usariam medidas fiscais e monetárias para mitigar os efeitos adversos dos ciclos econômicos - recessão, depressão e booms. Suas ideias serviram de base para a escola de pensamento conhecida como economia keynesiana. Na década de 1930, Keynes iniciou uma revolução no pensamento econômico, opondo-se às ideias da economia neoclássica que defendiam que os mercados livres ofereceriam automaticamente empregos aos trabalhadores contanto que eles fossem flexíveis na sua procura salarial.

Warren Buffett. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Biografia[editar | editar código-fonte] Buffett começou sua educação na Escola Elementar Rose Hill em Omaha. Em 1942 seu pai foi eleito para o Congresso e após mudar-se com sua família para Washington, Warren acabou o primário e foi para a Escola Alice Deal Junior e graduou-se na Escola Woodrow Wilson[7] . Desde criança Warren demonstrou interesse por fazer e guardar dinheiro. Teoria quantitativa da moeda. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Mercantilismo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Quadro de Claude Lorrain que representa um porto de mar francês de 1638, no momento fundamental do mercantilismo Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados.

Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. Tableau économique.