background preloader

Filosofia

Facebook Twitter

Zygmunt Bauman - Zygmunt Bauman: ​Para que serve a sociologia? O que é sociologia?

Zygmunt Bauman - Zygmunt Bauman: ​Para que serve a sociologia?

Fundamentalismo e a modernidade líquida: a nova forma da religião. “Há, porém, uma forma especificamente moderna de religião, nascida das contradições internas da vida pós-moderna, da forma especificamente pós-moderna em que se revelam a insuficiência do homem e a futilidade dos sonhos de ter o destino humano sob controle do homem.

Fundamentalismo e a modernidade líquida: a nova forma da religião

Essa forma veio a ser conhecida sob o nome inglês de fundamentalism [fundamentalismo] ou sob o nome francês de intégrisme, exibindo sua presença cada vez mais influente em toda a parte do mundo outrora dominada pelas religiões cristã, islâmica e judaica” (Mal Estar na Pós-Modernidade, Zygmunt Bauman) Fundamentalismo como medida totalitária.

Modernidade Líquida, O Que É? Modernidade líquida: resumo – a biografia de Zygmunt Bauman Zygmunt Bauman Zygmunt Bauman é um sociólogo polonês nascido em 1925 que tem como ideia mais popular o conceito de modernidade líquida.

Modernidade Líquida, O Que É?

Fugiu de seu país de origem em 1939, foi para a Rússia durante toda a Segunda Guerra Mundial, após retornar à Polônia se filiou ao Partido Comunista e estudou na Universidade de Varsóvia. Modernidade. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Modernidade

A modernidade costuma ser entendida como um ideário ou visão de mundo relacionada ao projeto empreendido a partir da transição teórica operada por Descartes, com a ruptura com a tradição herdada - o pensamento medieval dominado pela Escolástica - e o estabelecimento da autonomia da razão, o que teve enormes repercussões sobre a filosofia, a cultura e as sociedades ocidentais.1 O projeto moderno consolida-se com a Revolução Industrial e está normalmente relacionado com o desenvolvimento do capitalismo. A modernidade transita, em seu fechamento e esgotamento, para a pós-modernidade. Muitos teóricos trataram dessa transição e tentaram sondar para ver além dos limites da transição para tentar captar que outro mundo estava surgindo.

Pós-modernidade. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pós-modernidade

A pós-modernidade é um conceito da sociologia histórica que designa a condição sócio-cultural e estética prevalente no capitalismo após a queda do Muro de Berlim (1989), o colapso da União Soviética e a crise das ideologias nas sociedades ocidentais no final do século XX, com a dissolução da referência à razão como uma garantia de possibilidade de compreensão do mundo através de esquemas totalizantes. [1] O uso do termo se tornou corrente embora haja controvérsias quanto ao seu significado e a sua pertinência. O conceito de pós-modernidade inclui, portanto, o que se designa como pós-modernismo em arte - especialmente na arquitetura. O crítico brasileiro Mário Pedrosa foi um dos primeiros a utilizar este termo, em 1966 [6] . Em importante artigo sobre a arte de Hélio Oiticica, publicado no Correio da Manhã de 26 de junho de 1966, Pedrosa afirmava:

Fronteiras - Bauman. Zygmunt Bauman e a Pós-Modernidade. Zygmunt Bauman. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Zygmunt Bauman

Zygmunt Bauman (Poznań, 19 de novembro de 1925) é um sociólogo polonês que iniciou sua carreira na Universidade de Varsóvia, onde teve artigos e livros censurados e em 1968 foi afastado da universidade. Logo em seguida emigrou da Polônia, reconstruindo sua carreira no Canadá, Estados Unidos e Austrália, até chegar à Grã-Bretanha, onde em 1971 se tornou professor titular da universidade de Leeds, cargo que ocupou por vinte anos. Lá conheceu o filósofo islandês Ji Caze, que influenciou sua prodigiosa produção intelectual, pela qual recebeu os prêmios Amalfi (em 1989, por sua obra Modernidade e Holocausto) e Adorno (em 1998, pelo conjunto de sua obra). Foi orientador da tese de doutorado do sociólogo Pedro Scuro Neto. Atualmente é professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia.

Arrow of time. Arthur Stanley Eddington The arrow of time, or time's arrow, is a concept developed in 1927 by the British astronomer Arthur Eddington involving the "one-way direction" or "asymmetry" of time.

Arrow of time

Pragmatismo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pragmatismo

Os Pragmatistas C. Peirce, W. James, J. Pirâmide de Maslow: ainda é atual ou está ultrapassada? - Artigos - Marketing. Solon C. de Araujo solon@scaconsultoria.com.br Quando na metade do século passado o psicólogo e professor americano Abraham Maslow publicou o trabalho criando a pirâmide das necessidades básicas do ser humano, este conhecimento transitava somente nos círculos humanistas, em especial na área de psicologia.

Pirâmide de Maslow: ainda é atual ou está ultrapassada? - Artigos - Marketing

Somente depois que Maslow conheceu Peter Drucker e se envolveu com a área de gestão, passou a conectar suas teorias com o management, desenvolvendo diversos trabalhos neste campo. Construtivismo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Construtivismo

Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. Émile Durkheim. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Émile Durkheim (Épinal, 15 de abril de 1858 — Paris, 15 de novembro de 1917) é considerado um dos pais da Sociologia tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.[1] Partindo da afirmação de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível.

Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização deste, desde que consiga integrar-se a essa estrutura. Para que reine certo consenso nessa sociedade, deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre seus membros. Teoria tridimensional do direito. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Teoria Tridimensional do Direito é uma concepção de Direito, internacionalmente conhecida, elaborada pelo jusfilósofo brasileiro Miguel Reale em 1968, e posteriormente abordada em diversas obras. Importante notar que Reale não foi o primeiro filósofo a postular uma teoria tríplice, sendo que autores como Emil Lask, Gustav Radbruch, Roscoe Pound e Wilhelm Sauer já tinham, em suas obras, abordado, ainda que de forma mais superficial, a tridimensionalidade jurídica.

Também Werner Goldschmidt desenvolveu essa teoria, em obra de 1963. Como é chato ser MODERNO. NOTÍCIAS DO FRONT: corre em plenário projeto de lei que – por favor, tomem seus assentos – regulamenta a, aspas, profissão de filósofo. O autor da enormidade é o deputado Giovani Cherino (PDT-RS), orgulhosíssimo, imagino, de suas lides parlamentares. Fui conferir o lattes da sumidade. (Tirem as crianças da frente do computador). Graduado em Cooperativismo e pós-graduado em Economia Rural. E, agora, ele é o homem que vai dizer quem é e quem não é filósofo por estas plagas. Lógica paraconsistente. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Martin Heidegger. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Martin Heidegger (Meßkirch, 26 de Setembro de 1889 — Friburgo em Brisgóvia, 26 de Maio de 1976) foi um filósofo alemão.

É um dos pensadores fundamentais do século XX - ao lado de Russell, Wittgenstein, Adorno, Popper e Foucault - quer pela recolocação do problema do ser e pela refundação da Ontologia, quer pela importância que atribui ao conhecimento da tradição filosófica e cultural. Influenciou muitos outros filósofos, dentre os quais Jean-Paul Sartre. Emergency compliment : A steady supply of Emergency Compliments to be used at times of great insecurity. S Razor - Informações Temáticas - Occam - Consultoria e Formação. Warning: Parameter 2 to PlumeSmartyPants::parseContent() expected to be a reference, value given in /home/occampt1/public_html/manager/inc/class.hook.php on line 42. What is Occam's Razor? Paradigma. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Verdades absolutas e tolerância - Stephen Kanitz.

Dialética. Olavo de Carvalho. Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Georg Wilhelm Friedrich Hegel (Stuttgart, 27 de agosto de 1770 — Berlim, 14 de novembro de 1831) foi um filósofo alemão. O Pecado Capital da Acídia na Análise de Tomás de Aquino. O Pecado Capital da Acídia na Análise de Tomás de Aquino (notas de conferência proferida no Seminário Internacional "Os Pecados Capitais na Idade Média", - Univ. Fed. do Rio Grande do Sul, setembro de 2004) Jean Lauand Prof. Giordano Bruno. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Imanência. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Portal:Filosofia. Metafísica. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Liberalismo. Mercado livre. Liberdade econômica. Democracia grega x Democracia contemporânea. Iluminismo + História da Filosofia. Vitalismo. Lógica epistêmica. Epistemologia.

Ôntico. Argumento da causa primeira. Argumento teleológico. Contingência. Weltanschauung. Escola de Frankfurt.