background preloader

Educação infantil

Facebook Twitter

JOGO QUE DEVIA SER PROIBIDOS. 120 histórias infantis em áudio para baixar gratuitamente - Revista Pazes. Untitled. Untitled. O Jeito Certo de Ensinar as Letras. Italo Marsili. Sucesso não é mérito da inteligência, mas do esforço. Criado em 26/11/15 12h19 e atualizado em 26/11/15 12h39 Por IAB - Instituto Alfa e Beto Estamos acostumamos a pensar que possuir inteligência “superior” ou algum tipo de habilidade (ou dom), juntamente com um senso de confiança, é a receita para o sucesso na vida, tanto escolar quanto profissional. No entanto, a investigação científica produzida nos últimos 35 anos mostra que uma ênfase exagerada na inteligência ou no talento pode, na realidade, deixar as pessoas vulneráveis ao fracasso, com medo de desafios e desmotivadas a aprender.

Um artigo divulgado* este ano pela revista Scientific America, uma das principais publicações científicas do mundo, mostra que incentivar os avanços no processo de desenvolvimento, em vez da inteligência ou talento, produz grandes empreendedores na escola e na vida. A autora do artigo é Carol S. Dweck, que atualmente é professora psicologia da Universidade Stanford, nos Estados Unidos. . - Não aponte o erro como uma falha imutável. Fale com a Ouvidoria. Olavo de Carvalho. O desastroso Método Sócio Construtivista no Brasil. O pensamento econômico da criança. A compreensão do mundo pela criança e sua formação social passam também pela aprendizagem financeira, como explica a pesquisadora Regina Bonifácio Araújo: “Desde os primeiros anos de vida, em suas experiências cotidianas, a criança realiza um esforço constante para compreender as relações econômicas em que está inserida, construindo modelos explicativos que dêem conta dos processos vividos por ela”.

A partir do que é vivido e observado, primeiramente dentro do ambiente familiar e depois junto aos amigos na escola, a criança construirá seu entendimento em relação ao dinheiro e seus desdobramentos. Ela estabelecerá comparações, fará juízo de valor e formará o seu próprio padrão de comportamento como consumidora. De acordo com Jean Piaget o desenvolvimento da criança é baseado em dois fatores: a hereditariedade e o meio social que vive e toda organização social vai ser construída a cada dia respeitando as fases do desenvolvimento infantil. .

Crédito da foto para freedigitalphotos.net. Disney Junior.

Educação Sexual

Conheça um jornal feito especialmente para as crianças. 4 mentiras que seus pais contaram que influenciaram sua personalidade – Superlistas. Por André Bernardo e Maurício Horta Você provavelmente ouviu a história da cegonha (ou uma de suas versões) quando perguntou aos seus pais de onde vêm os bebês. Ou então acreditou naquela história de que “não vai doer nadinha” na hora de tomar uma vacina. É tudo mentira. Mas dessas você já sabia. 1. Adultos que têm muita dificuldade de lidar com a morte acabam por assumir que seus filhos não vão conseguir aguentar essa dor. 2. O chinelo é o melhor educador? 3. As primeiras perguntas pipocam naturalmente na fase dos “porquês”, lá pelos 3 anos: a razão da diferença anatômica entre meninos e meninas e entre o corpo deles e o de primos mais velhos – e, claro, de onde vêm os bebês. 4.

A criança volta da escola e, cheia de si, exibe aos pais o desenho que fez na aula. Quer saber outras verdades que os pais omitem dos filhos (e, de quebra, descobrir também quais são as balelas mais comuns das crianças e adolescentes)? Dicas para Lidar com as Birras do seu Filho | Ideal Dicas. Joguinho: Abaixo o Bullying (Campanha 2011) | Quebrando o Silêncio. Como Lidar Com A Teimosia e Desobediência dos Filhos | Ideal Dicas. Lidar com a desobediência e teimosia dos filhos é uma tarefa difícil para muitos pais que ficam sem saber se a atitude tomada era a mais adequada ou não.

A desobediência é sentida como indesejável pelos adultos porque põe em xeque sua autoridade. Mas, no entanto, a obediência sistemática pode ser tão prejudicial quanto à desobediência costumeira, porque se uma sugere a formação de uma personalidade débil e pouco criativa, a outra indica um potencial para delinquência. Quando a criança sofre restrições excessivas, como exigência de um “bom comportamento” que implique passividade e autocontrole incompatível com suas capacidades, criam-se condições para atos de teimosia.

Filhos de pais extremamente permissivos, também apresentam esse tipo de problema, porque tais crianças se tornam incontentáveis, exigindo sempre mais. Algumas atitudes dos pais estimulam uma boa relação, são elas: Não exigir obediência em nome da obediência. Psicóloga Rosângela Martins. Born Digital - Understanding the first generation of digital natives. Block Bullying. * No More Bullying * BRASIL * Shanana contra o Bullying. Maurício Ricardo participa de campanha contra o bullying. Learn Without Fear: The global campaign to end violence in schools - Learn Without Fear - Plan International.

Cruel and humiliating forms of psychological punishment, gender-based violence and bullying remain a daily reality for millions of children. Every child has the right to a safe school environment. The Learn Without Fear campaign aims to end violence against children in all schools. Global targets Plan's vision is of a world where children can go to school in safety and expect a quality learning experience without fear or threats of violence. Learn Without Fear targets 3 of the most common and damaging forms of violence in schools: sexual violence, bullying and corporal punishment. The campaign will be truly global in scale and places special focus on the 48 developing countries in Africa, Asia and Latin America in which Plan works.

Our goals Key aims of the campaign include: Join our campaign and help us to influence governments, teachers, parents and others to prevent violence and protect children at school. Read about the Learn Without Fear report and research. CreativePlayPlus.com. MULTIMÍDIA EDUCAÇÃO – EDUCAR PARA CRESCER. Seis desafios para mães que criam um filho único. Extrema proteção: os pais podem achar que a criança precisa ser superprotegida para não se sentir desamparada.

Cuidado para não ser sufocante! A criança depende dos pais, mas precisa viver fora de uma bola de cristal. Agradá-la excessivamente e privá-la de qualquer desapontamento é mentir acerca do mundo que vivemos. E pior: dar toda a atenção e cuidado para ela, sem limites, pode deixá-la mais egocêntrica. "Na verdade, toda criança passa por uma fase de egocentrismo, em que acredita que as coisas giram ao seu redor e tudo anda conforme suas vontades. Ela precisa aprender que não é o centro do mundo", explica a psicóloga Mariana Brandi. Dar tudo o que uma criança poderia ganhar: o quarto do pequeno parece mais uma loja de brinquedos. Deixar fazer tudo o que ele quer: os pais podem até não concordar com algo que o filho quer fazer ou ter, mas quase sempre acabam se rendendo depois que a criança fica aborrecida.