background preloader

Cultura

Facebook Twitter

Home - IHGB - Instituto Histórico Geográfico Brasileiro. Livraria IHGB - IHGB - Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Visite mais de 2.500 museus do mundo através do Google Arts & Culture. Visite mais de 2.500 museus do mundo através do Google Arts & Culture A gigante de tecnologia Google, através do projeto Google Arts & Culture, oferece uma experiência diferente em termos de cultura.

Visite mais de 2.500 museus do mundo através do Google Arts & Culture

Além de disponibilizar milhares de exposições online, o projeto oferece a possibilidade de explorar mais de 2.500 museus através de um recurso muito similar ao Google Street View. Os usuários podem visitar virtualmente museus do mundo inteiro, observando em 360° lugares muitas vezes inacessíveis devido às distâncias e custos financeiros. Ao todo são de 2.779 museus disponíveis para visitas virtualmente. Por meio do Google Maps, os locais foram visitados e registrados, tornando disponíveis online até mesmo as obras de arte que abrigam.

A plataforma Google Arts & Culture pode ser usada como apoio para professores porque traz também informações históricas de movimentos culturais, matérias e textos relacionadas aos museus. Para que serve a Cultura? Cultura- Definição segundo Edward Tylor. No vocábulo inglês CULTURE, que "tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.

Cultura- Definição segundo Edward Tylor

" O conceito de Cultura, pelo menos como utilizado atualmente, foi, portanto definido pela primeira vez por Edward Tylor (1832-1917). O seu pensamento pode ser melhor compreendido a partir da leitura deste seu trecho: Por um lado, a uniformidade que tão largamente permeia entre as civilizações pode ser atribuída, em grande parte, a uma uniformidade de ação de causas uniformes, enquanto, por outro lado, seus vários graus podem ser considerados como estágios de desenvolvimento ou evolução.

Para entender Tylor, é necessário compreender a época em que viveu e consequentemente o seu background intelectual. I Fórum São Thomas More - A Restauração da Cultura no Brasil. Emel - the muslim lifestyle magazine. O Estado da arte - cultura - versaoimpressa. Um decreto publicado no Diário Oficial da União pela presidente Dilma Rousseff no último dia 18 muda consideravelmente os conceitos de coleções pública e privada de arte, além de modificar as noções de posse, de mercado internacional, de comercialização e, possivelmente, também de apreçamento de obras.

O Estado da arte - cultura - versaoimpressa

Pelo decreto (que regulamenta a Lei 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que cria o Estatuto de Museus do País), de agora em diante, podem ser declarados de interesse público os bens que atualmente estão em museus (musealizados) públicos e privados e também os que ainda não estão em museus, mas em coleções particulares. Enquadram-se na lei todos os objetos de arte “cuja proteção e valorização, pesquisa e acesso à sociedade representarem valor cultural de destacada importância para o País, respeitada a diversidade cultural, regional, étnica e linguística”.

O texto colocou em polvorosa colecionadores, museólogos, leiloeiros e outros profissionais da área de artes visuais. Início. A importância do ensino das artes na escola - ÉPOCA. No dia 3 de maio, o teatro, as artes visuais e a dança foram incorporados ao currículo do ensino básico brasileiro.

A importância do ensino das artes na escola - ÉPOCA

Até então, apenas a música era componente “obrigatório, mas não exclusivo” do ensino de arte na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Escolas públicas e privadas têm cinco anos para se adequar aos novos padrões. Teatro do absurdo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Teatro do absurdo

Romantismo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Romantismo

Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo[1] e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. Pós-modernidade. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pós-modernidade

A pós-modernidade é um conceito da sociologia histórica que designa a condição sócio-cultural e estética prevalente no capitalismo após a queda do Muro de Berlim (1989), o colapso da União Soviética e a crise das ideologias nas sociedades ocidentais no final do século XX, com a dissolução da referência à razão como uma garantia de possibilidade de compreensão do mundo através de esquemas totalizantes. [1] O uso do termo se tornou corrente embora haja controvérsias quanto ao seu significado e a sua pertinência. O conceito de pós-modernidade inclui, portanto, o que se designa como pós-modernismo em arte - especialmente na arquitetura. A Mil Palavras - Mil Palavras Acessibilidade Cultural. Pré-Modernismo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pré-Modernismo

O pré-modernismo (ou ainda estética impressionista[1] ) foi um período literário brasileiro[2] , que marca a transição entre o simbolismo e o movimento modernista. Escreva seu nome em alfabeto japonês - Made in Japan.

Culturas mundo afora

Recursos. The Ballet Bag. Indios, nossos antepassados, nossos irmãos. RádioTertúlia.com - Piratini/RS. Jornal do Nativismo Rio Grande do Sul. Brasil com S. Overmundo. .: SR BRASIL - Rolando Boldrin :. SR. BRASIL. Portal Sapiens Parque. Noam Chomsky. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Noam Chomsky

Avram Noam Chomsky (Filadélfia, 7 de dezembro de 1928) é um linguista, filósofo e ativista político estadunidense. É professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Seu nome está associado à criação da gramática ge(ne)rativa transformacional. É também o autor de trabalhos fundamentais sobre as propriedades matemáticas das linguagens formais, sendo o seu nome associado à chamada Hierarquia de Chomsky. Seus trabalhos, combinando uma abordagem matemática dos fenómenos da linguagem com uma crítica do behaviorismo,nos quais a linguagem é conceitualizada como uma propriedade inata do cérebro/mente humanos, contribuem decisivamente para a formação da psicologia cognitiva, no domínio das ciências humanas. Além da sua investigação e ensino no âmbito da linguística, Chomsky é também conhecido pelas suas posições políticas de esquerda e pela sua crítica da política externa dos Estados Unidos.