background preloader

Língua Portuguesa

Facebook Twitter

Português - Gramática, Literatura e Redação - Portugues.com.br. Os 10 melhores sites e blogs de Gramática do Brasil. O novo modelo do Enem, assumido desde 2009, tem como um de seus fortes argumentos o rompimento da quantidade de conteúdo exigido nos vestibulares tradicionais, valorizando a capacidade de interpretação e a interdisciplinaridade dos estudantes.

Os 10 melhores sites e blogs de Gramática do Brasil

Entretanto, observamos que os estudantes com melhor classificação no exame ainda são aqueles que acumularam, ao longo do ensino médio, uma enorme carga de informação. Ou seja, a receita para o sucesso no Enem, por mais que este venha revolucionando a forma de acesso às universidades, continua a mesma: muito estudo e leitura. Pensando nisso, e de olho nos conteúdos que o MEC ressalta que são cobrados no Enem, o InfoEnem iniciou no mês de fevereiro uma série de publicações semanais que destaca os 10 melhores sites e os 10 melhores blogs de cada disciplina. Assim separamos devido as diferentes propostas. Os sites trazem os conteúdos mais fixos. Hoje é o dia da Gramática. Os 10 melhores sites de Gramática do Brasil: Veja também:

Etimologia

Curso de Redação. As palavras e os respectivos significados. Verbos são palavras ou expressões variáveis em pessoa, número, tempo, modo e voz, que indicam fatos (nascer), ações (correr), estados (ficar) ou fenômenos (chover), são os verbos que determinam o tipo do predicado, que pode ser verbal, nominal ou verbo-nominal.

as palavras e os respectivos significados

Como sinônimos se entende palavras com o mesmo ou pelo menos semelhantes significados, em muitos casos podemos trocar uma ou outro palavra por um sinônimo e assim enriquecemos nossos textos. O que poderia ser o significado das palavras é muito controversa. A disciplina da semântica tentar abordar este problema. Mas, basicamente você tem que dizer que qualquer abordagem para o significado das palavras é sempre uma tarefa difícil. Textos de qualquer espécie, seja escrita ou falada, são compilados a partir de registros.

Histórias vividas e divididas. Gramática. Nomenclatura Gramatical Brasileira. Uniformização e simplificação da Nomenclatura Gramatical Brasileira, de acordo com o trabalho aprovado pelo Sr.

Nomenclatura Gramatical Brasileira

Ministro Clóvis Salgado, elaborado pela Comissão designada na Portaria Ministerial número 152/57, constituída pelos Professores Antenor Nascentes, Clóvis do Rêgo Monteiro, Cândido Jucá (filho), Carlos Henrique da Rocha Lima e Celso Ferreira da Cunha, e assessorada pelos Professores Antônio José Chediak, Serafim Silva Neto e Sílvio Edmundo Elia. Rio de Janeiro, 1958. Exmo Sr. Ministro de Estado da Educação e Cultura A Comissão, abaixo assinada, tem a honra de passar às mãos de V.Ex.a o Anteprojeto de Simplificação e Unificação da Nomenclatura Gramatical Brasileira, já em redação final. Releva salientar que a Comissão, ao considerar as modificações propostas, teve sempre em mira a recomendação de V.Ex.a constante da Portaria Ministerial nº 152 - "uma terminologia simples, adequada e uniforme" - bem como atender ao tríplice aspecto fixado nas Normas Preliminares de Trabalho:

Folha Online - Fovest - Gramática. Só Português - Portal da Língua Portuguesa. Seja bem-vindo ao portal Só Português!

Só Português - Portal da Língua Portuguesa

Agora que você já é um usuário cadastrado, usufrua do acesso integral que o nosso site lhe oferece! No Só Português você poderá realizar pesquisas, praticar exercícios e até mesmo se divertir nas seções de entretenimento! Não se esqueça de participar do Fórum, espaço dedicado a dúvidas e discussões sobre conteúdos em geral. Além disso, você encontra diversos CDs com conteúdos e jogos na seção Shopping, os quais poderão aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos. Estude e divirta-se! Obs.: o conteúdo do site já está adaptado às novas regras ortográficas. Vocabulário da Língua Portuguesa.

Conjuga-me - Conjugação de verbos regulares e irregulares. Gramática On-line. Dicionário Aurélio On-line. Portal da Língua Portuguesa. Desde 2009, está em vigor em vários países da CPLP o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AO).

Portal da Língua Portuguesa

O Portal da Língua Portuguesa contém os dois recursos oficiais para a aplicação do AO em Portugal, como determinado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011, de 25 de janeiro: o Vocabulário Ortográfico do Português e o conversor Lince. Pode obter mais informação acerca da refoma no Guia do Acordo Ortográfico.

Vocabulário Ortográfico do Português O Vocabulário Ortográfico do Português (VOP), cujos resultados o Portal agora integra, é um recurso lexicográfico de grande dimensão já adaptado ao Acordo Ortográfico. (saber mais) Devido a um erro humano numa atualização informática (migração de um servidor), um número reduzido de dados disponibilizados no Portal da Língua Portuguesa apresentou assistematicidades durante alguns dias. Lince - conversor para a nova ortografia O Lince é uma ferramenta de apoio à aplicação do AO que converte o conteúdo de ficheiros de texto para a nova grafia.