background preloader

Cidade

Facebook Twitter

Vivendas do Alvorada. Não é trivial que a Nova República tenha florescido no Brasil junto a um modelo de cidade marcado pela exclusão territorial murada.

Vivendas do Alvorada

O CORTEJO ERRANTE - Piseagrama. Sempre senti certo descompasso entre o discurso das canções populares, textos de sociologia e antropologia, e a experiência concreta do Carnaval no Brasil.

O CORTEJO ERRANTE - Piseagrama

Entre a promessa de uma festividade rica e plural e a realidade de quem veio ao mundo já nos anos 1980, no florescer da cultura de massas, da violência generalizada, da urbanização desumanizadora, que levam ao abandono ou à comercialização dos rituais urbanos. Se “a gente trabalha o ano inteiro” por esse momento de sonho, “pra tudo se acabar na quarta-feira”, tinha que haver Carnaval para além do trio elétrico, da música repetitiva, da multidão amorfa, das abordagens machistas e grosseiras, do colete cítrico, da relação predatória com o território – a área VIP, o lixo, a sujeira. Às voltas com essa hipótese, desembarquei em 2006 no Rio de Janeiro para conhecer o Carnaval de rua que ressurgia. Bingo! A cidade detesta a criança. Estados Unidos (EEUU): Cómo echar a los hipsters de tu barrio: la lucha de guerrillas vecinales en Los Ángeles. La escena es una mezcla de manifestación antisistema y extraña fiesta desangelada.

Estados Unidos (EEUU): Cómo echar a los hipsters de tu barrio: la lucha de guerrillas vecinales en Los Ángeles

El sitio, improbable: una vieja zona industrial al Este de Los Ángeles con fábricas abandonadas y sin aceras. La cantidad de gente: muy pequeña, unas veinte personas. El aspecto, tan variopinto como los nombres de las organizaciones que representan. Está Walt Senterfitt, alto, con larga barba blanca y tirantes, de la Organización de Inquilinos de Los Ángeles (LATU); está Nancy Mesa, una chica bajita y sonriente con un ajustado traje verde y botas militares, una de las líderes de Defend Boyle Heights; están jóvenes latinos con aspecto intelectual de la “Alianza Anti Artwashing y Desplazamiento” (BHAAAD) y otros que no se quitan el pañuelo que les tapa la mitad de la cara; hay representantes de asociaciones de otros barrios acosados por la especulación urbana como Chinatown y El Sereno; por último, un grupo de señoras latinas de mediana edad.

El pueblo que resiste al fin del mundo. Más de 30 años después, Cristóbal Martínez vivió el segundo desalojo de su comunidad frente a Itaipú, la hidroeléctrica más grande del mundo.

El pueblo que resiste al fin del mundo

Los Ava Guaraní de Sauce, un pueblo del agua, observó el fuego de los policías arrasar su aldea. Escondidos con sus pupitres y pizarrón en los últimos montes de su territorio ancestral, vieron su tapỹi, su aldea, volverse cenizas. O marco temporal de Toffoli: a paz sem terra só interessa a quem vive do privilégio de ser branco. Foto: DU AMORIM/A2FOTOGRAFIA Nesta segunda (11/12), a Ministra Presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia, marcou para 8 de fevereiro de 2018 a continuidade do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 3239, que tem por objeto o Decreto Federal n° 4887/03, que regulamenta o procedimento administrativo de titulação das terras quilombolas no marco do art. 68 do ADCT da Constituição Federal de 1988.

O marco temporal de Toffoli: a paz sem terra só interessa a quem vive do privilégio de ser branco

O julgamento será retomado após o voto vista do Ministro Dias Toffoli, em que julga parcialmente procedente a ação para impor às comunidades quilombolas a tese do marco temporal. Sob tal condição, segundo o Ministro Toffoli, só seriam tituladas aos quilombolas as porções de terras que estivessem efetivamente ocupando em outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. Daniel Munduruku: “Eu não sou índio, não existem índios no Brasil” - Nonada. Fotos: Otávio Fortes/ CRL 2017 – Peço licença para entrar no território de vocês.

Daniel Munduruku: “Eu não sou índio, não existem índios no Brasil” - Nonada

Eu venho questionar esse olhar quadrado que o ocidente desenvolveu e que exclui olhares circulares. Foi assim que Daniel Munduruku deu início à sua fala histórica na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, trazendo a oralidade e a ancestralidade de seu povo em uma hora de conversa. Mediada pela professor de história José Rivair de Macedo, a palestra teve também a presença de Angélica Kaingang, liderança jovem de sua comunidade e graduada em Serviço Social pela Ufrgs. Um representante da etnia Guarani também foi convidado, mas não conseguiu comparecer. Latifundiários brasileiros acusados de tráfico têm fazendas no Paraguai. O número de casos impressiona.

Latifundiários brasileiros acusados de tráfico têm fazendas no Paraguai

Determinado fazendeiro brasileiro – com histórico específico na pecuária ou na agricultura – aparece em denúncias de tráfico de drogas. El derecho a la ciudad digital. Bolanoscristian2017. Redes musicais e [re]composições territoriais no Prata: por uma Geografia da Música em contextos multi-localizados. 001025973. Planos gratuítos de casas ecológicas diseñadas por los mejores arquitectos del mundo - Cultura Inquieta.

Las casas fueron diseñadas por arquitectos como Frank Gehry en el marco de un proyecto impulsado por el actor Brad Pitt para reconstruir un barrio de Nueva Orleans destruido por el huracán Katrina.

Planos gratuítos de casas ecológicas diseñadas por los mejores arquitectos del mundo - Cultura Inquieta

Cuando sucedió la catástrofe de las inundaciones en Nueva Orleans en 2005, algunos programas se pusieron en marcha para ayudar a las miles de personas que habían quedado sin hogar. Entre ellos hubo uno de la Fundación Make It Right en el que participó como catalizador el actor Brad Pitt. Pitt contactó a dos de los mejores arquitectos del mundo Frank Gehry a Shigeru Ban para hacer casas sostenibles duraderas para los damnificados: estas debían construirse con materiales reciclables, contar con energía solar, iluminación led, un diseño eficiente y bello, y ser resistentes a las inundaciones.

El director de la fundación, Tom Darden, ha anunciado que estos planos ahora son públicos para quien desee usarlos. Aquí podemos ver los distintos tipos de casas y los planos para construirlas: Planos gratuítos de casas ecológicas diseñadas por los mejores arquitectos del mundo - Cultura Inquieta. CartilhaDemocraciaUrbana.pdf. Como se titula uma terra. 20 casos de gentrificación documentados para conocer, analizar y debatir. 20 casos de gentrificación documentados para conocer, analizar y debatir Como fenómeno de transformación urbana, el concepto de gentrificación ha tomado gran fuerza en los últimos años, sobrepasando la discusión académica y alcanzando incluso a los medios masivos de comunicación, quienes han simplificado su discusión y definición.

20 casos de gentrificación documentados para conocer, analizar y debatir

A raíz de esto, como en una verdadera caza de brujas, parecen que todos somos al mismo tiempo gentrificadores y gentrificados. Desde su origen como concepto en los años 60, la mayoría de los autores han optado por diferenciar, especificar y categorizar los procesos de gentrificación según su ubicación (países desarrollados/Sur Global), sus detonadores (inversión pública, 'sofisticación' urbana, inmobiliarias, especuladores) y sus consecuencias (expulsión de residentes, hipsterización urbana, 'recuperación' urbana). Gentrificación y reestructuración del espacio social en Madrid Ubicación: Madrid, EspañaAutor: Óscar MuñozFormato: PDFIdioma: Español. ARTIGO19 » Nova publicação analisa falta de transparência nos órgãos de segurança pública. Em vigor desde 2012, a Lei de Acesso à Informação (LAI) tem ajudado a disseminar a transparência nos órgãos públicos brasileiros, ainda que a duras penas.

ARTIGO19 » Nova publicação analisa falta de transparência nos órgãos de segurança pública

Em alguns deles, porém, a cultura do sigilo, tão prejudicial ao direito à informação, ainda segue bastante resistente a mudanças, como no caso dos órgãos de segurança pública, já amplamente conhecidos como sendo uns dos mais avessos à aplicação da LAI. A ABSURDA ESPERANÇA DA VELA NO BREU... - Luiz Antonio Simas. SánchezGiraldoC 2016 CiudadObservadaTrasegal. GT03 LEANDRO AGUIAR. Visibilidades e invisibilidades urbanas. 499 1000 1 SM. Tua, minha, nossa rua: a construção simbólico-afetiva das cidades. Temos nos perguntado sobre o quê, de fato, leva as pessoas a admirarem uma cidade. O que contribui para a construção do imaginário e para a criação dos vínculos afetivos? O que leva as pessoas a quererem visitar uma cidade? Ou a querer investir em novos negócios? Ou a considerar um bom local para se morar? Algumas cidades podem ser boas para trabalhar, mas nem tão atrativas para morar.

Por que umas cidades são tão admiradas? Quem tem medo das marcas do colonialismo no espaço público? À entrada estão estátuas enormes a representar homens negros, com cabelo e lábios pintados de vermelho berrante, feições exageradas. Num pilar estão esculpidas máscaras africanas, frutos tropicais e macacos. Há ainda mulheres semi-nuas. A imagem de Portugal imperialista, que deu “mundos ao mundo”, é reforçada a cada passo nas lápides que existem espalhadas pelos pavilhões do Portugal dos Pequenitos, um parque temático inaugurado em 1940 em Coimbra, desenhado pelo arquitecto Cassiano Branco e gerido pela Fundação Bissaya Barreto. A potência das culturas de frestas. Por Beatriz Reis “Uma cidade é feita de muitas cidades.” Luis Antônio Simas, historiador que une em seus estudos a experiência em terreiros com a admiração pelo samba, escolheu esta frase de Marcos Rebello para iniciar a mesa “modos de fazer no Rio”, cuja proposta era debater as práticas culturais daqueles que tem a resistência como modo de vida.

Ocorrida na manhã do último dia do curso “Cidades Rebeldes e Espaços de Esperança”, esta mesa trouxe a necessidade de aprendermos com a potencialidade das diferentes formas de existir na cidade. E se nossa cidade é composta por muitas outras, é evidente que uma delas é profundamente negra em sua cultura, fruto da diáspora africana que se concretizou no Rio através do maior porto de entrada de escravizados da história humana, o porto do Valongo.

E o que confere vida pulsante a essa e tantas outras áreas da cidade está no caráter resistente das manifestações culturais que ali se iniciaram. Artigo19. 68.000 mapas históricos en alta resolución gratis para descargar. Luciana Corrêa do Lago: Autogestão habitacional e a politização das práticas econômicas populares. As cidades latino-americanas estão imersas num contexto político-econômico marcado por novas e velhas contradições. Assistimos, desde os anos 90, ao crescente poder dos agentes financeiros em pautarem e controlarem as condições de vida em nossas cidades, em particular as condições de acesso àmoradia e serviços públicos. Se na década de 90 a tônica foram as políticas de privatização desses serviços alterando a distribuição do fundo público em favor das grandes corporações internacionais, na década seguinte, o grande capital imobiliário, agora inserido no circuito financeiro internacional, assumiu lugar privilegiado na disputa pelo fundo público.

A habitação tornou-se um fator macroeconômico estratégico e importante dinamizador do capital financeiro. O Brasil pode ser visto como um dos exemplos mais acabados do quadro descrito anteriormente. Multiculturalismo e cidade: A diversidade cultural na política social urbana - Outros. En Terreno Peligrosso. Para compreender os conflitos entre fazendeiros e indígenas em MS - Artigos. Há muito os problemas que atingem os povos indígenas em Mato Grosso do Sul ganharam manchete na imprensa regional, nacional e internacional. Todos os anos índios são mortos e nada é feito de objetivo para mudar a realidade. Autoridades eleitas pelo povo, como vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores, prefeitos e governador, mandato após mandato e salvo honrosas excessões, simplificam o problema.

Ao fazerem isso, rechaçam o enfrentamento da questão fundiária, causa maior dos conflitos entre fazendeiros e comunidades indígenas. Veja Mais› Inaceitável a reforma do sistema previdenciário› Inverno: período crítico para piscicultura Ao fazerem isso, essas autoridades se isentam de quaisquer responsabilidades, terceirizam o problema e lavam as mãos. Serie Microdocumental. La máquina del arte a favor de la gentrificación - PortaVOZ. En los últimos diez años, diferentes ciudades en América Latina han atravesado intensos procesos de reconfiguración, tanto espacial como socialmente hablando. Librometrópolisdesbordadas.pdf. Zine - Como não gentrificar_1.pdf. Documentário "Poro: intervenções urbanas e ações efêmeras" Em novo livro, Antonio Risério reflete sobre a relação entre a mulher e a cidade no Brasil e no mundo.

RIO - Antonio Risério é um intelectual à moda antiga. Guia do Espaço Público. O Guia do Espaço Público busca contribuir com ideias e práticas para ajudar cidadãos, órgãos públicos, academia, empresas e todos demais interessados em construir melhores espaços públicos nas cidades brasileiras. Conteúdo: -> O que é Placemaking -> Características e benefícios de espaços públicos bem sucedidos -> 11 Princípios para criar ótimos espaços públicos -> Placemaking no Brasil Clique aqui para ler o Guia do Espaço Público.

A Nova República acabou, diz filósofo Vladimir Safatle. Veja como construir uma casa em superadobe passo-a-passo (com fotos) - Jardim do MundoJardim do Mundo. Baixo custo e conciência ambiental: bioconstrução em superadobe passo -a- passo: Quando se trata de construção natural, o melhor a fazer, para ilustrar uma possibilidade, é trazer exemplos concretos e reais das experiências que sempre são aplicadas quando se pratica a bioconstrução assim como o conhecimento ganho com a mescla de técnicas milenares com materiais modernos e medições. Claro que este post não se propõe a ser o guia definitivo para construir sua casa, porém será sempre um exemplo e uma instrução, aumentando o seu grau de intimidade com o assunto, lembrando sempre que as diversas situações exigem caminhos diferentes de cada bioconstrutor.

[saiba mais sobre bioconstrução clicando aqui] A vida dentro dos hotéis, palacetes e cinemas ocupados por sem-teto em SP - BBC Brasil. Grupo de sem-teto ocupa prédio de bairro nobre de São Paulo. A zeladora Eva Lúcia Gonçalves, de 41 anos, saiu de Fortaleza para tentar uma vida melhor em São Paulo há pouco mais de oito anos. Inicialmente moradora de São Miguel Paulista, extremo leste da capital, hoje Eva mora em um prédio do Jardim Paulistano, área nobre na zona oeste que, sozinho, se não fosse um bairro, ostentaria nada menos que a terceira colocação no ranking de IDHs (Índices de Desenvolvimento Humano) entre todos os municípios do Brasil. O prédio em que ela mora, porém, é o mesmo onde é zeladora – e o qual ajudou a ocupar, com outros quase 150 sem-teto, na sexta-feira de Carnaval.

A construção, avaliada em R$ 18 milhões e localizada na Marginal Pinheiros, integra a massa falida do Banco Santos, de Edemar Cid Ferreira. O banco teve a falência decretada pela Justiça paulista em setembro de 2005, no ano seguinte à intervenção realizada pelo Banco Central (BC) na instituição. Sem-teto mostra prédio em área nobre de SP após invasão. Paulo Mendes da Rocha: “O que está em debate em São Paulo é a estupidez do automóvel” Metrópoles, crise civilizatória e alternativas. Um dos grandes arquitetos brasileiros dispara: cidades são essência do ser humano; mas crescimento urbano entregue à especulação imobiliária só pode dar em desastre Paulo Mendes de Rocha, entrevistado por Rôney Rodrigues e Victor Chinaglia. O QUE É NOSSO - Reclaiming the Jungle. Cooperativa de fotógrafos. História Ilustrada: Completamente surreal: Fotos de dentro de shoppings abandonados nos Estados Unidos.

Não há nada mais fascinante do que olhar um ambiente humano sem os seus protagonistas. O declínio econômico no negócio tem feito muitos investidores abandonarem este nicho, isso se explica pelo fato da "cultura do shopping" estar sendo superada por lojas que aproveitam o espaço público da cidade. Books.scielo.org/id/bk/pdf/serpa-9788523209162-14.pdf. Www.usp.br/revistausp/63/09-massino.pdf. Privatização da Rua [AG#2] 25 libros sobre construcción natural en formato PDF. Ciudades muertas-TdS.pdf. Plano Diretor: participar é um direito!.pdf. Www.righttothecityplatform.org.br/download/publicacoes/Conhecendo o Direito.pdf. Porto Alegre. Com pequenas e grandes obras, a cidade é um lugar de disputa permanente. Entrevista especial com Lucimar Siqueira. Em texto inédito, Nicolau Sevcenko defende o urbanismo inclusivo - 23/08/2014 - Ilustrada. A fotografia revela o que os urbanistas latinos ocultam.

Intervenção urbana como assunto de aula. Harvey: A violência nas ruas e o fim do capital. O comum da cooperação social na metrópole. Em texto inédito, Nicolau Sevcenko defende o urbanismo inclusivo - 23/08/2014 - Ilustrada. São Paulo começa a aplicar IPTU anti-especulação. Garota de 14 anos constrói sua própria casa com apenas US$ 10 mil - pindorama.

"A cidade do pensamento único" - livro. Now Poblenou: Arte y memoria contra la gentrificación. ORFEU EXTÁTICO NA METRÓPOLE - Nicolau Sevcenko - Companhia das Letras. Timeline Photos - Quadrinhos Ácidos. Grade antimorador de rua ocupa quase um terço de calçada na Cidade Baixa - Porto Alegre. Como a internet ajudou mais de 20 famílias a desapropriar um edifício abandonado no Brasil. 'Menino-passarinho' intriga moradores de Higienópolis. Questionadas por vizinhos, 'ocupações artísticas' invadem SP; veja vídeo - 22/07/2014 - TV Folha - Multimídia. 'Menino-passarinho' intriga moradores de Higienópolis.

Patrimônio

O jardim suspenso da Babilônia paulistana. Arquitetura da Gentrificação. Políticas Culturais para as Cidades. Ficción Inmobiliaria. La Revolucion es Ahora! DOCU - Urbanized (urbanizado) Espaço público como ideologia. Metrópole Comunicacional. Quilombo. Archive – Zaha Hadid Architects. Ciudad del Boom Ciudad del Bang - Documental Completo (2013) Notas sobre planejamento estratégico urbano. A Nova York dos excluídos. Arquitetura hostil: as cidades contra seres humanos. Poesia de rua", artistas pretendem mudar a relação entre pessoas e cidades - Cultura.

Ferreiros dos Arcos da Montanha - Salvador, Bahia. Desplazamiento y Gentrificacióin AmericaLatina. O a herança arquitetônica forma nossa experiência de lugar  Moradia popular: o MTST apresenta seu método. Espaços urbanos são para atender o interesse coletivo, não o particular - SPressoSP. Eu, Favela. Manual de Mapeo Colectivo.

Laboratorio de Cartografía Crítica: GENTRIFICACIÓN.