background preloader

Aprendizagem

Facebook Twitter

Educación en un mundo conectado (Universidad de Murcia) Personalização do ensino: como colocar o aluno no centro da educação – PORVIR. Esse especial nasceu, há alguns meses, quando discutíamos em equipe que meios tínhamos para aprofundar o debate sobre os maiores desafios da educação brasileira.

Personalização do ensino: como colocar o aluno no centro da educação – PORVIR

No Porvir, sempre buscamos falar de inovação porque acreditamos que está nela a solução para problemas antigos. Existe uma clareza crescente na sociedade, expressa das mais diversas formas, de que a educação precisa mudar. Que temos escolas do século 19, professores do século 20 e alunos do século 21. Design Thinking: É possível inovar na formação de professores. Colégio Rio Branco 25 Agosto 2016 | 10h44 O que é Design Thinking?

Design Thinking: É possível inovar na formação de professores

Como definição, é um novo jeito de abordar e enfrentar problemas, ou ainda um modelo de pensamento centrado nas pessoas. Design Thinking, na tradução literal para o Português, seria Pensamento de Criação. Mas, afinal, que metodologia é essa? A tecnologia digital surgiu há muito tempo na educação brasileira, mas a metodologia tradicional ainda se mantém, nos espaços, tempos e formatos.A simples aquisição de dispositivos móveis, ou o uso de aplicativos na sala de aula, por si só, não gera inovação na educação.

10 tecnologias gratuitas que podem auxiliar na sala de aula – Blog Programa Inspira. Como elaborar boas pautas para as reuniões pedagógicas. "Passei a conduzir melhor as conversas, direcionando as perguntas aos professores para a reflexão sobre os principais problemas didáticos apresentados.

Como elaborar boas pautas para as reuniões pedagógicas

Não perdemos mais o foco. "Aparecida Batalha(à esq.), coordenadora pedagógica da EM Tomé Torres Fernandes, em Arari (MA) "Ao analisarmos as pautas dos coordenadores, eu e a supervisora Janaína fazemos perguntas e sugestões para que eles avaliem se as estratégias formativas estão atingindo os objetivos da reunião. "Flávia Silva, supervisora da Secretaria de Educação de Arari (MA) "Eu dava pouca atenção aos objetivos da reunião e geralmente definia a pauta com base apenas nas demandas dos professores. "Antes estudávamos coletivamente referências teóricas, porém não sabíamos como usá-las. Conduzir os encontros de formação de professores é uma das atividades que mais aparecem na rotina do coordenador pedagógico. Poucas pessoas dão importância a essa preparação. Dupla conceitualização. Produção de texto Estratégia de formação de professores permite dois aprendizados simultâneos: sobre o objeto de ensino e sobre as condições didáticas para ensiná-lo A dupla conceitualização surgiu dentro da didática da Matemática e os programas de formação mais atualizados estão fundamentalmente apoiados nesse tipo de intervenção.

Dupla conceitualização

Ela recebe esse nome por permitir que, durante a formação, ocorram paralelamente dois aprendizados: sobre o objeto de ensino e sobre as condições didáticas necessárias para que os alunos se apropriem dos conteúdos, conforme explica a educadora argentina Delia Lerner no livro Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário. Outras áreas também começaram a usá-la, com destaque para Leitura e Escrita, na década de 1990. A dupla conceitualização envolve duas etapas principais. Na segunda etapa, o formador mostra como ensinar. Metacognicion. Pt.khanacademy. 5 libros sobre educación emocional para disfrutar en las vacaciones. No tengo ni la menor idea de lo que queréis hacer este verano.

5 libros sobre educación emocional para disfrutar en las vacaciones

Supongo que descansar, desconectar, disfrutar de los días libres, hacer cosas diferentes, aprovechar el tiempo con la familia… y por supuesto, otras miles de cosas más (oye, que cada persona es un mundo). Ensinar filosofia para crianças fez com que elas aprendessem matemática e leitura mais rápido - Nexo Jornal. Criança indo para a escola A Filosofia tem um impacto positivo no aprendizado dos estudantes - e não apenas em conceitos da própria disciplina.

Ensinar filosofia para crianças fez com que elas aprendessem matemática e leitura mais rápido - Nexo Jornal

Uma pesquisa conduzida no Reino Unido pela Education Endowment Foundation, ONG dedicada à educação para famílias de baixa renda, mostrou que crianças que tiveram Filosofia na escola aprenderam matemática, leitura e escrita (de inglês) mais rapidamente. O estudo contemplou 3 mil crianças entre nove e dez anos em 48 escolas espalhadas pela Inglaterra que tiveram aulas de Filosofia por um ano. Connie Pagano - me quede sin palabras! Yorokobu - La receta de Isaac Asimov para aumentar la... Veja como este pai reage ao saber da nota do filho em um teste de Matemática - Prof. Edigley Alexandre. Pt.khanacademy. Comunidades Virtuais. A Família no centro da Educação. O professor entra na classe, pede silêncio e começa a expor a aula do dia no quadro negro.

A Família no centro da Educação

O burburinho vai esmorecendo, os estudantes tiram os materiais escolares das mochilas e as mãos começam a trabalhar. É essa dinâmica tradicional da sala de aula – cujas raízes históricas remontam à Idade Média – que a aprendizagem ativa quer transformar. “As metodologias ativas são concepções de ensino baseadas no princípio do aluno como um impulsionador da aprendizagem. O sujeito passa a ser desafiado para que ele próprio busque respostas aos problemas de conhecimento”, esclarece a professora Joana Romanowski, do Fórum de Licenciatura das da PUC-PR. A mudança vem ocorrendo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), desde o ano passado, quando a instituição incluiu metodologias pedagógicas inovadoras nas grades curriculares dos cursos de Educação Superior, resultado de uma parceria com o Consórcio STHEM Brasil – Laspau.

O aluno no centro Diferentes formas de ensinar Vocação docente. Plataforma ajuda professor a identificar dificuldades de aprendizagem. É indiscutível que cada aluno aprende de uma forma diferente.

Plataforma ajuda professor a identificar dificuldades de aprendizagem

Mas, em uma sala cheia, pode ser difícil para o professor entender o ritmo de cada criança, suas facilidades e dificuldades para aprender novos conteúdos. Pensando nisso, Marcelo Paixão e Weldys Santos criaram a Scoola, uma plataforma educacional que promove a personalização do aprendizado. Michelle Knaut - As três coisas que descobri quando meu... Evernote en el aula: Tres fases para un aprendizaje autónomo y colaborativo.