background preloader

Textos Acadêmicos

Facebook Twitter

Patriarchy and Accumulation on a World Sca - Maria Mies.mobi. Professora da Ufac lança livro, em coautoria, sobre temática indígena — Fundação Universidade Federal do Acre. O Pensamento da Violência em Walter Benjamin e Jacques Derrida. O Biscoito Fino e a Massa : Walter Benjamin, Sobre a história, Tese IX. « Agora descasque o abacaxi, Dona Kathleen :: Pag.

O Biscoito Fino e a Massa : Walter Benjamin, Sobre a história, Tese IX

Principal :: Registro » terça-feira, 03 de março 2009 Walter Benjamin, Sobre a história, Tese IX (Gerhard Scholem, "Saudação do Angelus") Há um quadro de Klee chamado Angelus Novus. PS: Tradução minha, daqui. Escrito por Idelber às 22:10 | link para este post | Comentários (27) Conheci esse trecho ainda adolescente.

Marcus em março 3, 2009 11:20 PM A tradução de Rouanet: "Há um quadro de Klee chamado Angelus Novus. Paulo C em março 3, 2009 11:22 PM Bonita, bonita a tradução do Rouanet. Idelber em março 3, 2009 11:26 PM Esta é uma daqueles teses que nos fazem suspirar e dizer: Nossa que alcance! Daniel Boeira em março 3, 2009 11:26 PM Este texto é todo interessante, importante. Paulo C em março 3, 2009 11:30 PM Fui lá na tradução em inglês e estou lendo. Miguel do Rosário em março 4, 2009 12:34 AM Legal a traducao, Idelber. Alias, vc viu que o TSE cassou o mandato do governador do Maranhao.

?cid=03a2960155a168ec&id=3A2960155A168EC%21120&ithint=folder%2C. HISTÓRIA: teoria e historiografia- lista inédita com 170 obras de História para download. [Revista Biografia] HISTÓRIA: teoria e historiografia- lista inédita com 170 obras de História para download.

HISTÓRIA: teoria e historiografia- lista inédita com 170 obras de História para download. [Revista Biografia]

O pessoal do Arquivo Kronos disponibilizou para download, via Google Drive e Torrent, uma lista inédita com 170 obras de História. Alguns livros serão encontrados somente no Torrent, pois eram pesados para o G. Drive. Historiadores como Hobsbawm, Thompson e outros marxistas não estão nesta lista porque já foram compartilhados na “lista marxista”. Disseminem o saber! Clique nos links abaixo e terão acesso aos arquivos: Boa leitura! Google Drive: ALFONSO-GOLDFARB, A.

ANKERSMIT, F. TwoSpiritedAboriginalPeople_ContinuingCulturalAppropriation. Universidade - Eni Orlandi fala sobre análise do discurso e linguagem em entrevista. Ao assistir a um debate político pela televisão, a uma palestra sobre gastronomia, a uma releitura de uma obra literária no teatro, o público não só capta o conteúdo apresentado, mas é afetado por sentidos sociais, políticos, históricos e psicológicos intrínsecos a essas formas de comunicação.

universidade - Eni Orlandi fala sobre análise do discurso e linguagem em entrevista

Ao falar, o sujeito constitui um sentido e constitui a si próprio, em um processo de formação da identidade na relação com a língua. Eni Orlandi foi pioneira em análise do discurso no Brasil (Foto: Marcelo Geovanini) Este funcionamento da linguagem é o que movimenta a vida de Eni Orlandi desde a sua graduação, em 1964. Pioneira em análise do discurso no Brasil, a professora atribui sua ousadia e segurança para introduzir novos percursos nos estudos linguísticos ao alicerce diferenciado e à paternidade intelectual de nomes como Jorge de Sena, Paulo Singer, Dante Moreira Leite e mestres igualmente qualificados, em sua formação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara, nos anos 1960.

Revista Brasileira de História da Mídia.

PESQUISA - Medieval

Críticas ao conceito de patriarcado do feminismo radical « Ensaios de Gênero. Após termos discutido brevemente, em outro texto, o contexto no qual surgiu o conceito de patriarcado, ficamos de tecer algumas críticas, a fim de repensar a utilidade ou não desse conceito.

Críticas ao conceito de patriarcado do feminismo radical « Ensaios de Gênero

O conceito de patriarcado: inscrevendo no corpo as opressões da mulher pelo homem. O patriarcado foi um conceito útil na medida em que procurou historicizar a dominação masculina, buscando uma origem para a opressão, no tempo e no espaço, a partir da qual se poderia desnaturalizar as desigualdades. Nesse sentido, o conceito foi particularmente útil para a mobilização política, por ser uma forma sucinta de descrever os nítidos problemas que interessavam (e ainda interessam) ao feminismo: a insistente dominação das mulheres pelos homens, nas mais diferentes épocas, lugares e esferas da vida social. Entretanto, o patriarcado também trouxe enormes dificuldades, as quais foram sendo apontadas ao longo das últimas décadas no bojo dos estudos de gênero. ‘Talking About Gender’ by Joan Scanlon and Prof. Debbie Cameron « finnmackay.

At the London Feminist Network’s ‘Feminar’ in May 2010, Debbie Cameron and Joan Scanlon spoke about gender and what it means for radical feminism.

‘Talking About Gender’ by Joan Scanlon and Prof. Debbie Cameron « finnmackay

What follows is an edited transcript of their remarks. Debbie Cameron: The purpose of today’s discussion is to try to cut through some of the theoretical and political confusion which now surrounds the concept of gender, and it’s probably useful to start by asking what’s causing that confusion. Conversations about ‘gender’ nowadays often run into problems because the people involved are using the same word, to mean somewhat the same thing, but on closer examination they aren’t talking about the same set of issues from the same point of view. For instance, when we launched the T&S Reader at the Edinburgh radical bookfair, some women students came up to us afterwards and said they were very pleased we’d produced the book, but surprised it didn’t have much in it about gender.

The Mind Is Limitless - bell hooks resources. René Pélissier Falar de cinco séculos de colonização portuguesa é uma burla! Convidado a participar num colóquio no ISCTE, em Lisboa, o historiador francês René Pélissier deu uma longa entrevista ao Expresso.

René Pélissier Falar de cinco séculos de colonização portuguesa é uma burla!

O seu último livro 'a solo' chama-se 'Timor em Guerra. A Conquista Portuguesa? Os portugueses têm uma história romanceada da colonização portuguesa em Timor. Teriam sido, no essencial, a igreja e os missionários os únicos a contribuir para a implantação da colonização portuguesa. O que não é verdade! Foi uma exceção em todo o império? 'Cortar as cabeças contra os maus espíritos' Sanguinários? ... cabeças? Conseguiu-o? Onde descobriu essas histórias? O primeiro a estudar a moderna colonização portuguesa Timor foi a última colónia que estudou? Porque escolheu Portugal? O que está longe de ser verdade. Creio que começou por Angola.

Quadrinhos