background preloader

Recursos Para Ensinar Português

Facebook Twitter

Mudando a forma de aprender. Eu amo como a GoConqr me permite usar a criatividade!

Mudando a forma de aprender

Usamos as ferramentas GoConqr para preparar clientes para as qualificações PHR e SPHR. Os mapas mentais são especialmente úteis na quebra de objetivos para criar um guia de aprendizagem visual! Sandra M. Reed, HR & Management Consultant, EUA Eu estou convencido que a GoConqr contribuiu muito para nossos excelentes resultados, que foram os melhores até então vistos. David Bayne, Professor, Reino Unido GoConqr é uma ferramenta simples que permite você a criar exercícios bonitos, engraçados e envolventes. Clarisse Thoelen, Professora, Bélgica GoConqr é uma ferramenta excepcional para qualquer pessoa que esteja estudando para se qualificar profissionalmente.

Letícia Nobre, Profissional de Coaching, Brasil (PT) (DE) GoConqr está me ajudando a compartilhar minhas experiências e conhecimentos com os diferentes membros da minha equipe. Isidro Esparza, Diretor de Marketing e Comercial, Espanha (PT) (DE) Eduar Guzman, CEO, Colombia. Conectar-se com alunos e professores na sua sala de aula digital. TRABALHO EV057 MD1 SA8 ID857 29082016143835. Figuras de linguagem - Resumo, Exemplos e Exercícios. Figuras de linguagem – o que é Figuras de linguagem são recursos não convencionais da língua, que utilizamos para tornar a frase mais expressiva ou persuasiva, com intenção de fazer com que o interlocutor entenda a mensagem com mais efetividade.

Figuras de linguagem - Resumo, Exemplos e Exercícios

As figuras de linguagem são muito utilizadas em texto literários, peças publicitárias, músicas e no nosso cotidiano. As figuras de linguagem são divididas entre figuras de palavras, de pensamento, de construção e de som, cada uma com um efeito diferente na frase. São os tipos de estratégia que não se utiliza nos textos científicos, por exemplo. Período simples e período composto. Período é a frase constituída de uma ou mais orações, formando um todo, com sentido completo.

Período simples e período composto

O período pode ser simples ou composto. Período Simples É aquele constituído por apenas uma oração, que recebe o nome de oração absoluta. Exemplos: O amor é eterno. Período Composto É aquele constituído por duas ou mais orações. Quando você partiu minha vida ficou sem alegrias. Objetivos da análise sintática A análise sintática tem como objetivo examinar a estrutura de um período e das orações que compõem um período. Estrutura de um período Observe: Conhecemos mais pessoas quando estamos viajando. Ao analisarmos a estrutura do período acima, é possível identificar duas orações: Conhecemos mais pessoas e quando estamos viajando.

Como referenciar: "Análise Sintática" em Só Português. Período é a frase constituída de uma ou mais orações, formando um todo, com sentido completo. Período Simples. Uso de crase. O tempo todo encontramos placas que nos apontam a direção, nos dizem o que devemos e o que não podemos fazer.

Uso de crase

Enquanto os sinais organizam o trânsito, os pontos e acentos organizam a língua portuguesa. A crase assusta, mas o uso é fácil e não mudou com o novo acordo ortográfico. Confira nas dicas do Projeto Educação desta terça-feira (13). "A palavra crase significa fusão. Na verdade, o acento não é chamado de crase, mas grave. Fernanda Bérgamo lembra que expressões adverbiais femininas também pedem crase. 4 livros para tratar do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio em sala de aula - Árvore de Livros. No dia 10 de setembro é marcado o Dia Mundial de Prevenção, com o objetivo de promover o empenho e ações mundiais para prevenir suicídios pelo mundo.

4 livros para tratar do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio em sala de aula - Árvore de Livros

A Árvore de Livros separou 4 livros para refletirmos sobre algumas questões relacionadas ao delicado tema, como depressão e o bullying. Estes assuntos estão presentes na realidade escolar e para te ajudar a abordá-los de forma mais leve selecionamos um título para cada segmento, respeitando suas singularidades. Veja abaixo: Para alunos da Educação Infantil “A menina que não escutava”,de Helena Britto Pereira Sinopse: São seis contos para crianças que tocam pessoas de qualquer idade, quando abordam temas como a dificuldade de comunicação, a separação dos pais, a morte, a vaidade, o poder, o narcisismo.

Para alunos de Fundamental 1. Uso de aplicativos em sala de aula melhora o aprendizado? O uso de aplicativos em sala de aula é uma técnica eficaz para quem quer despertar o interesse chamar a atenção e promover o engajamento dos alunos.

Uso de aplicativos em sala de aula melhora o aprendizado?

Vivemos em um mundo em que a conectividade e a colaboração fazem parte de nossas vidas desde cedo. Faz alguns anos, fomos apresentados a geração dos chamados “nativos digitais”. Isto é: aquelas crianças que nasceram em um mundo digitalizado e que, com um ou dois anos de idade, já interagem com tablets e celulares. Mesmo aqueles que já estão em idade de cursar universidades têm o uso de aplicativos como prática natural e diária, algo inato a suas personalidades, sendo o digital um ambiente onde se sentem muito à vontade. Nesse contexto, quando falamos de utilizar aplicativos digitais em sala de aula, não estamos falando de permitir que os alunos usem seus smartphones para conversas pessoais ou que joguem quando deveriam estar prestando atenção na aula.

Como incentivar a leitura na escola: 5 dicas para educadores. Volta e meia surgem novas pesquisas apontando que os brasileiros leem muito pouco e, muitas vezes, isso está relacionado à falta de domínio da língua escrita, um problema que vem da infância.

Como incentivar a leitura na escola: 5 dicas para educadores

Mamilos 148 - Escola Sem Partido. Jornalismo de peito aberto 22 de maio, 2018 A comissão especial destinada a analisar o projeto de lei conhecido como “Escola Sem Partido” apresentou no dia oito de maio um relatório favorável à proposta.

Mamilos 148 - Escola Sem Partido

O projeto de Lei nº 9.957/2018, “Acrescenta artigo à Lei nº 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para coibir a doutrinação na escola”. Como se aprende e se ensina através de atividades lúdicas. A Atividade lúdica é representada através de jogos e brincadeiras desenvolvendo o aprendizado da criança dentro da sala de aula: a vivência de acontecimentos lúdicos caracteriza um impulso em direção aos resultados esperados.

Como se aprende e se ensina através de atividades lúdicas

O brincar, o jogo, o brinquedo e a atividade lúdica quando planejados, organizados com a intenção clara de exercício pedagógico, poderão ser objetos de articulação no sentido de aproximação e de criação de vínculos positivos entre os sujeitos envolvidos, possibilitando uma ação interdisciplinar. O lúdico é a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança.

O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros. O primeiro significado do jogo é o de ser lúdico (ensinar e aprender se divertindo). O lúdico está em todas as atividades que despertam o prazer. Assim como a alimentação e o sono, o brincar representa uma atividade importante do dia de uma criança, ou pelo menos deveria representar. . • Aceitar regras; Irandé Antunes - Língua, Texto e Ensino (amazon.com)

Por que ainda se ensina gramática nas escolas? Por que ainda se ensina gramática nas escolas?

Por que ainda se ensina gramática nas escolas?

Liane Dal Molin Wissmann lwissmann@unijui.tche.br Neste artigo tenho como principal objetivo discutir algumas noções iniciais sobre o por que de ensinar a gramática normativa nas escolas. Primeiramente faço um apanhado geral sobre alguns dos principais argumentos que vão contra a gramática normativa, sua estrutura e noções que utiliza. Logo em seguida trago o estudo de Vygotsky que aborda o tema, bem como suas argumentações e justificativa a favor do ensino da gramática às crianças. Ensino de Gramática Nas Escolas.