background preloader

Geminae_

Facebook Twitter

História, Arte e Cultura. Cultura do espaço virtual. Arte e História: MÓDULO 10 – A CULTURA DO ESPAÇO VIRTUAL O fenómeno da Globalização 1. 1960 – Actualidade. A actividade humana regulada pela tecnologia, pela publicidade e pelo consumo. A moda e o efémero. (O tempo) Em termos de ciência Historia, o tempo sobre o qual incide este módulo didáctico é já o presente, de tal modo os seus acontecimentos se encontram na memória recente dos contemporâneos.

Arte e História: MÓDULO 10 – A CULTURA DO ESPAÇO VIRTUAL O fenómeno da Globalização 1. 1960 – Actualidade. A actividade humana regulada pela tecnologia, pela publicidade e pelo consumo. A moda e o efémero. (O tempo)

Contudo, se analisarmos bem mais pormenorizadamente o mundo da década de 60 do século e o de hoje, são muitas as diferenças. Nos anos 60, o planeta ainda se dividia em dois grandes blocos político-económicos, o do capitalismo liberal liderado pelos EUA e o do comunismo soviético, cuja falência nos anos 80 (recorde a perestroika e a glasnost de Mikhail Gorbatchev) haveria de alterar o equilíbrio geoestratégico, deixando os EUA isolados na hegemonia politica e económica do mundo, contrabalançada, todavia, pela ascensão de novas “potencias”, tais como a comunidade Europeia (1992) e o bloco de países da Ásia-Pacifico, liderado pelo Japão. As grandes dominam a economia e são, cada vez mais, grandes multinacionais, dispersas por vários países e continentes com uma visão transnacional (mundial) do mercado. 3. Arte portuguesa contemporânea. Modulo 9 de HCA.

O Realismo. História da Arte - Impressionismo. Ficha formativa "A Cultura da Gare 2". Ficha formativa "A Cultura da Gare 1". Romantismo. -Prosa -Poesia O Romantismo brasileiro surgiu em 1836 com a publicação de "Suspiros Poéticos e Saudades" de Gonçalves de Magalhães.

Romantismo

Mas se originou mesmo na Alemanha e Inglaterra no final do séc. XVIII e se desenvolveu no Brasil durante o séc. XIX. A característica principal da Poesia Romântica é a expressão plena dos sentimentos pessoais, com os autores voltados para o seu mundo interior e fazendo da literatura um meio de desabafo e confissão. O estilo romântico revela-se inicialmente idealista e sonhador, depois, crítico e retórico mas sempre sentimental e nacionalista. -Exaltação dos sentimentos pessoais; -Expressa os estados da alma; -Exaltação da liberdade, igualdade e reformas sociais; -Valorização da natureza; -Sentimento nacionalista -Indianismo -Ultra-Romantismo -Poesia Social TUFANO,Douglas Estudos de Literatura Brasileira São Paulo.Moderna,1986.

Realismo. Contexto Histórico Surgiu a partir da segunda metade do século XIX.As idéias do Liberalismo e Democracia ganham mais espaço.As ciências evoluem e os métodos de experimentação e observação da realidade passam a ser vistos como os únicos capazes de explicar o mundo físico.Em 1870, iniciam-se os primeiros sintomas da agitação cultural, sobretudo nas academias de Recife, SP, Bahia e RJ, devido aos seus contatos frequentes com as grandes cidades europeias.Houve também uma transformação no aspecto social com o surgimento da população urbana, a desigualdade econômica e o aparecimento do proletariado.

Realismo

O Realismo iniciou-se na França, em 1857, com a publicação de “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert. No Brasil foi em 1881, com “Memórias Póstumas da Brás Cubas” de Machado de Assis e “O Mulato” de Aluísio Azevedo. Características do Realismo Oposição ao idealismo romântico. Autores principais do Realismo Machado de Assis Nasceu no Rio de Janeiro em 1839 e morreu em 1908.

Outros Autores. Teste de avaliação de hca do módulo 8 2011 2012. A cultura da gare. Impressionismo. Pode-se dizer que o Impressionismo foi uma tendência da arte, principalmente francesa, que dominou o fim do século passado.

Impressionismo

Investido de um realismo mais objetivo, foi uma reação ao romantismo da época. De certa forma, preparou o caminho para futuras manifestações artísticas. Revelou nomes importantes como Manet, Monet, Renoir, Pissarro, Sisley, Edgar Degas, Boudin, Cézanne, Lautrec, Gauguin, Van Gogh e outros, na área da pintura. Os contatos entre o público e os pintores davam-se através dos Salons – o Salão dos Recusados foi muito utilizado para mostras coletivas dos impressionistas, e nele foi exposta a tela de Édouard Manet, o célebre O Almoço Campestre, que a muitos chocou e provocou aplausos de outros tantos. Para Manet, os objetos tinham somente valor pictórico. O termo ‘Impressionismo’ foi criado por um crítico de arte, pelo pintor e escritor Louis Leroy, em 1874, ao comentar o quadro Impressão: Nascer do Sol, de Claude Monet.