background preloader

Arte portuguesa contemporânea

Arte portuguesa contemporânea

http://pt.slideshare.net/Joanaines/arte-portuguesa-contempornea-1

Arte e História Realismo Contexto Histórico Surgiu a partir da segunda metade do século XIX.As idéias do Liberalismo e Democracia ganham mais espaço.As ciências evoluem e os métodos de experimentação e observação da realidade passam a ser vistos como os únicos capazes de explicar o mundo físico.Em 1870, iniciam-se os primeiros sintomas da agitação cultural, sobretudo nas academias de Recife, SP, Bahia e RJ, devido aos seus contatos frequentes com as grandes cidades europeias.Houve também uma transformação no aspecto social com o surgimento da população urbana, a desigualdade econômica e o aparecimento do proletariado. O Realismo iniciou-se na França, em 1857, com a publicação de “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert. No Brasil foi em 1881, com “Memórias Póstumas da Brás Cubas” de Machado de Assis e “O Mulato” de Aluísio Azevedo.

Pós-Modernismo - Movimento Artístico Pós-Moderno O pós-modernismo pode ser definido como as características de natureza sócio-cultural e estética, que marcam o capitalismo da era contemporânea, portanto esta expressão pode designar todas as profundas modificações que se desenrolam nas esferas científica, artística e social, dos anos 50 até os dias atuais. Este movimento, que também pode ser chamado de pós-industrial ou financeiro, predomina mundialmente desde o fim do Modernismo. Ele é, sem dúvida, caracterizado pela avalanche recente de inovações tecnológicas, pela subversão dos meios de comunicação e da informática, com a crescente influência do universo virtual, e pelo desmedido apelo consumista que seduz o homem pós-moderno.

Arte e História: MÓDULO 10 – A CULTURA DO ESPAÇO VIRTUAL O fenómeno da Globalização 1. 1960 – Actualidade. A actividade humana regulada pela tecnologia, pela publicidade e pelo consumo. A moda e o efémero. (O tempo) Em termos de ciência Historia, o tempo sobre o qual incide este módulo didáctico é já o presente, de tal modo os seus acontecimentos se encontram na memória recente dos contemporâneos. Contudo, se analisarmos bem mais pormenorizadamente o mundo da década de 60 do século e o de hoje, são muitas as diferenças. Nos anos 60, o planeta ainda se dividia em dois grandes blocos político-económicos, o do capitalismo liberal liderado pelos EUA e o do comunismo soviético, cuja falência nos anos 80 (recorde a perestroika e a glasnost de Mikhail Gorbatchev) haveria de alterar o equilíbrio geoestratégico, deixando os EUA isolados na hegemonia politica e económica do mundo, contrabalançada, todavia, pela ascensão de novas “potencias”, tais como a comunidade Europeia (1992) e o bloco de países da Ásia-Pacifico, liderado pelo Japão. As grandes dominam a economia e são, cada vez mais, grandes multinacionais, dispersas por vários países e continentes com uma visão transnacional (mundial) do mercado.

Romantismo -Prosa -Poesia O Romantismo brasileiro surgiu em 1836 com a publicação de "Suspiros Poéticos e Saudades" de Gonçalves de Magalhães. Mas se originou mesmo na Alemanha e Inglaterra no final do séc. XVIII e se desenvolveu no Brasil durante o séc. XIX. A característica principal da Poesia Romântica é a expressão plena dos sentimentos pessoais, com os autores voltados para o seu mundo interior e fazendo da literatura um meio de desabafo e confissão. Blogoteca das BE's do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa Frank Lloyd Wright. Arquitectura organicista.

Related: