background preloader

Aprendizagem de Português

Facebook Twitter

Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa. O Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC) é o recurso oficial de referência para a escrita do português.

Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa

Permite conhecer a grafia, a divisão silábica, a flexão e outras propriedades formais de cada palavra do português nos diferentes países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que o integrou formalmente no seu património em 2014, durante a X Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, em Díli, após apresentação na sede da Comunidade (2012) e na II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Plano Mundial, em Lisboa (2013). O VOC é gerido pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), a instituição da CPLP para a política linguística, e conta com a colaboração de um vasto corpo de especialistas de diferentes países.

Apesar de ser um instrumento uno, um único vocabulário, o VOC procura representar o léxico em uso em cada país e as suas especificidades. O VOC tem diferentes partes constituintes: Ferreira, J. Nova gramática do português contemporâneo ( PDFDrive.com ) Uso da vírgula: aprenda como usar esse sinal gráfico - Brasil Escola. O uso da vírgula serve para marcar o deslocamento de um termo na frase, por meio de uma pausa que altera a entonação.

Uso da vírgula: aprenda como usar esse sinal gráfico - Brasil Escola

Na fala, a intenção de exprimir afirmação, exclamação ou interrogação é marcada pela variação no modo de emitir um som, porém, na escrita, é a pontuação que serve para representar graficamente essa entonação que ajuda a construir o sentido desejado. Veja também: Três mitos sobre o uso da vírgula que você precisa saber Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Observe o exemplo: Na frase anterior não se admite vírgula tanto depois de “João” quanto depois de “comprou”, pois o uso estaria ferindo as duas regras básicas recém descritas.

Em uma frase pequena, como a do exemplo, é muito mais fácil notar os elementos sintáticos, ou seja, quem é o sujeito, o predicado, o objeto direto e/ou indireto. Quando usar a vírgula? Não pare agora... Sinônimos. Learn Portuguese in just 5 minutes a day. For free. 48 dicas de português para você acertar nos concursos e na vida - LFG. Existem competências obrigatórias para profissionais de qualquer área e o domínio do português é uma delas.

48 dicas de português para você acertar nos concursos e na vida - LFG

Ainda assim, erros e dúvidas quanto ao uso correto da língua é uma constante, tanto nas relações pessoais quanto no mundo corporativo. Erros frequentes refletem problemas na educação de base do brasileiro e muitas pessoas acabam ingressando no mercado de trabalho ou iniciando estudos para concursos públicos com muitas dúvidas. Além de deficiências na formação básica, a falta de familiaridade com a escrita também contribui para o problema. Portanto, se você costuma consultar o dicionário e a internet para sanar dúvidas linguísticas pontuais, aproveite esse guia que preparamos com as principais dicas e algumas pegadinhas presentes na Língua Portuguesa para você acertar nos concursos públicos e nas conversas do dia-a-dia. 1. “Menas” não existe. Mesmo referindo-se a palavras femininas, use sempre menos. 4 sites gratuitos para aprender português. Você tem ideia de quantos anos estudou a língua portuguesa na vida?

Quantas horas, quantos professores passaram na sua trajetória escolar, quantas provas, quantos livros, quantos verbos, quantas palavras... Mas tudo isso não foi o suficiente! A verdade é que a gente nunca vai aprender uma língua por completo de tão complexa e infinita que ela é! Qualquer língua é uma expressão viva de seu povo, sua cultura e seu legado. Gramática On-line – Tudo sobre Gramática.

Sobre o dicionário. Novas palavras e expressões surgem na língua diariamente e numerosos empréstimos são feitos de idiomas estrangeiros.

Sobre o dicionário

Por isso, logo após o lançamento do Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, a equipe de lexicografia da Editora Melhoramentos começou a trabalhar na ampliação da obra. Em 2015, quase 15 anos e meio depois, o trabalho ficou pronto. Totalmente revisto, atualizado e ampliado, o novo dicionário recebeu o nome Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, e está disponível para consulta apenas em formato digital. Mais de 60 profissionais se envolveram para manter a tradição da Melhoramentos na edição de dicionários de qualidade.

O novo dicionário traz aproximadamente 167 mil verbetes, 350 mil acepções, 27 mil expressões e 47 mil exemplos e abonações. Entre os novos vocábulos constam sugestões recebidas de consulentes, muitas através da campanha “O Português é seu”, em parceria com o UOL. Antônimos.