background preloader

Ensinando

Facebook Twitter

28 livros que são diamantes para o cérebro de crianças e adolescentes - Jornal Opção. Bons livros para crianças e adolescentes — a chamada literatura infanto-juvenil — são eternos e, mais, podem ser lidos por adultos com igual prazer.

28 livros que são diamantes para o cérebro de crianças e adolescentes - Jornal Opção

Muitos livros, mesmo de qualidade mediana, se tornaram clássicos. As obras de Monteiro Lobato, Alexandre Dumas, Irmãos Grimm, Ruth Rocha, Lygia Bojunga, Ana Maria Machado, H. C. Andersen não morrem jamais. São para sempre. “O que me diz, Louise?” Nobel de Literatura, a americana Toni Morrison é uma escritora notável. “O Pequeno Nicolau”, de Sempé-Goscinny Com ilustrações de Jean-Jacques Sempé, o livrinho aparentemente despretensioso escrito pelo francês René Gos­cin­ny, criador de Asterix, que viveu em Buenos Aires durante a infância e parte da juventude, narra em primeira pessoa as aventuras do menino Nicolau. . “20 mil léguas submarinas”, de Júlio Verne A edição contém o tex­to integral e 30 ilustrações originais. Você sabe fazer inferências?

Professor, antes de começar a aula, leia o trecho abaixo retirado dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs - 1998, p. 89-70):

Você sabe fazer inferências?

A Formação do Professor - parte 2 - PLC0025-2015. Formatos disponíveis.

A Formação do Professor - parte 2 - PLC0025-2015

A Formação do Professor - parte 1 - PLC0025-2015. Formatos disponíveis Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px) | FLV (640 X 360 px) Licença de uso Acesso Simples (Azul) Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição.

A Formação do Professor - parte 1 - PLC0025-2015

Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário. Correntes Pedagógicas do Século XX - PLC0025-2015. Formatos disponíveis Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px) | FLV (640 X 360 px) Licença de uso Acesso Simples (Azul) Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição.

Correntes Pedagógicas do Século XX - PLC0025-2015

Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário. Sobre a aula O século XX foi marcado por três grandes pensamentos no âmbito da pedagogia: a Escola Nova, a Escola Tecnicista e as Pedagogias críticas. Essa aula se debruça sobre esses pensamentos. A leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias. ISABEL SOLÉ "O ensino das stratégias de leitura ajuda o aluno a utilizar seu conhecimento, a realizar inferências e a esclarecer o que não sabe.

A leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias

" (Crédito: Foto: Sérgio Scripilliti) Pesquisas sobre como o leitor interage com o texto circulam no ambiente das universidades desde a década de 1970. Coube à espanhola Isabel Solé, professora do departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidade de Barcelona, na Espanha, trazer a discussão para as salas de aula. Publicado originalmente em 1992, seu livro Estratégias de Leitura esmiúça o papel do professor na formação de leitores competentes (leia a resenha do livro). 849 4800 1 PB. 3452 1986. Instituto Cultural de Ensino de Português para Estrangeiros. Estamos localizados no coração do Brasil e criamos este blog não apenas no intuito de motivar nossos alunos, mas também propor discussões aos nossos colegas, professores e pesquisadores de português como segunda língua, língua estrangeira ou de herança.

Instituto Cultural de Ensino de Português para Estrangeiros

Nosso público hoje é de maioria adulta: grande parte vem da comunidade diplomática e busca o português para o mundo dos negócios. Embora muitos tenham interesses profissionais na língua, não importa a idade do aprendente, aprender deve ser sempre prazeroso. Observando a comunicação como meio e fim do processo, propomos aqui cinco atividades interativas para aumentar a confiança do aprendente e sua fluência, contribuindo para o processo de sociabilização desse sujeito dentro da sala de aula e na comunidade de imersão. As atividades abaixo propostas são resultados da nossa prática docente e, principalmente, das discussões e reflexões com nossos pares.

Vamos lá? 1. Sugestão de nível: básico ou intermediário Proposta: 2. Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.Completo. 34 AraujoVasconcelosMandes V81. O que ensinar em Língua Portuguesa. Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. PRODUÇÃO E REFLEXÃO (à esq.) Nas situações práticas da análise e construção de textos, os estudantes sistematizam regras. LEITURA DIÁRIA (à dir.) 6 dicas para estimular o aprendizado de português nas crianças - Novos Alunos. Proficiência no uso do português é algo que começa desde cedo no processo pedagógico. É importante que o aprendizado de nossa língua materna seja estimulado nas crianças, independentemente da habilidade associada à língua: escrita, fala, leitura e interpretação. E o acompanhamento dos pais é fundamental para esse processo. Mas quais seriam as melhores formas de colocar isso em prática? Quais atividades podem ser adotadas no processo pedagógico? Confira estas dicas práticas: 1.

É muito comum que pais e familiares utilizem uma linguagem inadequada em casa. Esse hábito, no entanto, estimula a criança a aprender português de forma errada. 000056322.