background preloader

Permacultura

Facebook Twitter

Primitive Technology. 27 casas minúsculas (mas muito aconchegantes) ao redor do mundo. Eu conheço a #8 de algum lugar... O que a falência das lojas do Mc Donald's tem a ver com fazer sabonete de glicerina vegetal? Essa semana, aprendemos a fazer sabonete de glicerina de base vegetal 100% biodegradáveis.

O que a falência das lojas do Mc Donald's tem a ver com fazer sabonete de glicerina vegetal?

E enquanto fazia os sabonetes, tive a nítida sensação que o que fazia ali era muito mais que um sabonete mas uma revolução. Assim tão silenciosamente, tranquila e em paz; eu estava no meio da maior revolução que acontece no mundo agora e sim, ela é forte e está mudando tudo. Mas ela é tranquila e serena e não faz assim muito alarde aos olhos mais desatentos. E nem precisa fazer, porque sua força já está movendo as montanhas todas. A questão aqui é que a gente passa muito tempo falando em mudar o mundo, em transformar as coisas e pensando como seria bom se. Receita para construir sua casa com suas próprias mãos e gastando pouco. Esta casa ecológica foi construída por apenas 600 reais (fotos) - Jardim do Mundo. Olhamos para as fotos e quase vemos um hobbit a saltitar, outro a bater na porta, três ou quatro a correr naquele bucólico verde.

Esta casa ecológica foi construída por apenas 600 reais (fotos) - Jardim do Mundo

Podia ser uma casa de um filme, mas não é. Como construir uma casa sustentável fantástica com 18 mil reais. Construção barata, simples, sustentável e que ainda permite poupar espaço – o que mais poderíamos pedir pra resolver alguns problemas habitacionais das nossas cidades?

Como construir uma casa sustentável fantástica com 18 mil reais

Pesquisador cria irrigador solar automático com garrafas usadas. Um irrigador automático que não usa eletricidade e ainda pode ser feito com materiais usados.

Pesquisador cria irrigador solar automático com garrafas usadas

Essa criação rústica e eficaz de um pesquisador da Embrapa poderá ajudar de pequenos produtores a jardineiros amadores a manter seus canteiros irrigados automaticamente pelo método de gotejamento. Desenvolvido pelo físico Washington Luiz de Barros Melo, pesquisador da Embrapa Instrumentação (SP), o equipamento é baseado em um princípio simples da termodinâmica: o ar se expande quando aquecido. Melo se valeu dessa propriedade para utilizar o ar como uma bomba que pressiona a água para a irrigação. Uma garrafa de material rígido pintada de preto é emborcada sobre outra garrafa que contém água. Photos du journal - Marcello Di Felippe. Descubra a hidroponia: o cultivo de plantas sem terra! - Lar Natural.

Quando pensamos em cultivar plantas em uma varanda, poderemos nos deparar com alguns obstáculos, como por exemplo, falta de tempo, o peso da terra… Nesse caso, a hidroponia pode ser uma boa alternativa!

Descubra a hidroponia: o cultivo de plantas sem terra! - Lar Natural

Hidroponia: o que é isso? Hidroponia é o cultivo de plantas sem utilizar terra. A descoberta de que as plantas não precisam de terra para crescerem, mas sim dos nutrientes minerais, que ficam presos nas partículas do solo, ou que são produzidos pela ação de bactérias e minhocas, foi feita anos atrás. Os nutrientes dissolvem-se lentamente numa solução circunjacente, composta de água e terra e, as raízes absorvem os nutrientes dessa solução. Todas as plantas têm as mesmas necessidades, sejam elas cultivadas com ou sem terra. Conexão Lusófona - Moradores de favela carioca transformam depósito de lixo em parque ecológico e viram exemplo mundial.

(Imagem: Reprodução brasil.estadao) A ideia de tornar um depósito de lixo num parque ecológico surgiu de dois moradores do Morro do Vidigal (Rio de Janeiro).

Conexão Lusófona - Moradores de favela carioca transformam depósito de lixo em parque ecológico e viram exemplo mundial

Com o passar do tempo, tornou-se um projeto comunitário que realiza atividades de reflorestamento, reciclagem, paisagismo, agricultura urbana e design. Uma equipa composta pelos moradores da favela removeu 16 toneladas de lixo que se haviam se acumulado por mais de 25 anos, e reciclaram alguns resíduos para a construção do próprio parque. HORTA URBANA sua loja de cultivo. Receita para construir sua casa com suas próprias mãos e gastando pouco. Alternativas Ecológicas para Prevenção de “Pragas” e Doenças. Receitas de Plantas com Propriedades Inseticidas no Controle de Pragas.

Alternativas Ecológicas para Prevenção de “Pragas” e Doenças

É só baixar! Limitador para formiga cortadeira. Existem vários tipos de limitadores para venda no mercado, no entanto a ideia é não comprar, mas sim reciclar. Como diagnosticar problemas em suas plantas. Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim - Clique aqui!

Como diagnosticar problemas em suas plantas

Como diagnosticar problemas em suas plantas Gérbera Falta de floração, folhas amareladas, crescimento lento... Estes são apenas alguns problemas que podemos notar quando cultivamos plantas dentro ou fora de casa. Cadico Minhocas. Saiba como fazer uma horta caseira reutilizando garrafa PET. Com a facilidade das compras em supermercados e feiras livres, deixou-se de se cultivar hortaliças e temperos dentro de casa.

Saiba como fazer uma horta caseira reutilizando garrafa PET

Para voltar às origens e descobrir o prazer que este hobby pode nos proporcionar, o CicloVivo, com informações do Engenheiro Agrônomo Juscelino Nobuo Shiraki, dá a dica de como construir uma horta caseira suspensa, reutilizando garrafas PET. A ideia é reaproveitar materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças. Além disso, a horta caseira é decorativa e deixa um aroma agradável no ambiente. O espaço pode ser pequeno, porém, precisa ser ensolarado.

Você pode aproveitar pequenos espaços em casa, como quintais ou varandas. Material - Tesoura; Alicate; Arame; - Garrafa PET; Isopor; Manta para jardinagem; - Terra preparada; Hortaliças. Métodos Com auxílio da tesoura, faça furos grandes em cada uma das saliências do fundo da garrafa. Composta São Paulo. Permacultura: Um estilo de vida por um mundo melhor.

A Permacultura propõe viver sem esgotar os recursos naturais.

Permacultura: Um estilo de vida por um mundo melhor

E tudo começa na sua casa, colocando a mão na massa. Nossa civilização devora a natureza numa velocidade superior ao seu ritmo de reposição, produz lixo, contamina o ar, a água e o solo. Óbvio que será impossível continuar assim por muito tempo. A permacultura visa o oposto: criar uma sociedade capaz de se manter infinitamente sem esgotar os recursos necessários à sobrevivência humana. Parece utópico? Australiano transforma espaço de 60 m² em fazenda urbana. A agricultura urbana é uma das soluções para garantir a segurança alimentar no mundo. Este é o pensamento do permacultor australiano Geoff Lawton. Como um dos grandes incentivadores do plantio em pequenos espaços, ele mostra que é possível produzir diversos tipos de alimentos em áreas muito pequenas. Para provar a eficiência deste conceito, o especialista mostrou o exemplo criado por um de seus alunos, que produz centenas de quilos de frutas, legumes e ervas medicinais em sua própria residência.

Morada da Floresta -