background preloader

Biblioteca Poder Negro

Facebook Twitter

Biblioteca, filmoteca, banco de atividades e planos de aula.
Servidor permanente de materiais didáticos e paradidáticos para educadores da EMEF Chico Xavier em São Leopoldo-RS e para tod@s demais interessad@s.

Cartaz Poder Negro. Cartaz - Reinos africanos 1. Cartaz - Cidades Africanas hoje. Novembro Negro 3. Infográfico - Rainhas e Reis da África. Povos africanos no Brasil. Planos de aula e atividades. Influência da Cultura Africana no Brasil. Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.

Influência da Cultura Africana no Brasil

Informações ao professor Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Semana da consciência negra na escola. 7 aulas de 50 minutos.

Semana da consciência negra na escola

O objetivo desta aula é promover uma Semana da Consciência Negra na escola. Para tal, vários debates são necessários, preparando os alunos com diferentes temáticas ligadas à cultura negra. Umbanda e Candomblé: é tudo a mesma coisa? - UCA. Aula 1 1º momento: Investigue com a turma o que sabem sobre religiosidade africana: 1.

Umbanda e Candomblé: é tudo a mesma coisa? - UCA

Vocês sabem o que é religiosidade? Os diferentes grupos de Congada: Catupés, Marinheiros, Congo e Moçambiques. 04 horas/aulas de 50 minutos cada.

Os diferentes grupos de Congada: Catupés, Marinheiros, Congo e Moçambiques.

Atividade 1 - Características Gerais da Congada Motive os alunos a pesquisarem as características básicas da Congada: sua relação com a escravidão do negros no Brasil, a formação dos grupos a partir da relação com os santos Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a relação dos grupos com o catolicismo. Peça para os alunos socializarem suas descobertas através da produção de cartazes. Comente as produções dos alunos, aprofundando os conhecimentos por eles levantados. Para isto, você, professor, pode consultar as seguintes fontes: As origens étnicas da dança nacional: as danças afro-brasileiras, o samba-de-roda e o maracatu.

200 min.

As origens étnicas da dança nacional: as danças afro-brasileiras, o samba-de-roda e o maracatu.

Espaço: sala de TV, sala de informática, pátio ou quadra. Materiais: televisão, aparelho de DVD, computadores com internet, papel, caneta, aparelho de som. Reunir a turma e apresentar os vídeos abaixo: Batuque: Samba-de-roda: Quilombolas, Cultura de Resistência. Compreender os processos geográficos e históricos na formação dos quilombos no Brasil.

Quilombolas, Cultura de Resistência

Perceber a importância da preservação cultural desses territórios étnicos como símbolo de resistência. Duas aulas de cinquenta minutos. Introdução O termo quilombo vem de "ochilombo", provem de um dialeto banto e significa acampamento de nômades. Em nosso país foi o nome dado aos núcleos de resistência à escravidão. A influência do negro na cultura brasileira. Identificar contribuições da cultura africana para a cultura brasileira.

A influência do negro na cultura brasileira

Conhecer as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas, danças, culinária, linguagem, vestimentas e indumentárias. Conhecer de que forma a cultura africana influência a cultura brasileira. Confeccionar livrinho, minidicionário, painel ou cartazes privilegiando a cultura afro-brasileira. Pesquisar danças e músicas afro-brasileiras. Iniciar a aula no laboratório de informática. A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial. Atividade 1 - Construindo o conceito de Patrimônio Cultural e Imaterial.

A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial.

Solicite aos alunos que façam grupos de 4 ou 5 membros. Entregue para cada grupo imagens de prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e também imagens de festas populares tombadas pelo Patrimônio Cultural Imaterial. Observação: Nesta atividade o professor poderá utilizar, preferencialmente, imagens de sua cidade ou região para tornar a atividade mais próxima da realidade vivenciada pelos alunos. Comunidade quilombola: abolição incompleta no Brasil! Comunidade quilombola: abolição incompleta no Brasil! HERANÇAS CULTURAIS DA ÁFRICA ANTIGA. Professor, é importante que o aluno compreenda que o Brasil possui a maior população de origem africana fora da África.

HERANÇAS CULTURAIS DA ÁFRICA ANTIGA

Contribuíram para a formação da população e da cultura do país o grande número de africanos escravizados que vieram para o Brasil durante o período da colonização, assim como os descendentes desses povos. A forte influência da herança africana pode ser percebida em diversas manifestações culturais brasileiras e foi fundamental na formação da cultura popular e letrada no Brasil. A influência do negro na cultura brasileira. HERANÇAS CULTURAIS DA ÁFRICA ANTIGA. Conhecendo a África por meio do Projeto “Semana Afro-Brasileira” e os Jogos Africanos – PARTE 2. 08 aulas de sessenta minutos.

Conhecendo a África por meio do Projeto “Semana Afro-Brasileira” e os Jogos Africanos – PARTE 2

DICA: Esta sequência de aulas está dividida em duas partes e pode representar um boa oportunidade de trabalho interdisciplinar. AULA 5 e 6 1º MOMENTO: No início da aula, acessar o Blog, socializar as postagens que foram feitas ao longo da semana e abrir um espaço para conversa sobre as mesmas. 2º MOMENTO: Conhecendo a África por meio do Projeto “Semana Afro-Brasileira” e os Jogos Africanos – PARTE 2. Conhecendo a África por meio do Projeto “Semana Afro-Brasileira” e os Jogos Africanos – PARTE 1. 04 aulas de sessenta minutos. DICA: Esta sequência de aulas está dividida em duas partes e pode representar um boa oportunidade de trabalho interdisciplinar.

AULA 1 e 2 1º MOMENTO: Capoeira: corporeidade e ancestralidade. - Compreender a Capoeira enquanto componente da Cultura Afro-Brasileira. - Identificar a capoeira como a resistência pela vida, pela existência e pela cultura dos africanos, tendo hoje um significado que não se reduz ao sentido de resistência à escravidão. - Compreender e refletir a respeito do Art. 26 da LDB 9394/96 modificado pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08 que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena em todas as escolas públicas e particulares do país. - Observar a íntima ligação entre as abordagens das disciplinas Educação Física, História, Geografia e Língua Portuguesa para este tema.

Os laços culturais entre africanos e afro-brasileiros- UCA. Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet. Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos. Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook do projeto UCA: Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: Professor, o texto abaixo apresenta, de forma sucinta, algumas contribuições dos africanos para a cultura brasileira, destacando as marcas africanas em nossa língua, religião, música, dança, e também na culinária.

A presença afro-brasileira em nossa cultura - UCA. 03 aulas de 50 minutos cada. Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares: Prezada(o) Professor(a); - Inicie a reflexão com os alunos recordando a composição da população brasileira (negros, brancos e índios) e algumas das manifestações culturais populares presentes em nosso território.

As manifestações culturais afro-brasileiras. CULTURA AFRO-BRASILEIRA. Valorizar a cultura afro-brasileira. Conhecer diferentes manifestações culturais do Brasil. Conhecer algumas manifestações culturais afro-brasileira. Leve para sala de aula um vídeo sobre a cultura africana. Depois da apreciação, as crianças deverão comentar o que elas gostaram o que já sabiam e o que mais chamou sua atenção durante a exibição. Após a discussão proponha o desenho do vídeo. A diversidade da África e os africanos. Continente Africano: aspectos geográficos. TRANSFER DE IMAGEM – UMA POSSIBILIDADE EM MONOTIPIA. Um passeio pelo continente africano: conhecendo alguns aspectos de sua cultura.

Pan-africanismo. CONTOS AFRICANOS. Sona: a geometria dos desenhos traçados no chão. África: muitas memórias, várias histórias. Raízes Africanas na identidade brasileira - contribuições dos povos angolanos. África e Brasil - laços através da religiosidade. Independência de Angola. África de todos nós: conhecendo e compreendendo a história do povo brasileiro. Documentários. O Batuque - Uma visão antropológica - com o Antropólogo Norton Correa. LUZES NEGRAS - Lumières Noires - legendado. Mestre Borel Ancestralidade Negra em Porto Alegre. A Tradição do Bará do Mercado - Documentário Completo - Porto Alegre/RS.

182 Ensino antirracista na Educação Básica livro. Atlântico Negro - Na Rota dos Orixás. Caminhos da Religiosidade Afro-Riograndense. Livros Infantis. 4menino poti livro. LIVRO BRUNA E A GALINHA D ANGOLA. Cópia de o cabelo do Lelê. AS TRANÇAS DE BINTOU. Olivrodafamliarecuperado 151116031533 lva1 app6891. A MENINA E O TAMBOR (1) A SEMENTE QUE VEIO DA FRICA. AFRICANIDADES JOGOS BRINCADEIRAS E CANTIGAS. Alfabetrio Afriacano com Atividades. Amoras Emicida. AS PANQUECAS DE MAMA PANYA. BICHOS DA FRICA 2 A mosca e a serpente A vigana de eraga O cassolo e as abelhas. BICHOS DA FRICA 3 Por que os ces cheitam uns aos outros e O julgamento da tartaruga. BICHOS DA FRICA 4 O jabuti e o Chacal A guia e o Gavio O gato e o rato. Casamento da princesa.

Lanceirinho pronto para a Feira do Livro. A COR DA VIDA. 182 Ensino antirracista na Educação Básica. Pequeno Principe Preto CN (1) Livro de pintar frica. VOVO ME CONTOU. A BONEQUINHA PRETA. A MAE QUE FAZIA MAGICA. A PRINCESA SAWANA. A COR DE CORALINE. A BOTIJA DE OURO. A MENINA COM O VIOLINO AMARELO. A PRINCESA SAWANA (1) AS TRANÇAS DE BINTOU. TRES CONTOS AFRICANOS DE ADIVINHACAO. SO ME DIZ POR QUE TEMOS COR DE PELE TAO DIFERENTES.

SULWE. ZUMBI O PEQUENO GUERREIRO. SIKULUME E OUTROS CONTOS. ANA E ANA. A PRINCESA SAWANA. SO UM MINUTINHO. ZUMBI E O DIA DA CONSCIENCIA NEGRA. ALICE VE. UMA PRINCESA DIFERENTE. AIME. AI QUE MEDO. UM MUNDO DENTRO DE MIM. VIVA A DIFERENCA. A BOTIJA DE OURO. ALAFIA E A PANTERA QUE TINHA OLHOS DE RUBI. A MENINA COM O VIOLINO AMARELO. ZUMBI HQ. SOFIA E O SEGREDO DA VOVO. A MENINA DAS ESTRELAS. UMA IDEIA LUMINOSA.