background preloader

Sites escolares

Facebook Twitter

‘Não tem por que priorizarmos matemática’ Pouco mais de dez anos atrás, o pensador norte-americano Marc Prensky escreveu um artigo de quatro páginas que se tornaria um clássico entre educadores de todo o mundo. No texto “Digital Natives, Digital Immigrants”, ele cunhava os termos “nativos digitais” e “imigrantes digitais” para explicar um momento de transição da forma como as pessoas ensinam e aprendem. Os alunos, nascidos já na era da internet, têm muito mais facilidade que seus professores, que tiveram que se adaptar para transitar no mundo da tecnologia. “Nossos alunos mudaram radicalmente. Os estudantes de hoje não são mais as pessoas para as quais nosso sistema educacional foi desenhado”, dizia ele que, mais de uma década depois, parece mais certo do que nunca. Segundo Prensky, o mundo vive um momento não só de constantes, mas de aceleradas transformações. Prensky estará amanhã em São Paulo dando palestra na Campus Party, a convite da Fundação Telefônica Vivo.

Confira a entrevista que o especialista concedeu ao Porvir. Confira tudo o que marcou o ano de 2012 na educação. Novas competências? Que competências? Como professores devem lidar com jovens talentosos. Trabalhar com alunos com altas habilidades pode ser um grande problema para os professores, que, muitas vezes, não têm tempo e ferramentas suficientes para identificar esses talentos durante o convívio escolar. Para tratar sobre o tema, Guilherme Hartung, defensor da educação baseada em projetos, será um dos palestrantes da mesa Como Lidar com Jovens Talentosos dentro da Escola, que acontece dia 29 de janeiro, em São Paulo, durante a Campus Party 2013 – um dos principais eventos voltados à inovação tecnológica, internet e entretenimento eletrônico do mundo. A palestra vai abordar como os educadores podem identificar, estimular e desenvolver o potencial desses jovens e também como transformar a sala de aula em um espaço inovador e criativo.

“Muitos estudantes talentosos continuam escondidos porque falta preparo dos professores para identificar o seu potencial. Pródigos programadores Pedro Franceschi, 18, é um desses jovens talentosos que também participará da mesa na Campus Party . Royalty Free Stock Photos, Vector Art & Video - Fotolia. As 12 tendências da educação brasileira até 2017. Laboratórios móveis, redes, inteligências colaborativas, geolocalização, aprendizado baseado em jogos, conteúdo aberto. Achou essa lista futurista demais para ser usado em escala nas escolas do Brasil, públicas e privadas?

Talvez ela não seja tão inalcançável assim. O sistema Firjan reuniu um grupo de 30 especialistas para analisar o estado do uso da tecnologia em práticas no país e fez prognósticos sobre quais ferramentas já estarão sendo usadas em escala em um horizonte de até cinco anos. O estudo “As Perspectivas Tecnológicas para o Ensino Fundamental e Médio Brasileiro de 2012 a 2017: Uma Análise Regional do NMC Report”, divulgado nesta semana, identifica 12 tecnologias emergentes que têm potencial para impactar o ensino, além das dez principais tendências e os dez maiores desafios da educação brasileira. Os 30 membros do conselho deste projeto [...] perceberam as portas se abrindo nas escolas de educação básica no Brasil para modelos de aprendizado híbrido e colaborativo. Márcia by Márcia: PROJETO INVERSÃO DE VALORES NA SOCIEDADE. O projeto foi criado para uma apresentação de uma feira cultural na escola.

Primeiro iríamos falar apenas de preconceito, mas com o desenrolar do tema, resolvemos ampliar para os vários tipos e maneiras de inversão de valores éticos e morais.A turma com a qual eu trabalhava nesta época era uma turma de pré-adolescentes,que aderiu completamente ao projeto, realizando um ótimo trabalho dentro da escola. RECURSOSNotícias de jornal, fitas de vídeo, textos, letras de músicas, cartazes, propagandas. -BANALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA – Para eles que moram em área de risco e estão literalmente acostumados a tropeçar em cadáveres vítimas de violência, muitas vezes em frente às portas de suas casas, não foi difícil iniciar uma conversa onde cada um contribuiu com comentários extremamente enriquecedores sobre o assunto. -BANALIZAÇÃO DASEXUALIDADE – Os adolescentes muitas vezes são incentivados principalmente pelos meios de comunicação a levar uma vida sexual sem responsabilidades e sem vínculos afetivos. História - Aula 01 - Período Colonial Brasileiro.

Confira os melhores vídeos educativos. EDU. World History. Plataforma Classroom TV reúne videoaulas de universidades top. Para atender a demanda de um público crescente de cursos online, um ex-aluno de Stanford lançou o Classroom TV, portal que reúne mais de 10.000 video aulas de grandes universidades do mundo e as disponibiliza gratuitamente para qualquer interessado. Em breve a plataforma terá instituições brasileiras e versão em português. » Conheça 7 plataformas de criação colaborativa» Portal da USP disponibiliza 800 vídeo aulas» Site disponibiliza 700 videos de matemática gratuitos De acordo com o portal Porvir, Eduardo Abeliuk, fundador da plataforma, começou a idealizar o Classroom TV enquanto terminava seu PhD em Stanford.

Para ele, o primeiro diferencial que o site oferece é reunir videoaulas de alta qualidade de várias instituições em conteúdo educacional aberto, em vez de produzir vídeos deles mesmos, como faz o Khan Academy. Pelo Classroom TV, o estudante pode escolher as video aulas por disciplinas, universidade ou tema. História do Mundo - A História da Humanidade a um Clique. Professores criam tendência e dão dicas para fazer e usar vídeos em sala de aula. Google Tradutor. Free Plagiarism Detector and Duplicity Checker. Comissão Permanente para os Vestibulares - Unicamp. Prova de ciências humanas e artes - Vestibular 2012 Essa prova incorpora as disciplinas de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e as que compõem a área de Artes. As disciplinas de Filosofia e Sociologia, recentemente adotadas nas orientações curriculares para o ensino médio, ainda não estão totalmente integradas aos currículos de muitos dos sistemas e escolas. Assim sendo, não é possível, no momento, detalhar seus conteúdos no que se segue abaixo.

Tradicionalmente, o vestibular da Unicamp traz conteúdos dessas disciplinas incorporadas a questões de História e/ou de Geografia, o que será, gradativamente, aprofundado, até que os sistemas de ensino médio tenham adotado e desenvolvido plenamente tais disciplinas em todo o seu currículo. No caso da área de Artes, as propostas curriculares existentes têm caráter eminentemente prático, o que torna sua avaliação nas provas de primeira e segunda fase do vestibular inviável. Programa Programa. Hemeroteca Digital Brasileira.

Planos de aula de História | História Digital. Eu já escrevi aqui sobre a importância de estudar história corretamente. A tarefa exige critério, paciência e preparação. Todavia, todos sabemos que os professores de história costumam ter uma grande carga horária, dividida, muitas vezes, entre várias escolas. Isto significa que muitos colegas não têm tempo de ficar fuçando o tempo todo na internet em busca de inspiração. Por este motivo, vou publicar aqui alguns canais educacionais onde podemos encontrar bons planos de aula de história. Nova Escola O portal da revista Nova Escola tem um bom conjunto de planos de aula, divididos por etapas e eixos temáticos: UOL Educação O canal educacional do portal UOL apresenta os planos de aula dividos em História Geral e História do Brasil, por etapas: Portal do Professor Pertence ao MEC e é um dos mais promissores canais para planos de aula, pois é editado por professores de todo o país.

Educarede O portal Educarede oferece um bom acervo de planos de aula, chamados de baú: TIC's aplicadas à Educação. História Digital. Berçário Pedagógico.