background preloader

Aprimorar meu conhecimento sobre interação online

Facebook Twitter

INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA .pdf. Conversa sobre interação e interatividade by Niedja Martins on Prezi. Revista Educação Pública. Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior Professor pesquisador (Instituto Benjamin Constant); professor do curso de Licenciatura em Pedagogia da (UniRio/Cederj/UAB) As tecnologias da informação e comunicação e a internet são realidades no cotidiano de um grande número de brasileiros. O mundo virtual e as tecnologias que propiciam a navegação no ciberespaço promovem um novo estilo de vida e interação que já fazem parte da cultura das gerações mais recentes e conquista a cada momento um novo usuário.

As redes sociais (RS) para os adultos de hoje, recém-saídos da adolescência, são como a televisão e o rádio para adultos formados em outras épocas. Podemos entendê-las como sendo a evolução da comunicação de uma sociedade capitalista, em que os cidadãos não têm tempo de se encontrar e interagir fisicamente. Segundo Gonzalez (2005, p. 80), “um caminho e uma alternativa encontrados pelo tutor em EAD para consecução de sua missão educativa é a sedução pedagógica”. O Facebook a favor do ensino. Interação e aprendizagem em ambiente virtual. O que é LinkedIn? Promoting Interaction in Your Assignments - Broadband. Reflexões sobre Interação e Colaboração a partir de um Curso Online. Services on Demand Journal Article Indicators Related links Share Permalink Bolema: Boletim de Educação Matemática Print version ISSN 0103-636XOn-line version ISSN 1980-4415 Abstract DANTAS, Sérgio Carrazedo and LINS, Romulo Campos. O interesse central deste estudo foi investigar processos de interação e de colaboração em uma comunidade online de professores de Matemática.

Keywords : Curso de GeoGebra; Interação; Colaboração; Interação colaborativa; Formação Continuada de Professores de Matemática. Teaching Element: Instructor-to-Student Interaction in Online Courses. Strategies: Interacting with online students. A conexão, a interatividade e o surgimento de novos comportamentos | SaferNet Brasil. A Interação On-Line e suas infinitas possibilidades - Geração Mídia. A interação com o público é a chave para o sucesso nas empresas, isso já não é uma novidade. Essa missão tem se tornado cada dia mais complexa, devido à quantidade de canais de comunicação que estão disponíveis ultimamente. Por isso, é importante uma estratégia bem definida, e quais as metodologias certas de cada canal e seus respectivos resultados. A novidade é a presença de empresas on-line, fundamentais, hoje em dia para a consolidação da marca e o reconhecimento do público alvo.

Apresentamos as principais formas de aparecer na internet e a melhor maneira de utilizar cada uma das ferramentas: Site Institucional – Oferece uma forma oficial de interação, onde os clientes encontram informações sobre a história da empresa, os produtos ou serviços. 3 Tipos de Interações que Você deve Conhecer no E-learning. Certamente, a maioria de nós, uma vez participou de uma sessão longa e chata de treinamento (presencial ou virtual), onde os alunos são meramente observadores passivos e lhe são dadas poucas ou nenhuma oportunidade de participar. A verdade é que este tipo de instrução dificilmente faz um impacto sobre o público. Para uma aprendizagem eficaz e retenção você precisa interação. Isto é o que torna a experiência mais interessante e valioso para o aluno.

Por isso, é importante manter estes três tipos de interação em mente. Elas são essenciais para a aprendizagem e o engajamento de acordo com M. Entre aluno-aluno Entre aluno-instrutor Entre aluno-conteúdo Aprender a teoria sobre estas interações é uma coisa, aplicá-las na prática é outra. 1) Entre aluno-aluno Este tipo de interação acontece entre dois alunos ou entre um grupo de alunos que estudam o mesmo curso. Plano de Ação: Capacite os alunos a interagir uns com os outros, mesmo à distância através de novas tecnologias. Plano de Ação: Aluno online: como estimular o aprendizado e a interação? Comunicação online e aprendizagem/Os 3 Tipos de Interação e o Teorema da Equivalência da Interação.

Os três tipos de interação[editar | editar código-fonte] Um dos eixos centrais do desenvolvimento de processos educativos é a interação. Tal como a capacidade de manipulação da linguagem não é, por si só, garantia de comunicação; a existência de um aluno, de um professor, ou de um conteúdo não representam necessariamente aprendizagem. A qualquer uma destas realidades falta um elemento essencial: a reciprocidade, a interinfluência, a mutualidade que o conceito de interação encerra. É o continuado movimento de ação-reação, de interatividade, que caracteriza a construção de aprendizagem.

A interação coloca-se, assim, sem surpresa, como um fator de especial preocupação e reflexão também no campo da educação online. Por se tratar de um constructo que sustenta a teorização e a prática educativa, Moore (1989) preocupou-se em delimitar-lhe coordenadas que permitissem melhor gerir e ajustar a eficácia e eficiência do design de um curso à distância. A quarta interação[editar | editar código-fonte] Conheça as diferenças entre interação virtual e interação face a face - Portal. A interação ocorre a partir do envolvimento de duas ou mais pessoas que estão empenhadas a trabalharem juntas.

Você já notou como as formas como nos comunicamos evoluem ao longo dos anos? É só pensar em uma linha do tempo simples em que a transmissão das informações era feita por meio da fala, e, com o tempo, outras formas complementam essa. São opções impressas como cartas, telegramas e jornais; e alternativas como o rádio, a televisão e a internet. Todos esses meios de comunicação são muito bem vindos não só para transmitir entretenimento, mas também para notícias e educação. Você já deve ter percebido que, na medida em que as ferramentas de comunicação são incorporadas às propostas de educação online, a interação se torna um elemento fundamental na concepção e avaliação de estratégias pedagógicas.

Hoje em dia, é possível dizer que existe a interação virtual e aquela que é face a face, que são muito diferentes. O que é a interação face a face O que é a interação virtual Clique aqui.