background preloader

Interação Online

Facebook Twitter

Uso da tecnologia - Benefícios e malefícios nas aprendizagens. Hoje em dia, falar em aprendizagem, em modernidade nas escolas, sem falar no uso da tecnologia, já estaremos sendo ultrapassados.

Uso da tecnologia - Benefícios e malefícios nas aprendizagens

Esse meio muito tem contribuído como ferramenta do educador para aprofundar suas metodologias didáticas em sala de aula. Além de provocar o aluno a buscar o conhecimento, a investigar, pesquisar de forma a confrontar o seu conhecimento prévio com o descoberto, estará proporcionando a abertura de vários caminhos para o aluno chegar até a aprendizagem. Facilitar crianças que apresentam múltiplas deficiências, aproximar a realidade dos alunos com o universo em que estamos inseridos, promover a sociabilidade, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e até mesmo psicomotor, são alguns dos benefícios que a tecnologia dispõe ao aprendente. No entanto, o uso dos meios tecnológicos não é utilizado tão somente como propagador do conhecimento e como instrumento facilitador das aprendizagens. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais.

Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais The social, cognitive and affective impacts at the generation of teenagers connected to the digital technologies Thayse de Oliveira SilvaI; Lebiam Tamar Gomes SilvaII IGraduada em Psicopedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil IIDoutora em Educação, Professora da Universidade Federal da Paraíba/Centro de Educação/Departamento de Habilitações Pedagógicas, João Pessoa, PB, Brasil Endereço para correspondência INTRODUÇÃO: De acordo com dados do Comitê Gestor da Internet, no Brasil (2014), cerca de 81% dos adolescentes usam internet todos os dias, o que evidencia a abrangência do uso das tecnologias digitais e mostra a importância da investigação científica sobre temas correlatos OBJETIVO: Este trabalho visou discutir, mediante o olhar psicopedagógico, as consequências do uso indiscriminado de tecnologias digitais pelos adolescentes.

Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais

Alves10 entende que. A REDE SOCIAL FACEBOOK COMO TECNOLOGIA SOCIAL NA EDUCAÇÃO: DE QUE FORMA A COLABORAÇÃO EM UM AMBIENTE WEB PODE MUDAR A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E POTENCIALIZAR O APRENDIZADO? AS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ARTICULAR O TRABALHO PEDAGÓGICO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. Estreitando relacionamentos na educação a distância. Estreitando relacionamentos na educação a distância Sylvia Constant Vergara Doutora em Educação pela UFRJ.

Estreitando relacionamentos na educação a distância

Professora da EBAPE/FGV. Endereço: Praia de Botafogo, 190 - sala 533 - Botafogo - CEP 22250-900 - Rio de Janeiro - RJ. E-mail: vergara@fgv.br Este artigo privilegia a educação a distância (EAD) e, nela, a questão do relacionamento, muito enfatizada na educação presencial nas figuras do professor e do aluno. Palavras-chave: lealdade; comprometimento; confiança; ajuda mútua. This article privileges long-distance education and, in it, the question of the relationship, very much emphasized in regular education on the figures of the teacher and the student.

Key words: loyalty; commitment; confidence; mutual assistance. Introdução As tradicionais formas presenciais de educação, sozinhas, não dão conta da empreitada que hoje se coloca para países, estados, municípios, empresas e organizações em geral. Delimito minhas reflexões ao campo das instituições de ensino. Comunicação online e aprendizagem/Os 3 Tipos de Interação e o Teorema da Equivalência da Interação. Os três tipos de interação[editar | editar código-fonte] Um dos eixos centrais do desenvolvimento de processos educativos é a interação.

Comunicação online e aprendizagem/Os 3 Tipos de Interação e o Teorema da Equivalência da Interação

Tal como a capacidade de manipulação da linguagem não é, por si só, garantia de comunicação; a existência de um aluno, de um professor, ou de um conteúdo não representam necessariamente aprendizagem. A qualquer uma destas realidades falta um elemento essencial: a reciprocidade, a interinfluência, a mutualidade que o conceito de interação encerra. Inovar tecnologia educacional. 3 Tipos de Interações que Você deve Conhecer no E-learning. Certamente, a maioria de nós, uma vez participou de uma sessão longa e chata de treinamento (presencial ou virtual), onde os alunos são meramente observadores passivos e lhe são dadas poucas ou nenhuma oportunidade de participar.

A verdade é que este tipo de instrução dificilmente faz um impacto sobre o público. Para uma aprendizagem eficaz e retenção você precisa interação. Isto é o que torna a experiência mais interessante e valioso para o aluno. Por isso, é importante manter estes três tipos de interação em mente. Aluno online: como estimular o aprendizado e a interação? A interação professor-aluno-tutor na educação on-line.

55200763301PM. A INTERAÇÃO NA EAD É NECESSÁRIA. Vânia Bem Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL vaniaben@terra.com.br Wilson Schuelter wilson@unisul.br Dulce Márcia Cruz dulce@unisul.br Resumo.

A INTERAÇÃO NA EAD É NECESSÁRIA

As Ferramentas de Interação do Ambiente Virtual de Aprendizagem: Instrumentos que Viabilizam as Inter-Relações entre Professores e Alunos. A inter-relação entre alunos e professores no ensino a distância é um fator muito importante no processo de ensino-aprendizagem e as ferramentas de interação devem viabilizar o desenvolvimento desse processo.

As Ferramentas de Interação do Ambiente Virtual de Aprendizagem: Instrumentos que Viabilizam as Inter-Relações entre Professores e Alunos

Realizamos neste estudo uma pesquisa descritiva qualitativa onde procuramos identificar quais são as ferramentas de interação existentes no ambiente Moodle, considerando a relação professor x aluno. Verificamos também as potencialidades de utilização destas ferramentas em propostas pedagógicas indicadas pelo próprio sistema Moodle e novas potencialidades, desenvolvidas por usuários destas ferramentas no Moodle. Percebemos que existem diversas ferramentas a serem utilizadas de forma interativa e que o seu uso pode variar de acordo com a sua função na proposta pedagógica do curso. Além disso, identificamos ferramentas da Web 2.0 que podem ser utilizadas em conjunto com as ferramentas formais do Moodle.

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: ELEMENTOS E FERRAMENTAS QUE INFLUENCIAM A INTERAÇÃO ONLINE.