background preloader

Estudios de Género

Facebook Twitter

El transgénero y la actitud de la revuelta (“Fuck you Judith Butler”) All About Michel Foucault. Judith Butler: As Questões de Gênero e Os Corpos que Importam | Cultura Visual Queer. Gênero enquanto categoria analítica « Ensaios de Gênero. Historiadora norte-americana, estudiosa das lutas operárias e feministas da França, especialmente no século XIX, Joan Scott argumenta, em seu clássico artigo Gênero: uma categoria útil de análise histórica (1995), datado originalmente de 1985, que embora a postura descritiva de gênero tenha inaugurada uma história das mulheres, pouco alterou os conceitos dominantes da disciplina, conforme comentamos em texto anterior.

A historiadora Joan Scott (1941-), autora de um clássico artigo para entender o gênero enquanto uma categoria analítica. Um dos grandes problemas para essa incorporação é a persistência do gênero em ser entendido como imutável, a-histórico e, no limite, “natural”, partindo-se do pressuposto de que os homens sempre dominaram as mulheres, nos diferentes espaços e tempos.

O corpo como uma construção social Ainda, a autora retoma as ideias de Michel Foucault e afirma que “Gênero é a organização social da diferença sexual percebida. Curtir isso: Curtir Carregando... It Gets Better Project.