background preloader

Brasil

Facebook Twitter

Relatorio Teofilo Otoni. Professor Sérgio Nadalin doa acervo de sua pesquisa à Casa da Memória - Notícia - Fundação Cultural de Curitiba. O historiador e professor Sérgio Odilon Nadalin doou, nesta quarta-feira (25), o acervo de sua pesquisa acadêmica à Casa da Memória de Curitiba, espaço mantido pela Fundação Cultural de Curitiba. Na solenidade estiveram presentes o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, o diretor de Patrimônio Histórico e Cultural, Hugo Tavares, e funcionários da Casa da Memória, sendo alguns ex-alunos de Nadalin.

Resultado de quase 50 anos de estudos, o acervo é composto por 10 mil fichas de famílias que contêm informações de três gerações, obtidas de registros de casamento, batismo e óbitos, da Comunidade Evangélica Luterana de Curitiba, cuja congregação é de origem e imigração germânica. "Essa é a pesquisa da minha vida e, ao passar as fichas, gostaria que meu entusiasmo fosse junto com elas", disse o professor. Esses documentos são de extrema importância para estudos demográficos e já abriram a possibilidade de um convênio com universidades alemãs. Autor: Assessoria de Imprensa da FCC imprimirvoltar. Buscador - CEMLA - Emigracao america latina.

FamilySearch Brasil, Rio Grande do Sul...greja Católica, 1738-1952. Primeiro livro de batizados da região - Sala Brusque Virtual. De Sala Brusque Virtual Genealogia Primeiro número: folha - Segundo número: assento Levantamento inicial: Jean R. Rul Revisão e complementação: Genésio Deschamps O objetivo desta obra é apenas de facilitar as pesquisas por aqueles que por ela se interessam, deixando-a cópia junto à Cúria Metropolitana de Florianópolis e as atuais paróquias sede de Gaspar, Brusque e Blumenau, bem como junto a Biblioteca Pública da Fundação Dr.

Jornais 1890. 711497 - DocReader LIGHT. Arquivo Publico do Estado do Espirito Santo. RELAÇÃO DOS NAVIOS QUE DE 1824 a 1830. Conteúdo da página: Relação de navios 1824 a 1830, 11/1868, 02/1869 e relação de passageiros RELAÇÃO DOS NAVIOS QUE DE 1824 a 1830, TROUXERAM IMIGRANTES/COLONIZADORES ALEMÃES PARA O BRASIL O 1º embarque foi efetuado pelo navio Argus, também chamado por alguns por Argo. Era capitaneado por B. Ehlers e Peter Zink. O comandante do transporte era Conrad Meyer. Partiu em 27.7.1823 do porto de Amsterdã na Holanda e chegou no Rio de Janeiro no dia 7.1.1824. O 2º embarque de emigrantes veio pelo navio Caroline, capitaneado por Jakob von der Wettern e tendo como Comandante de Transporte Von Kettler. Pelo navio Anna Louise veio o 3º embarque. O navio Germania trouxe a 4º leva de emigrantes. O 5º embarque viria ao Brasil pelo navio Georg Friedrich. Pelo Peter und Maria, capitaneado por Heinrich Hinzte viria a 6ª leva de emigrantes.

A 7ª leva viria pela Galera Hamburguesa Der Kranich cujo capitão era Claus Friedrich Becker e tendo como comandante do transporte Daniel von Fürstenrecht. Volta ao topo. Alemanha, Listas alemãs de imigrantes - Auswanderung. Da FamilySearch Wiki Alemanha Página Inicial Parte da busca dos pesquisadores de genealogia de imigrantes alemães é descobrir qual é a cidade de origem na Alemanha de seu ancestral imigrante, pois só assim as pesquisas genealógicas podem prosseguir em solo alemão. Uma forma de se conseguir esta informação é buscando por listas de emigrantes que deixaram a Alemanha, as chamadas Auswanderung Liste (Hochdeutsch - Alto Alemão). Várias destas listas estão disponíveis para consulta on line, gratuitamente.

Algumas destas lista apresentam informações bastante completas, indicando por vezes até mesmo a cidade de destino da família/indivíduo no Brasil. Porém, as informações mais comumente apresentadas são: - Nomes e sobrenomes; - Cidades de origem; - Data de emigração. Sabendo-se ao menos a região de origem de seu ancestral alemão, é possível através de um buscador de internet tentar localizar a existência de uma lista de emigrantes daquela região. Pesquisa divesos dados (pago) Antes de efetuar pagamento, pedimos a gentileza de aguardar a confirmação da existência do(s) sobrenome(s) em nosso Banco de Dados, que será enviada por e-mail. Você também poderá confirmar pelo fone 51 3472.4488. Caso seu(s) sobrenome(s) não conste(m) em nossas listagens nada será cobrado. Banco: Bradesco Titular: Projeto Imigrantes Ltda Agência: 3271-9 Conta Corrente: 547999-1 Banco: Banco do Brasil Titular: Projeto Imigrantes Ltda Agência: 0479-0 Conta Corrente: 6500-5 Banco: Caixa Econômica Federal ou Lotéricas Titular: Projeto Imigrantes ltda.

Agência: 3142 OP: 003 (jurídica) Conta Corrente: 227-0 Logo após efetuar o depósito, você deve confirmar o pagamento via fax ou e-mail. . * O prazo para envio das listagens, após a confirmação do pagamento, é de 24 horas úteis via e-mail. * Não serão cobradas despesas de envio. Agosto | 2011 |                         APERS participa da III Oficina Conceitual da FDRH arquivopublicors Eventos APERS, Arquivo Público RS, Eventos, FDRH, Políticas Públicas Na última sexta-feira, dia 26 de agosto, a servidora Márcia Reis da Divisão de Documentação do APERS participou da III Oficina Conceitual “Construindo a Pedagogia da Gestão Pública”, palestrada pelo Dr.

Sérgio Haddad, na Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH). A palestra teve como tema o “Estado e a Socidade Civil” abordando temas específicos da área de Ciências Políticas e Sociologia, fazendo uma análise histórica do Estado e de sua relação com a sociedade. A servidora, afirma ter gostado muito da palestra, e destaca o momentoem que Sérgio Haddad discutiu sobre a força política que a sociedade tem sobre o Estado.

Curtir isso: Curtir Carregando... Diretor do Arquivo Histórico Municipal de Alegrete visita APERS arquivopublicors Serviços APERS, Arquivo, Arquivo Municipal, Arquivo Público RS, Arquivo Publico, Visitas técnicas Visitas guiadas. Museu da Pessoa. P1 - Para começar eu queria que você me desse o seu nome, onde você nasceu, o nome de seus pais. R - Rubens José Paulella, nasci em São Paulo, em 13/05/43. Nome do pai Nicola Paulella, nome da mãe Antonia Pascalle Paulella. P1 - Você podia falar, pelo nome, um pouquinho da origem de seus pais e o que eles faziam? R - Meu pai, por parte de meu pai, são italianos, imigrantes... R - Vieram porque, eu tive oportunidade de ver, há alguns anos, de onde eles vieram, fui lá ver.

R - Vieram pra São Paulo, mesmo. R - Mas não foi o que eles fizeram. R - Não, não. R - Ele fez o primário, os pais eram separados, ele viveu jogado. R - A minha mãe nasceu na Itália, veio com dois anos de idade. R - Antonia. R - Não, mas na região onde eles moravam eram conhecidos. R - Com receio de uma nova guerra ele resolveu vir pra cá. R - Não sei o que é hoje, lá. R - Ao todo são cinco, do lado da minha mãe, e do outro lado eram três, meu pai e duas irmãs. R - Trabalhava numa fábrica, numa tecelagem, uma operária. Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Arquivo Público do Paraná. Arquivo Nacional. | Arquivo Público do Estado do Espírito Santo - Projeto Imigrantes | Arquivo Histórico de Joinville- Index. :: Brasil Alemanha :: O portal oficial da imigração alemã no Brasil. Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Nota Técnica Essa documentação se encontra no Arquivo Público do Estado de São Paulo e a busca a ela pode ser realizada pelo sobrenome do imigrante.

Feita a pesquisa, são dadas informações referentes à data de chegada do imigrante à hospedaria, sua idade, nacionalidade e parentesco. Apresenta ainda o número do livro e a página em que consta seu registro, a qual está disponível para ser visualizada em formato digital. Devido às dimensões e ao estado de conservação dos Livros de Registro do Memorial do Imigrante, e a fim de garantir o manuseio seguro deste material, a digitalização foi realizada com o scanner planetário Zeutschel OK300, único no Arquivo com capacidade de capturar imagens de encadernados até o tamanho A1. Todavia, apesar de atender aos padrões de qualidade exercidos no Arquivo, o equipamento não produz imagens digitais coloridas. Genealogia RS :: Contato.