background preloader

2 - Religião/Igrejas

Facebook Twitter

A Religião e o Homem. Cathédrale Notre Dame de Paris. Bing. CRISTIANISMO - história, princípios, dez mandamentos, festas religiosas. Reforma Protestante e Contra-Reforma. Reforma Protestante e Contra-ReformaAs Reformas Religiosas, surgimento das religiões protestantes, luteranismo calvinismo, anglicanismo, Contra-Reforma Católica, Tribunal da Inquisição, Concílio de Trento, resumo, causas Martinho Lutero: criador da religião Luterana Causas O processo de reformas religiosas teve início no século XVI.

Reforma Protestante e Contra-Reforma

Podemos destacar como causas dessas reformas: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista. A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. No campo político, os reis estavam descontentes com o papa, pois este interferia muito nos comandos que eram próprios da realeza.

O novo pensamento renascentista também fazia oposição aos preceitos da Igreja. Budismo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Budismo

Budismo (páli/sânscrito: बौद्ध धर्म Buddha Dharma) é uma religião[1] e filosofia[1] [2] não-teísta[1] que abrange uma variedade de tradições, crenças e práticas, baseadas nos ensinamentos atribuídos a Siddhartha Gautama, mais conhecido como Buda (páli/sânscrito: "O Iluminado"). Buda viveu e desenvolveu seus ensinamentos no nordeste do subcontinente indiano, entre os séculos VI e IV a. C.[3] . Ele é reconhecido pelos adeptos como um mestre iluminado que compartilhou suas ideias para ajudar os seres sencientes a alcançar o fim do sofrimento (ou Dukkha), alcançando o Nirvana (páli: Nibbana) e escapando do que é visto como um ciclo de sofrimento do renascimento.[4] Os ensinamentos de Buda Shakyamuni chegaram ao Tibete pela primeira vez no século V. As quatro escolas; posteriormente, após um período em que um dos reis tentou dizimar o budismo do país, houve um novo fluxo de mestres indianos e novas traduções de textos sagrados.

Judaísmo. Judaísmo A história dos judeus, livros sagrados, símbolos e rituais da religião judaica, festas religiosas Torá: livro sagrado do judaísmo Introdução O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história.

Judaísmo

Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida. Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes. Conhecendo a história do povo judeu A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo. Jerusalém é transformada num centro religioso pelo rei Davi. Em 721 a.C começa a diáspora judaica com a invasão babilônica. No século I, os romanos invadem a Palestina e destroem o templo de Jerusalém. Os livros sagrados dos judeus Rituais e símbolos judaicos Memorá : candelabro sagrado As Festas Judaicas Veja também: Hinduísmo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hinduísmo

Hinduísmo é uma tradição religiosa[1] que se originou no subcontinente indiano. Frequentemente é chamado de Sanātana Dharma (सनातन धर्म) por seus praticantes, frase em sânscrito que significa "a eterna (perpétua) dharma (lei)"[2] O vasto corpo de escrituras do hinduísmo se divide em shruti ("revelado") e smriti ("lembrado"). Estas escrituras discutem a teologia, filosofia e a mitologia hinduísta, e fornecem informações sobre a prática do dharma (vida religiosa). Entre estes textos os Vedas e os Upanixades possuem a primazia na autoridade, importância e antiguidade.

Os hindus acreditam num espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por divindades individuais. A teologia hinduísta se fundamenta no culto aos avatares (manifestações corporais) da divindade suprema, Brâman. Os hindus cultuam cerca de 330 mil divindades diferentes.[12] Etimologia[editar | editar código-fonte] Divisões[editar | editar código-fonte] Islamismo. História do Islamismo Maomé , História da religião islâmica, doutrinas , Alcorão, Expansão do Império Islâmico, preceitos religiosos, Festas e lugares sagrados , Divisões do Islamismo, império árabe.

Islamismo

Caaba na cidade de Meca: local sagrado dos muçulmanos Introdução A religião muçulmana tem crescido nos últimos anos (atualmente é a segunda maior do mundo) e está presente em todos os continentes. Porém, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. Assim como as religiões cristãs, a religião muçulmana é monoteísta, ou seja, crê na existência de apenas um deus, Alá ou Allah (palavra para designar Deus em árabe). Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão ou Corão. Vida do profeta Maomé Muhammad (Maomé) era da tribo de coraich e nasceu na cidade de Meca no ano de 570.

O Alcorão ou Corão é um livro sagrado que reúne as revelações que o profeta Maomé recebeu do anjo Gabriel. Mosteiro dos Jerónimos. Conferência Episcopal Portuguesa.