
untitled Como trabalhar as definições de literatura em sala de aula - Definições valiosas COMPREENSÃO REAL A turma do Centro Educacional Frei Seráfico estuda literatura usando um jornal literário. Fotos: Pedro Motta Uma situação paradoxal paira sob as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental: a literatura não tem merecido a devida atenção nas aulas de Língua Portuguesa, embora estudar as questões literárias seja um dos objetivos da disciplina. Às vezes, a garotada até é convidada a ler algumas produções do tipo ou os professores as apresentam em aulas expositivas. Mas é raro encontrar estudantes debruçados sobre textos literários, aprendendo a ler e analisá-los. Com esse quadro, não é de estranhar que, ao perguntar "o que é literatura?" Não faz sentido, portanto, o docente dizer que trabalhou com literatura em sala se não desenvolveu um trabalho para investigar qual a natureza e a função dela. PESQUISA HISTÓRICA Os alunos investigam o cotidiano da cidade no século 19 para entender a literatura da época No entanto, definir o que é literatura não é fácil. LITERATURA É...
Pedagógico 36ª Coordenadoria Regional de Educação Aprenda português com o cinema brasileiro A língua portuguesa pode ser aprendida em vários meios: com a música, na televisão, em casa com os pais e familiares, na escola com os professores e colegas e também com filmes! Isso mesmo! Os dois assuntos são muito ricos: falar da sétima arte já é uma ciência em si. Não, é sempre bom lembrar que o cinema é uma linguagem assim como o português. Mas também nunca é demais de enfatizar que o cinema é uma arte. Então, vamos falar de alguns filmes que marcaram o cinema brasileiro e que podem nos ensinar algumas coisas sobre a língua portuguesa. Cinema Novo: denunciar uma realidade A primeira corrente cinematográfica brasileira, o cinema novo teve muita influência do neorrealismo italiano e da nouvelle vague francesa. As duas correntes estrangeiras começaram a tratar de assuntos simples nas telas como o cotidiano, a vida das famílias pobres, a realidade social das pessoas etc. O neo-realismo italiano foi inspirado no realismo francês poético. Um traço muito forte é a intertextualidade.
BLOG DA ESCOLA OSVALDO ARANHA Material didático – português para alunos estrangeiros | Estante da Denise Apostilas Material didático usado em aulas de Português como língua estrangeira na Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível para uso. Contém material sob copyright original – não pode ser comercializado sob nenhuma forma. Para baixar, clique nos links. ple2013 gramática – Apostila inicial, formada com exercícios de fontes diversas e cujo objetivo é iniciar os alunos sem conhecimento prévio da língua. apostila 2014 -Versão 2014 da apostila usada no primeiro semestre da disciplina. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS I versão 2015 – material usado no curso para iniciantes. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS II versão 2015 1 final – material usado no curso para alunos de nível intermediário. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS iniciante versão 2015 – material usado no curso para iniciantes. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS II 2017 textos – material usado em turmas de alunos de nível intermediário. Brasil na Tela – Materiais didáticos produzidos por professores em formação na Universidade Federal de Juiz de Fora.
Pulso - Corrida, triatlo, caminhada e uma pitada de aventura - Iúri Totti: O Globo Com a participação de aproximadamente 1.500 competidores, representando 38 países e divididos nas categorias Elite e Faixa Etária, acontece, neste domingo (9/11), pela primeira vez, uma etapa do Ironman Brasil em Fortaleza, juntando-se ao tradicional de Florianópolis, realizado em maio na capital catarinense desde 2000. Na capital cearense, os atletas enfrentarão 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida que, aliados ao calor e os fortes ventos da região, colocarão à prova a resistência e preparo de cada um dos "homens e mulheres de ferro". A largada será no Marina Park Hotel, às 5h50m, para os atletas da categoria Elite e, às 6h, para os atletas Faixa Etária. Em jogo estão 50 vagas aos atletas Faixa Etária para o Mundial de Ironman em 2015, no Havaí, além de importantes pontos no ranking para os atletas da Elite, que também dividirão um prêmio de U$ 75 mil, entre os oito mais bem colocados, no masculino e feminino.
Crie seus mapas mentais online - Em qualquer dispositivo | MindMeister Lei de Diretrizes e Bases da Educação A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61). A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Educação Infantil – creches (de 0 a 3 anos) e pré-escolas (de 4 e 5 anos) – É gratuita mas não obrigatória. Ensino Superior: É de competência da União, podendo ser oferecido por Estados e Municípios, desde que estes já tenham atendido os níveis pelos quais é responsável em sua totalidade. A educação brasileira conta ainda com algumas modalidades de educação, que perpassam todos os níveis da educação nacional.
A crônica a serviço da reflexão crítica. Crônica em sala de aula Há descobrimentos de origens. Mais belos são os descobrimentos de destinos. Talvez, então, se os políticos por vocação se apossarem do jardim, poderemos começar a traçar um novo destino. (Folha de S. 2012 – ano de eleições e para subsidiar a temática da presente discussão ninguém melhor que ele: Rubem Alves. Sim, destinos, todos, inclusive eles, os educandos, apesar de muitos ainda não terem atingido os 16 anos de idade, tampouco a idade obrigatória para exercer o dever de cidadania por meio do voto, estamos sedentos para conferir dos direitos que assistem a todos os cidadãos, sobretudo, para não irmos muito adiante, seremos bem precisos, justamente para citar os básicos, tais como saúde, segurança, educação, saneamento básico, isso para não falar sobre os muitos outros, que porventura andam por aí jogados ao léu, esquecidos, abandonados. Sobre política e jardinagem De todas as vocações, a política é a mais nobre. ‘Política’ vem de polis, cidade. Amo a minha vocação, que é escrever.