Como incentivar a leitura na infância? 14 formas de ensinar seu filho a gostar de ler. A infância é o melhor momento para formar o hábito da leitura e se apaixonar pelo mundo dos livros. Conheça agora 14 formas de ensinar seu filho a gostar de ler! As famílias têm um papel muito importante no incentivo do hábito da leitura nas crianças. Mas com a correria do dia a dia e tantos estímulos da era digital, como é possível estimular um filho a gostar de ler? O primeiro passo é pensar na leitura como uma oportunidade de passar tempo de qualidade com os pequenos. Assim, a família pode criar momentos de diversão que ao mesmo tempo incentivam o desenvolvimento das crianças. Além disso, existem algumas dicas práticas de como incentivar seu filho a gostar de ler desde pequeno que podem ser úteis.
Continue lendo para saber quais são elas! Benefícios da leitura para as crianças A leitura é uma experiência riquíssima para o desenvolvimento infantil. Como incentivar seu filho a gostar de ler 1. 2. É uma boa ideia ter um lugar apropriado e aconchegante para mergulhar na leitura. 3. 4. 5. 6. O meu filho não quer mais ler: 10 dicas para continuar a incentivar a leitura na pré-adolescência. Um sofá, uma televisão sempre ligada. Um game, olhares concentrados. Um convite dos amigos para brincar, muitos cursos extracurriculares. Tempo ou disponibilidade para ler por prazer? Quase nada. Os anos passam e, se antes era mais fácil controlar as atividades que seu pequeno fazia, agora é quase impossível, já que quanto mais velhos, mais definidos os seus gostos, preferências e personalidade ficam.
Como manter o interesse pelos livros nesta fase? Incentivar a leitura é sempre algo desafiador. Para contagiar alguém e dar a esse alguém um pouco do seu desejo de ler é preciso sentir verdadeiramente esse desejo. 10 dicas para continuar a incentivar a leitura na pré-adolescência Pensando em todos estes desafios, listamos aqui alguns aspectos a serem levados em consideração para melhorar o hábito de leitura em casa com seu pequeno. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. E você? Sarah Helena. 9 dicas para incentivar a leitura na adolescência. Alguns jovens chegam à adolescência tendo já desenvolvido o gosto pela leitura. Mas há algumas táticas que podem incentivar aqueles que ainda torcem o nariz para os livros. Se um adolescente não está acostumado a ler, é pouco provável que torque o smartphone por um livro durante uma tarde, mas os pais podem o incentivar a entrar no mundo da leitura.
Algumas destas dicas podem ajudar a despertar o interesse pela leitura na adolescência: Não se oponha a livros que interessem a eles. Com informações de Hacer Familia. Recomendamos também: 10 dicas para adolescentes e jovens conviverem bem com seus avós Por dentro do cérebro adolescente O que fazer quando um filho adolescente quer começar a namorar. Como incentivar a leitura na adolescência? Alguns adolescentes gostam de ler, outros nem tanto. Existem algumas dicas para incentivar a leitura na adolescência. Se o jovem não tem o hábito de leitura, é um pouco mais difícil que este troque o seu smartphone por um livro numa tarde livre. Ainda assim, os pais podem ter um papel preponderante nesse incentivo. Como incentivar a leitura na adolescência Assim, aqui lhe deixamos algumas dicas para incentivar a leitura na adolescência: 1. Existe uma grande diversidade de oferta na literatura juvenil. 2. Se o jovem ler pouco, os livros de BD podem ser uma boa forma de começar. 3.
Dessa forma será mais fácil suscitar o interesse pela leitura. 4. É fulcral dotar os adolescentes de liberdade para a tomada de decisão. 5. Porque não aliar a tecnologia à leitura? 6. Ainda que a intenção seja boa, os tempos mudam e o que foi um êxito literário na sua infância não tem de ser na geração dos seus filhos. 7. 8. 9. Este é talvez o mais importante ponto de partida para adquirir hábitos de leitura. Como incentivar os filhos a ler na adolescência? A prática da leitura é uma das experiências que mais contribuem para o desenvolvimento intelectual de uma pessoa, independentemente da idade. Através dos livros, somos levados para outros lugares, conhecemos momentos históricos e aprendemos novas informações sobre diversos assuntos. Entre os adolescentes, não é raro encontrar aqueles que não se interessam pelos livros e preferem adotar outros passatempos, como os celulares, computadores e videogames.
Porém, os pais podem incentivar seus filhos a criar o hábito de ler livros. Para ajudá-los nessa missão, separamos algumas dicas que podem ser úteis nesse momento. Leitura não é obrigação As pessoas têm a tendência de serem resistentes àquilo que é colocado como obrigatório por alguém. Por isso, evite tratar desse assunto como um compromisso extremamente sério com os adolescentes. Em conjunto com isso, tente abordar assuntos com seu filho que sejam de interesse dele e aos poucos inclua informações tiradas de livros, por exemplo.
Dê o exemplo. Dicas para incentivar a leitura na adolescência. A adolescência, conhecida como fase de descobertas e transformações, pode ser um período ideal para o incentivo à leitura. O hábito de ler pode contribuir para a compreensão de textos, aumento da criatividade e na diminuição do stress e da ansiedade. Diante da pandemia do coronavírus, algumas ações podem contribuir para o aumento da leitura neste período. Uma pesquisa da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, comprovou que a leitura provoca no cérebro humano sensações como se o leitor tivesse realmente vivido o momento do livro. “Nessa fase em que o adolescente está descobrindo o mundo e formando suas opiniões, as leituras vêm como uma ferramenta importante de conhecimento, de compreensão das suas perspectivas, dos seus desejos e dos projetos de vida”, reforça Carla Tossato, Coordenadora Educacional da Área de Projetos da Rede Marista de Educação Básica.
Criatividade e imaginação Neste sentido, a escola cumpre um papel essencial e pode ser uma fonte de incentivo desses hábitos.