background preloader

Anarchismi

Facebook Twitter

Zapatista (1999) legendas - Zapatista (1999) (EUA, 1999, 55min - Produção: Big Noise) Os Zapatistas são uma grande lição de vida para todos os povos do mundo, que cada vez estão mais a mercê dos interesses das grandes corporações.

Zapatista (1999)

Eles representam o inconformismo de uma população decorrente do Acordo de Livre Comércio, a Nafta, e a consequente ameaça de destruição de seus recursos naturais, sua cultura local, seus meios de sobrevivência. Além disso, eles lutam não apenas por um país mais justo, mas sim por um mundo mais justo. Como disse Manu Chao, a Europa só despertou para as reais implicações da Globalização para a população mundial quando ouviu os indígenas da Selva dos Chiapas. Maria Lacerda de Moura Page: (1887-1945), anarchist-feminist; from the Daily Bleed's Anarchist Encyclopedia: A Gallery of Saints & Sinners; Labor, Radical, Poets, Anarchists, Anti-Authoritarians... Maurício Tragtenberg. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Maurício Tragtenberg

Roberto Freire (psiquiatra) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Roberto Freire (psiquiatra)

Entre suas obras literárias mais importantes figuram Cléo e Daniel (história que foi levada ao cinema, com Myriam Muniz, Sônia Braga e John Herbert, entre outros), Sem entrada e sem mais nada, Coiote e os ensaios Utopia e Paixão, Sem Tesão Não Há Solução e Ame e dê Vexame. Escreveu também contos eróticos, literatura policial e infantil. Na televisão, teve quadros em programas como TV Mulher e escreveu os primeiros capítulos da fracassada telenovela O Amor é Nosso, exibida em 1981, com Wilson Aguiar Filho.

Posteriormente ambos seriam substituídos por Walter Negrão. Também escreveu para os programas A Grande Família e TV Mulher. Edgard Leuenroth. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Edgard Leuenroth

Anarquismo. Pedagogia libertária. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pedagogia libertária

Podem-se definir três grupos de entendimento da educação na sociedade: educação como redenção, educação como reprodução e educação como transformação. A pedagogia libertária, assim como as demais pedagogias progressistas, segue a tendência filosófico-política da educação como transformação da sociedade. A pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e autogestionário em que ela o institui, com base na participação dos grupos, mecanismos institucionais de mudança, através de assembléias, conselhos, eleições, reuniões e associações.

Pedagogia Libertária e as Matérias Escolares[editar | editar código-fonte] Silvio Gallo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Silvio Gallo

Silvio Donizetti de Oliveira Gallo (Campinas, 17 de setembro de 1963) é um pedagogista e filósofo anarquista brasileiro, autor de uma série de publicações fundamentais que o tornaram um dos principais expoentes da pedagogia libertária no Brasil. Formação[editar | editar código-fonte] Em 1986 Gallo se formou no curso de Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em 1990 tornou-se mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, sua dissertação de mestrado, intitulada Educação anarquista: por uma pedagogia do risco1 seria publicada alguns anos depois com o título Pedagogia do Risco: Experiências Anarquistas em Educação. Em 1993 recebe o título de doutor em Educação também pela Universidade Estadual de Campinas, com a tese intitulada Autoridade e a construção da liberdade: o paradigma anarquista em educação2 .

A-Infos: Notiziario anarchico. Links. Biblioteca Libertária. Para contactar: Comenta os artigos e/ou escreve para:infodiasms@gmail.com A ter sempre presente: «O anarquismo é minoritário, no entanto, tal facto nunca foi para nós motivo de impedimento.

Biblioteca Libertária

Os anarquistas sabemos aproximadamente o que queremos e quais os caminhos que nos podem levar nessa direção. HISTÓRIA DO MOVIMENTO ANARQUISTA EM PORTUGAL. Tradução: Felipe Corrêa É um erro assumir que os anarquistas ignoram a complexidade da vida social.

HISTÓRIA DO MOVIMENTO ANARQUISTA EM PORTUGAL

Pelo contrário, os anarquistas clássicos sempre rejeitaram aquele tipo de “simplicidade” que dissimulam a arregimentação em favor da complexidade natural que reflete a riqueza e a diversidade multifacetadas da vida social e individual. O matemático cibernético John B. McEwan, ao escrever sobre a relevância do anarquismo para a cibernética, explica: HISTÓRIA DO MOVIMENTO ANARQUISTA EM PORTUGAL. HISTÓRIA DO MOVIMENTO ANARQUISTA EM PORTUGAL. Primeiro de Maio Anarquismo, o Massacre de Haymarket e os Mártires de ChicagoFelipe Corrêa Todos os anos nos deparamos com as tais festas do Primeiro de Maio, promovidas pelas grandes centrais sindicais e que enchem praças e avenidas com milhares de pessoas.

HISTÓRIA DO MOVIMENTO ANARQUISTA EM PORTUGAL

Com o objetivo de atrair o público, em meio aos shows de artistas famosos, sorteiam até carros e apartamentos. Esquecemos, no entanto, que as origens dessa data tão importante marcam a luta dos trabalhadores contra as mazelas do capitalismo e suas brutais conseqüências sobre homens e mulheres. Como sempre, a história é contada pelos vencedores, e assim também aconteceu com a história do Primeiro de Maio, que até hoje não é muito conhecida. A mobilização dos operários de Chicago e de outros lugares do mundo aos fins do século XIX, reivindicando a jornada diária de oito horas de trabalho refletia uma luta contra o sistema capitalista e as péssimas condições a que estavam submetidos os trabalhadores.

Por que somos contra a propriedade intelectual. Por que somos contra a propriedade intelectual?

Por que somos contra a propriedade intelectual

Pablo Ortellado pablo@riseup.net Enquanto a publicação aberta é uma característica bastante conhecida do site do Centro de Mídia Independente1 (CMI), a idéia irmã, de “copyleft”, de subversão dos direitos autorais, é ainda muito pouco conhecida e discutida. No rodapé da página principal do site, ao invés da tradicional nota lembrando os direitos autorais, lemos o seguinte: “(C) Centro de Mídia Independente. B.L.C.C. - (Biblioteca Libertária de Contra-Cultura) Malatesta_anarquismo.pdf (objeto application/pdf) Biblioteca Libertaria. The Italian Anarchist movement today.