background preloader

História Medieval II

Facebook Twitter

FILMES E DOCS. Monthy Python Em Busca do Cálice Sagrado. O sétimo selo - 1956 - completo - legendado em português. 2 - ENTREVISTAS - APRESENTACAO.pdf. ENTREVISTA: O ensino na Idade Média - Nilton Mullet Pereira. É um equívoco utilizar conceitos do presente para entender o passado, como a Idade Média.

ENTREVISTA: O ensino na Idade Média - Nilton Mullet Pereira

Da mesma forma, entender que apenas as letras são passíveis de transmitir cultura e ciência também é incorreto. Os homens medievais, por exemplo, valiam-se muito mais da expressão oral para a transmissão do conhecimento do que da palavra escrita, tão cara à Modernidade. As opiniões são do historiador Nilton Mullet Pereira, em entrevista por e-mail à IHU On-Line. “Estamos projetando os conceitos do presente para ler a realidade medieval”, relata.

“Não há dúvida de que a Igreja era a grande responsável pelo ensino e certamente muitos livros foram censurados ou proibidos pela Igreja. Art.07_Ensino_Historia_Medieval_Jose_Luis_Oliveira.pdf. LIVROS. Ginzburg, carlo o queijo e os vermes. Engels: La Guerra de los Campesinos en Alemania. Artigos. História (São Paulo) - The functions of the Last Judgement as religious image. As funções do Juízo final como imagem religiosa The functions of the Last Judgement as religious image Tamara Quírico Historiadora da Arte - Doutora em História Social - IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Rua da Imprensa, 16 - sala 910, CEP: 20030-120, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

História (São Paulo) - The functions of the Last Judgement as religious image

E-mail: tquirico@gmail.com O uso de imagens como fonte histórica vem sendo motivo de debate há algumas décadas. Palavras-chave: Juízo final; Função das imagens; Arte medieval. The use of images as historical sources has been reason for debate for some decades. Keywords: Final Judgement; Function of the images; Medieval art. Homo, memento finis, et in aeternum non peccabis. Ao menos desde o século XVI os historiadores questionam o problema do uso de imagens e objetos, considerados atualmente como artísticos, para a construção do conhecimento histórico. A adequada percepção de uma imagem estará sujeita, sem dúvida, ao momento histórico em que ela estará sendo discutida.

Viver-nas-cidades-medievais-uma-anc3a1lise-crc2b4tica1.pdf. Varia Historia - Old and new relations between medievalists and their sources. Velhas e novas relações entre os medievalistas e suas fontes* Old and new relations between medievalists and their sources Dulce Oliveira Amarante dos Santos Doutora em História social pela USP Professora de História Medieval da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás.

Varia Historia - Old and new relations between medievalists and their sources

Caixa Postal 131, 74001-970 - Goiânia, GO, Brasil doas52@hotmail.com O enfoque desse artigo é a maneira como os medievalistas hoje se relacionam com seus documentos na prática cotidiana do seu ofício e, mais particularmente, os desafios e as dificuldades enfrentadas, em particular, por aqueles interessados em temáticas interdisciplinares relacionadas à história social da medicina do período. Palavras-chave fontes históricas, métodos, Idade Média Keywords historical sources, methods, Midlle Ages A diversidade dos testemunhos históricos é quase infinita. Ensino de História Medieval.

Varia Historia - The Medieval Portuguese History: preservation, ordinance and forgetfulness. A história portuguesa medieval: preservação, ordenação e esquecimento The Medieval Portuguese History: preservation, ordinance and forgetfulness Susani Silveira Lemos França Doutora em Cultura Portuguesa/ Universidade de Lisboa.

Varia Historia - The Medieval Portuguese History: preservation, ordinance and forgetfulness

Professora de História Medieval. UNESP – Campus de Franca. Os últimos séculos da Idade Média, nomeadamente os séculos XIII, XIV e XV, são marcados na Europa por uma crescente preocupação em fixar por escrito os diversos saberes e eventos, preocupação que, ligada às tentativas de sistematizar a organização dos reinos, contribui significativamente para a ascensão das línguas vulgares como línguas dos mais variados gêneros – de documentos jurídicos e administrativos a textos de caráter filosófico e histórico. Palavras-chave Portugal, Idade Média, crônicas During the last centuries of Medieval Europe there was a preoccupation by writing.

Key words Portugal, Middle Ages, chronicles. Revista Brasileira de História - O selvagem na "gesta Dei": história e alteridade no pensamento medieval. O selvagem na "gesta Dei": história e alteridade no pensamento medieval Klaas Woortmann Professor de Ciências Sociais da UNB O propósito do artigo é examinar a noção de selvagem no pensamento medieval e sua relação com o sentido de história.

Revista Brasileira de História - O selvagem na "gesta Dei": história e alteridade no pensamento medieval

Resultado da combinação de idéias herdadas da Grécia antiga, da tradição judaica e de concepções européias pré-cristãs integradas a uma concepção providencialista da história, a noção de selvagem surge como mediadora das relações de alteridade no tempo e no espaço. Concomitantemente, revela a dificuldade de lidar com a diferença. Cadernos Pagu - A história do corpo feminino e masculino no ocidente medieval. A história do corpo feminino e masculino no ocidente medieval* Diogo da Silva Roiz Professor do departamento de História da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campus de Amambaí (em afastamento integral para estudos); doutorando em História pela UFPR (bolsa CNPq). diogosr@yahoo.com.br O corpo está no centro de toda relação de poder.

Cadernos Pagu - A história do corpo feminino e masculino no ocidente medieval

Mas o corpo das mulheres é o centro, de maneira imediata e específica (Perrot, 2005:447). Deste modo, Michelle Perrot, em 1994, sintetizava as relações de poder que mediavam estreitamente os debates sobre "gênero" na Europa. Não faz muito tempo, os estudos históricos se abriram para um conjunto de temas e objetos mais amplos. No entanto, o problema, muitas vezes, está em operacionalizar adequadamente um procedimento de pesquisa à análise de certos objetos. Resumo baixa idade media. Medievo-hq. O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE. PEREIRA, Nilton Mullet. Ensino de História, Medievalismo e Etnocentrismo. Riso_Ritual_Cultos_Pagaos_e_Moral_Crista_na_Alta_Idade_Media.pdf. Império Carolíngio.

Varia Historia - Origin and memory of medieval universities the preservation of an educational institution. Origem e memória das universidades medievais a preservação de uma instituição educacional Origin and memory of medieval universities the preservation of an educational institution Terezinha Oliveira Pós-Doutora/USP.

Varia Historia - Origin and memory of medieval universities the preservation of an educational institution

Universidade Estadual de Maringá. Av. Analisamos a universidade medieval a partir de dois olhares distintos, mas unidos, que formam a idéia de totalidade desta instituição. Palavras-chave: universidade medieval, Tomás de Aquino, memória histórica Medieval university was analyzed in two different angles, but each one connected to the other, thus conveying the idea of totality of the institution. Key words: Medieval university, Tomás de Aquino, memory Analisaremos a universidade medieval sob duplo aspecto, mas que se encontram unidos e formam a idéia de totalidade desta instituição. A noção de totalidade permeia, metodologicamente, a pesquisa e a exposição, pois possibilita a compreensão desta instituição na sua essência, a da universalidade. 6. 12.