background preloader

Blog do Gramaticando - Gramática Online

Blog do Gramaticando - Gramática Online

http://www.blogdogramaticando.com/

Related:  essectropical1

Gêneros textuais: quais são? - Norma Culta Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida. Os diferentes gêneros textuais se adequam ao uso que se faz deles. Adequam-se, principalmente, ao objetivo do texto, ao emissor e ao receptor da mensagem e ao contexto em que se realiza.

Língua Portuguesa Conectivos Conectivos são palavras ou expressões que interligam as frases, períodos, orações, parágrafos, permitindo a sequência de ideias. Esse papel é desempenhado, sobretudo, pelas conjunções,... As 10 classes de palavras ou classes gramaticais

Gramática. Gramática da Língua Portuguesa - Mundo Educação Gramática tem como objetivo regular o uso da língua, constituindo um conjunto de normas que orientam o uso padrão-culto da língua. A língua, por ser viva, passa constantemente por transformações, o que causa distanciamento entre aquilo que se realmente pratica e aquilo que as normas estabelecem, porém, nem por isso a gramática deve ser ignorada, uma vez que existe uma norma culta que deve ser conhecida e considerada por todos. Podemos considerar alguns tipos de Gramática:

Português no Mundo Português no Mundo Atualmente, o português é língua oficial de oito países (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste). Apesar da incorporação de vocábulos nativos e de modificações gramaticais e de pronúncia próprias de cada país, as línguas mantêm uma unidade com o português de Portugal. O português também é falado em pequenas comunidades, reflexão de povoamentos portugueses datados do século XVI, como é o caso de:

Departamento de Português e Literaturas de Língua Port... O Língua Livre Podcast é um trabalho autônomo (sem vínculo institucional com o Colégio Pedro II) e sem fins lucrativos, produzido por duas professoras de educação básica. Seus episódios encontram-se disponíveis nas principais plataformas agregadoras de podcast, tais como Spotify, Megafono, Google Podcasts, Apple Podcasts e Castbox. No nosso site (www.lingualivre.com), também são publicados artigos de opinião e resenhas de filmes. Ele hospeda, ainda, o “Calafrio”, um spin-off do Língua Livre, que se constitui em audiodramas de contos brasileiros contemporâneos de terror e de suspense, gravados por alunos do Ensino Médio dos Campi São Cristóvão III e Centro, do Colégio Pedro II. Quem somos:

Mudando a forma de aprender Eu amo como a GoConqr me permite usar a criatividade! Usamos as ferramentas GoConqr para preparar clientes para as qualificações PHR e SPHR. Os mapas mentais são especialmente úteis na quebra de objetivos para criar um guia de aprendizagem visual! Sandra M. Reed, HR & Management Consultant, EUA Eu estou convencido que a GoConqr contribuiu muito para nossos excelentes resultados, que foram os melhores até então vistos.

Portugues x Brasileiro A Carminha chegou de Portugal para visitar a Alzira. A Alzira achou o sotaque da Carminha muito engraçado e a Carminha morreu de rir do sotaque da Alzira. Mas apesar dos sotaques e das diferenças elas se entenderam muito bem! Português dever ser a língua mais afetuosa que há, porque só em Português tem uma palavra tão linda como saudade! Leia as cartinhas da Alzira para a Carminha explicando "tim tim por tim tim" como se fala no Brasil!

Exercícios de Português Exercícios de interpretação de texto A interpretação de texto envolve a leitura e a compreensão de textos escritos. Confira abaixo 23 exercícios sobre interpretação textual, de vestibular e de Enem, e também exercícios inéditos... Exercícios de concordância verbal A concordância verbal é a relação harmônica estabelecida entre as flexões do sujeito e do verbo. Português - Gramática da Língua Portuguesa O português é o quinto idioma mais falado mundo - mais de 260 milhões de pessoas utilizam como língua principal para se comunicarem. Entre os países que o tem como idioma oficial, citamos o Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial (Leia mais em Lusofonia). Em 1990 foi criado o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que tem por objetivo padronizar a escrita de algumas palavras em todos os países que o utilizam oficialmente. O Brasil aderiu ao acordo em 2009. Bandeiras dos principais países em que o Português é idioma oficial. No Brasil, o idioma é regulado pela Academia Brasileira de Letras.

Exercícios de Literatura Exercícios sobre Barroco O Barroco é uma escola literária que surgiu no século XVII e tem como principais características o dualismo, o exagero e a riqueza de detalhes. Confira abaixo as questões sobre o barroco no... Questões sobre romantismo Teste seus conhecimentos sobre o Romantismo no Brasil, em Portugal, as fases e as principais características do movimento. Responda as questões e confirme as respostas comentadas por nossos...

Related: