background preloader

PPPLE - Portal do Professor de Português Língua Estrangeira

PPPLE - Portal do Professor de Português Língua Estrangeira

http://www.ppple.org/

Related:  lilianaroxanaENSINAR LÍNGUA PORTUGUESARecursos para o ensino do português

A representação do Nordeste pelos personagens do “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna 4 aulas de 100 minutos cada. Estratégias e recursos: Computador e ou internet ou televisão e dvd; projetor; discussão oral e coletiva; atividades em grupo; exposição oral; produção de ensaio e texto expositivo-argumentativo; perfomance artística. Atividade 1 O objetivo dessa atividade é comparar a obra de Suassuna entre versão impressa e cinematográfica.

Poder ou puder - Dúvidas de Português no Dicio As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Puder é a forma do verbo no futuro do subjuntivo: quando eu puder.Poder é a forma do verbo no infinitivo impessoal: eu não vou poder. Muitos falantes fazem confusão entre estas duas palavras, utilizando a forma no infinitivo impessoal poder em vez da forma no futuro do subjuntivo puder. Quando usar puder? Puder é a forma do verbo poder conjugada na 1.ª ou 3.ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo.

Material Didático - Rede Brasil Cultural O material está estruturado em três níveis. No Nível 1, o aluno usa estruturas simples da língua e vocabulário reduzido, a fim de interagir em situações cotidianas. No Nível 2, o aluno é capaz de compreender e produzir textos de variados gêneros e temas relativamente diversos, inclusive em contextos mais complexos. Gramática sem decoreba Há anos se fala de uma concepção diferente do ensino de gramática, mas pouca coisa mudou.O professor sabe que decorar regras e ler a gramática (que deve ser usada só para consulta) não funcionam. Isso porque somente o estudo teórico não leva ninguém a falar, ler e escrever melhor.Como muitos educadores ainda não descobriram outra forma de abordar o tema, simplesmente o deixam de lado. O resultado é que o conteúdo praticamente desapareceu da sala de aula. Essa parte da língua foi relegada porque se acreditava que ela não dava competência para redigir bem. "Nos anos 1990, essa idéia começou a ser questionada", observa Kátia Lomba Brakling, uma das autoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa de 1ª a 4ª série e de 5ª a 8ª. "Tudo o que se vê nos programas de leitura mostrou que esse é mais um dos componentes a ser abordado quando se fala em reflexão sobre a língua."

Vocabulário em Português - Materiais Escolares Hoje vamos aprender os objetos que usamos em sala de aula para aumentar seu vocabulário em português! Livro Caderno Caneta Lápis Lapiseira Borracha Estojo Régua Tesoura Agenda ou bloco de anotações Corretivo Lápis de cor Canetinha Papel Folha Marcador de texto (ou marca texto) Marcador para quadro branco Apagador Quadro Mochila Computador Teclado Mouse Mesa Cadeira Palavras masculinas: livro, caderno, lápis, estojo, bloco de anotações, corretivo, lápis de cor, papel, marcador (de texto, para quadro branco), apagador, quadro, computador, teclado e mouse. Palavras femininas:

Coordenação do Ensino Português na Alemanha / Portugiesische Bildung und Schulwesen Documentos orientadores Guia para a nova ortografia (versão integral).Guião de implementação do programa de Português do Ensino Básico – Conhecimento explícito da língua (versão integral).O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (versão electrónica integral).QUAREPE – documento orientador (versão integral).QUAREPE – tarefas e atividades (versão integral).Portefólio Europeu das Línguas, Ensino Básico (versão integral).Portefólio Europeu das Línguas, Ensino Secundário (versão integral).Grosso, M. J. ; Tavares, A. & Tavares, M. (2008).

Plano de Aula - 8º ano - Língua Portuguesa - Contos e a regência verbal (com o uso das preposições) Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como é feita a regência verbal (com o uso das preposições) em construções variadas de um texto do gênero conto.

Portuguese Grammar Archives A palavra “mesmo” – usos e significados em português | Lição 16 » A palavra "mesmo" tem diversos significados em português. Vamos ver alguns exemplos e estudar cada conceito da palavra. Diferença entre os verbos Achar e Pensar em Português | Lição 15 » O predicativo do sujeito na construção do texto utilização do laboratório de informática e sala de vídeo; utilização de propagandas veiculadas na internet; pesquisa em gramáticas. Aula 01 (50 minutos) O tema dessa aula trata-se do predicativo do sujeito o qual é empregado para atribuir características ao sujeito: descrevendo-o, mostrando seu estado físico ou emocional, dando uma informação nova a seu respeito, num determinado momento ou diante de uma circunstância. A relação entre sujeito e predicado constitui a estrutura básica das orações mais típicas da língua portuguesa. Logo, conhecer os termos essenciais da oração significa aprender lidar com o mecanismo da concordância verbal que é um dos mecanismos linguísticos responsáveis pela coesão textual.

Instituto do Desenvolvimento do Potencial Humano Cadastre-se gratuitamente na comunidade POTENCIAL HUMANO e receba muitos outros conteúdos, além de palestras em áudio, dicas para desenvolver suas competências e o restante dos capítulos do livro MAPAS MENTAIS - Enriquecendo Inteligências de Walther Hermann e Viviani Bovo.Cadastre-se clicando aqui... GALERIAS por ASSUNTOS Aparência Clique nos mapas abaixo para abrir imagem legível... Atualidades Biologia Usando corretamente a acentuação As estratégias a serem utilizadas são: - aula interativa; - trabalho em grupo; -jogos ortográficos. Desenvolvimento Os Lusíadas em audio-book O LABORATÓRIO DE IMAGEM E SOM da Universidade Federal Fluminense iniciou o projecto OS LUSÍADAS A TODO VOLUME, no qual se apresenta uma gravação e sonorização da epopeia camoniana em 10 arquivos sonoros. Especialistas em Literatura Portuguesa realizarão leituras integrais do texto camoniano, que passará por tratamento sonoro, edição e sonoplastia. Para o Canto I, o convidado foi LUÍS MAFFEI, professor de Literatura Portuguesa da UFF e poeta. Lusíadas Canto 1 LISUFF by Adalberto Müller O LABORATÓRIO DE IMAGEM E SOM da Universidade Federal Fluminense iniciou o projecto OS LUSÍADAS A TODO VOLUME, no qual se apresenta uma gravação e sonorização da epopeia camoniana em 10 arquivos sonoros. Especialistas em Literatura Portuguesa realizarão leituras integrais do texto camoniano, que passará por tratamento sonoro, edição e sonoplastia.

COMO ENSINAR A LÍNGUA PORTUGUESA? – Artigos.etc.br Tendo em vista a importância fundamental da linguagem em sociedade especialmente no que se refere ao domínio eficaz da leitura e da escrita, transformações profundas começam a acontecer, ou pelo menos, foram propostas, no final do século passado em relação ao ensino de língua materna no Brasil. No pensamento de Freire entendemos: “Ensinar exige risco, aceitação do novo que não pode ser negado ou acolhido só porque é novo, assim como o critério de recusa ao velho não é apenas o cronológico. O velho que preserva sua validade ou que encarna uma tradição ou marca uma presença no tempo continua novo”.

Dicionários especializados, glossários e listas de termos Linguateca Endereços nesta página: 128 Dicionários de pronunciação Pronunciation dictionaries

Related: