background preloader

Cinco Quartos de Laranja

Cinco Quartos de Laranja

http://www.cincoquartosdelaranja.com/

Related:  sednempearlPortuguese Food Blog's

About O blog nasceu em 2011 com o intuito de mostrar alguns gostos pessoais, nomeadamente a gastronomia e as viagens, com os anos foi amadurecendo e desenvolvendo-se. Hoje quer tornar-se um Guia, do Porto para o mundo, com muitos restaurantes, cidades, hotéis e personalidades gastronómicas. Assim, no final de 2013 decidimos evoluir, assumindo as nossas intenções, lançamos a versão em Inglês, de forma a chegar a um público cada vez mais vasto. Com o crescimento do blog, aumentamos a equipa de trabalho, todos juntos, partilhando opiniões, trabalhos e acima de tudo cumprindo sonhos. João Oliveira Transmontano de origem a viver no Porto desde sempre.

Alfazema - acerca de CAULE:_verde, muito ramificado, lenhoso ao 2º ano +/- 1 metro FOLHAS:_é das plantas mais perfumadas, emana cheiro ao toque, sabor amargo, cinzentas esverdeadas,opostas estreitas 2 a 5 cm.Podem apanhar-se em qualquer momento. FLÔRES:_ pequenas 5 a 15 cm.Lilases em espiga, florescem no verão. LOCAL / SÍTIO:_solarengo SOLO / COMPOSTO:_ meio seco, arejado, ladeiras pedregosas, arenoso, bem drenado PROPAGAÇÃO:_ por semente só em estufa, por estaca no outono e inverno(10 a 20 cm)vive 6 anos

Lately... #2 É assim que as minhas manhãs de fim-de-semana têm começado: a jardinar em Azeitão. Acordo bem cedo, lá para as 7h30 (ontem bem mais cedo porque fui mordida por uma centopeia que estava na minha cama e não consegui voltar a dormir...) e ainda de camisa de noite, calço os meus ténis, outrora brancos, e vou jardinar ao som do meu podcast preferido: o Radiolab. Rego a relva, podo os arbustos, limpo as folhas secas dos canteiros e arranco as ervas daninhas. Estamos sem jardineiro já há uns meses e o jardim estava uma selva, a relva toda seca e inexistente em alguns sítios. Nos primeiros dias em que comecei a cuidar do jardim, não era propriamente a tarefa que mais me apetecia fazer.

Cogumelos Recheados com Alheira de Caça Esta receita é mais um 3 em 1! É deliciosa, económica e super rápida de fazer. É ideal para servir como entrada, mas serve perfeitamente de refeição rápida, quando acompanhada de um arroz branco, ou batata frita (de vez em quando não faz mal). Fiz assim: Ingredientes: Cogumelos frescos q.b. Buganvília Família: NyctaginaceaeNome comum: Buganvília; Flor de PapelOutras variedades: B. glabra “Harrisii” e “Sandevana variegata”, B. spectablilis e B. buttiana Descrição: A Buganvília é uma trepadeira comum em Portugal, cujas flores no Verão atraem a atenção de quem passa onde quer que se encontre. A mais comum é a de cor roxa, mas nos anos mais recentes podem facilmente encontrar-se outras cores em qualquer viveiro. O seu nome provém de Louis Antoine de Bougainville, capitão de navio, advogado, matemático e explorador, que se juntou à armada francesa por volta de 1767 no Canadá, onde viria a conhecer e a fazer amizade com Philibert Commerson, viajante e botânico francês que em 1760 viajava ao serviço de Sua Majestade e veio a descobrir esta planta no Brasil, de onde é originária. Daí o nome de Bouganvillea.Dos troncos, protegidos por fortes espinhos, ramificam todos os anos novos rebentos que crescem vigorosamente e para os lados de forma desordenada.

Resultados da pesquisa para empadas de pato Gosto de cozido à portuguesa, bacalhau assado e arroz de polvo. Gosto de camarão ao alhinho, de arroz de cabidela, de chanfana e de leitão à bairrada. Gosto de pão com azeite e umas pedrinhas de sal, de um bom hambúrguer e de empadas de galinha. Gosto de mousse de chocolate, de fondant e de gelados. A raiz afectuosa e a memória desvairada Na minha desalmada maneira de ser, há muitas coisas que me ligam à terra, ou seja, ao passado, à família, a memórias exactas ou inventadas, a uma qualquer tradição que pode nem ser minha mas sim adoptada. Há uma coisa que, roubando palavras ao tão estimado António Osório é a Raiz Afectuosa. É também dessa raiz que extraio eu muitas vontades, como esta de aproveitar restos, comer pão com queijo e azeitonas como se não houvesse maior manjar, deixar-me embalar por sopas de pão e água com um quê de coentros e alho que seja. Por isso também nunca deito fora uma água de cozer peixe, pois penso em açordas e arrozes variados, penso na minha avó lisboeta - Maria José - que, sem bacalhau que se visse, conseguia fazer arroz e pataniscas do dito peixe.

Tomilho Bela-luz – um endemismo ibérico O Thymus mastichina, também conhecido como sal-puro, é o mais fantástico de todos os tomilhos que conheço. Com o seu aroma fresco, forte e canforado, é uma planta exclusiva da Península Ibérica, um endemismo ibérico. Existem vários estudos científicos sérios sobre a composição dos óleos essenciais desta planta, nacionais e internacionais, mas infelizmente é ainda um recurso genético menosprezado no nosso país, o mesmo não acontecendo na vizinha Espanha, onde é largamente colhido para a indústria dos óleos essenciais, que os consomem um pouco por todo o mundo, por isso lhe chamam ingleses e franceses tomilho espanhol. Vive em solos pedregosos, arenosos, em matos.

Related: