background preloader

Home

Home

http://unctad.org/en/Pages/Home.aspx

Related:  WorldIRGeografia Econômica

Por que os smartphones chineses são tão baratos? Mão-de-obra Um dos motivos mais conhecidos, e também mais polêmicos, é a mão-de-obra chinesa. A China tem um dos mais baixos custos com a mão-de-obra, e muitas fabricantes internacionais também possuem montadoras no país. Com isso, o custo de produção é reduzido ao máximo, e as margens de lucro podem ser aumentadas. No caso das fabricantes chinesas (Xiaomi, Huawei, Meizu e tantas outras), há a vantagem de que fabricam os dispositivos “em casa”, o que supõe um custo ainda menor do que, por exemplo, para a Apple, Samsung, ou Sony.

  Rede Brasileira de Bancos Comunitários Constitui-se através da articulação de todos os Bancos Comunitários criados no Brasil, a partir da experiência e da metodologia desenvolvida pelo Banco Palmas, e que estão de acordo com o termo de referência e o marco teórico conceitual dos Bancos Comunitários. Todos esses bancos recebem uma espécie de “marca de certificação” da Rede. Atualmente a Rede Brasileira é formada por 103 (cento e três) Bancos Comunitários. Leia mais em: Bancos Comunitários de Desenvolvimento (Página 53) Gargalos emperram o avanço do Brasil no comércio exterior - Economia - Estadão O Brasil tem um longo caminho a percorrer para se inserir na cadeia produtiva global. Os debates acerca das barreiras tarifárias, deficiências em infraestrutura e entraves burocráticos permearam a edição do Fórum Estadão Exportação, realizado na quinta-feira (10), em São Paulo. Além da necessidade de buscar parcerias vantajosas, há problemas internos a resolver para que o País avance no sentido de uma balança comercial favorável.

Sete cidades mais ricas concentram 25% do PIB do Brasil A renda gerada pelos sete municípios mais ricos do país corresponde a 25% de toda a geração de renda do Brasil. Porto Alegre — que até 2012 figurava na lista do chamado G7 — perdeu uma posição para Campos dos Goytacazes (RJ) em 2013 e ficou de fora do recorte feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para analisar focos de concentração de renda. Juntas, as sete cidades — São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus e Campos dos Goytacazes — tinham 13,8% da população, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Riqueza de 1% da população supera a de 99% em 2015, mostra Oxfam Para mostrar o agravamento da desigualdade nos últimos anos, a organização estima que "62 pessoas têm tanto capital como a metade mais pobre da população mundial", quando, há cinco anos, era a riqueza de 388 pessoas que estava equiparada a essa metade. Da Agência Brasil A riqueza acumulada por 1% da população mundial, os mais ricos, superou a dos 99% restantes em 2015, um ano mais cedo do que se previa, informou hoje (18) a organização não governamental (ONG) Oxfam, a dois dias do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. "O fosso entre a parcela dos mais ricos e o resto da população aumentou de forma dramática nos últimos 12 meses", diz relatório da ONG britânica intitulado Uma economia a serviço de 1%. "No ano passado, a Oxfam estimava que isso fosse ocorrer em 2016. No entanto, aconteceu em 2015, um ano antes", destaca no texto.

Por falta de recursos, Porto Rico dá calote em credores pela primeira vez na história Apesar de responder às leis dos EUA, ilha não pode recorrer à proteção do capítulo 9 da lei de falências, tal como fizeram Detroit e Stockton O Estado Livre Associado dos Estados Unidos, Porto Rico, deu um calote nos credores, nesta segunda-feira (03/08), ao não cumprir o pagamento de US$ 58 milhões. Apesar de responder às leis norte-americanas, a ilha não pode recorrer à proteção do capítulo 9 da lei de falências, tal como fizeram as cidades de Detroit e Stockton, na Califórnia, recentemente.

China promove maior desvalorização da moeda em mais de 20 anos; Bolsas caem no mundo Investidores dizem que Pequim quer tornar produtos mais competitivos após queda nas exportações; governo nega e diz que medida é para tornar câmbio 'mais livre' O Banco Central da China voltou a diminuir a taxa de câmbio do yuan em 1, 62% em relação ao dólar nesta quarta-feira (12/08), promovendo a maior desvalorização de sua moeda desde 1994, quando o sistema cambial moderno começou no país. BC chinês garante que é questão de tempo para equilibrar mercados A decisão, que levou a moeda local a valer 6,33 yuans por dólar, vem um dia após a segunda maior economia do mundo anunciar uma reforma no sistema cambial, derrubando bolsas ao redor do mundo. A bolsa de Xangai caiu 1,1%, a de Tóquio teve retração de 1,58%, a de Hong Kong, de 2,38%, enquanto Seul retraiu 0,56%. Já na Europa, os mercados abriram com fortes quedas em Milão (-1,3%), Paris (-1,8%), Frankfurt (-1,8%), Madri (-1,6%) e Londres (-1,3%).

Premiê da Grécia renuncia ao cargo e convoca eleições antecipadas Com o anúncio de Alexis Tsipras, esta será a segunda eleição do ano para os gregos; ministro das Finanças minimaliza instabilidade política no país Atualizada às 15h16 O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou nesta quinta-feira (20/08) que vai renunciar e propôs à nação eleições antecipadas. Primavera grega foi esmagada 'não por tanques, mas pelos bancos', diz Varoufakis Conservadores gregos do Nova Democracia não conseguiram formar governo; será a vez da dissidência do Syriza tentar obter maioria O ex-ministro de Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis afirmou, neste domingo (23/08), que a “primavera” grega, representada pela chegada do partido de esquerda Syriza ao poder no começo do ano, foi “esmagada” “não por tanques, mas pelos bancos” e questionou: “para que enviar tropas se podem enviar a troika [Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI] cada mês?”. As declarações foram feitas durante discurso na Festa da Rosa de Fragny, organizada pela ala à esquerda do PS (Partido Socialista Francês), da qual participa para apresentar sua proposta para a criação de “uma rede europeia de progressistas” que, segundo ele, pretende democratizar a União Europeia. Agência Efe "Tsipras me elegeu porque eu me opunha (ao resgate), agora que ele aceitou a lógica que rechaço, não posso ser candidato" Eleições

Michael Löwy: Capitalismo e democracia na Europa [Michael Löwy na sede da Boitempo Editorial em 2015. Foto: Artur Renzo] Por Michael Löwy.* Vamos começar com uma citação de um ensaio sobre a democracia burguesa na Rússia, escrita em 1906, após a derrota da primeira revolução, de 1905: Democracia x capitalismo Por Emir Sader. A Grécia vive, em carne própria, a profunda contradição entre capitalismo e democracia. É revelador que o choque, além de se dar no país da origem da democracia, se dê também justamente no continente que insistia em afirmar a compatibilidade dos dois termos, com o Estado de bem estar social. A integração europeia, que parecia consolidar a autonomia do continente, expresso numa moeda própria, na verdade estava construindo uma armadilha, que agora se revela em toda sua crueza: por um lado, a destruição do Estado de bem estar social, por outro, a da democracia como soberania popular.

UNCTAD promotes the integration of developing countries into the world economy. Its work aims to help shape policy debates and thinking on development, with a particular focus on ensuring that domestic policies and international action are mutually supportive in bringing about sustainable development. by jerry_jenkins Dec 12

Related:  UN Funds & ProgrammesInternational trade/ economicsTrade4.1 National Development