background preloader

Inovação e educação - PORVIR

Inovação e educação - PORVIR
Plataformas 3D auxiliam no estudo de história antiga Aplicativos do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial da USP utilizam a realidade virtual para reconstruir a vida em Roma ‘Propósito comum incentiva a colaboração’ Vineet Nayar, especialista em negócios, defende que metas comuns constroem senso de comunidade – algo útil em escolas ou empresas Programa dá mentoria on-line a aluno de rede pública Virada Educação ocupa ruas de SP com o aprender

http://porvir.org/

Related:  Aprender COM TICEDUmanuel2000

XO na Escola e Fora Dela: Uma Proposta Semio-Participativa para Tecnologia, Educação e Sociedade — XO-UNICAMP by admin — last modified 2013-08-21 21:48 Apropriação de tecnologia digital articulada a contextos educacionais deve ser tratada como instrumento de transformação profunda da sociedade. Soluções que façam sentido e que tragam benefícios à sociedade como um todo, requerem uma visão sócio-técnica para o problema. O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo de implantação de laptops educacionais em escolas públicas, a partir da análise de contexto e prospecção de soluções construídas com partes interessadas - alunos, profissionais da educação e comunidade.

The Graph Of Ideas Update: Graph has now been made interactive. I was originally put onto network visualisation by Simon Raper by his fantastic post graphing the history of philosophy. I’ve learned a lot in the last week and decided to be ambitious. I wanted to see what the entire network would look like – with everyone on Wikipedia. Well, everyone with an infobox containing ‘influences’ and/or ‘influenced by’. For those unfamiliar to this work please see his post first – even if it is just for the pictures! História breve do livro eletrónico História breve do livro eletrónico Clique na imagem para aceder ao documento. Segunda entrega del estudio desarrollado por Ernesto Priani e Isabel Galina sobre el panorama del libro electrónico, publicado en la revista La Gaceta nº 538, en este caso recorren la historial del libro electrónico.Desde sus inicios con el Proyecto Gutenberg, que se enfocó primordialmente a la digitalización de textos literarios, pasando por el boom de internet, el HTML, el PDF, el XML, el Epub, y llegando a los dispositivos de lectura modernos.Los autores explican la historia del libro electrónico sobre tres líneas: como texto digital, de acuerdo con los dispositivos disponibles para su lectura, y una tercera, de acuerdo con el formato que se utiliza para codificar el texto digital (que afecta tanto a las posibilidades de presentación del texto digital como al dispositivo que se utiliza para leerlo).

Adolescentes - Faz Sentido Política de compartilhamento A plataforma FAZ SENTIDO tem como objetivo contribuir com redes de ensino, escolas e professores para construir um ensino fundamental II mais conectado com as características, o contexto, as necessidades e os interesses dos adolescentes do século XXI. Todos os conteúdos disponibilizados na plataforma estão licenciados em Creative Commons e podem ser publicados em partes ou na íntegra por terceiros. A FAZ SENTIDO apenas sugere que se faça referência à fonte, mas não há obrigatoriedade. Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP - Declaração de Dakar. Educação para Todos - 2000 Texto adotado pela Cúpula Mundial de EducaçãoEm Dakar, Senegal, de 26 a 28 de abril de 2000 1. Reunidos em Dakar em abril de 2000, nós, participantes da Cúpula Mundial de Educação, comprometemo-nos a alcançar os objetivos e as metas de Educação Para Todos (EPT) para cada cidadão e cada sociedade. 2.

mir@gens Mais uma oportunidade para partilhar as nossas ideias sobre as tecnologias na escola e sobre a formação de professores. Desta feita, no encontro promovido pelo II ENLECE – Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino da UFC – Universidade Federal do Ceará. Debate sobre Currículo, Conhecimento, Subjetividade e Cultura - 28/4/2014 – 2a – 20h-22h (GMT -3). A Universidade Federal de Santa Catarina, através do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional – NUTE realiza a 11ª edição do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), de 05 a 08 de agosto de 2014, em Florianópolis. O congresso, que vem com o tema “Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática”, está com inscrições abertas para submissão de artigos. Lá estaremos!

Agência de Notícias Brasil-Árabe Museu Nacional promove quatro dias de palestras e discussões sobre a cultura e história do Egito Antigo em dezembro. Estudiosos de universidades brasileiras participam da iniciativa. Divulgação Esquife de Sha-Amun-en-su, que integra coleção do museu São Paulo – O Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional promoverá em dezembro quatro dias de debates sobre egiptologia no Rio de Janeiro.

Oito ações para construir uma escola leitora 1 Aproveite os mais diversos ambientes PORTAS ABERTAS Sem lugar para o acervo, a EM Ivo de Tassis usa armários nos corredores. Não é por falta de sala exclusiva que o acervo deve ficar encaixotado. "Já vi bibliotecas em corredores e até na entrada do banheiro", diz Celinha Nascimento, mestre em literatura brasileira e assessora de escolas públicas e particulares. Entre 2001 e 2009, Anália Fagundes Felipe foi diretora da EM Ivo de Tassis, em Governador Valadares, a 315 quilômetros de Belo Horizonte, e usou um carrinho para facilitar o contato com os livros. Ele passava nas salas e ficava no pátio durante o recreio (as professoras de leitura cuidavam do empréstimo).

Obra do educador Paulo Freire, atacado em faixa de protesto contra Dilma, está disponível para download Chega de doutrinação marxista. Basta de Paulo Freire. Os dizeres estavam em raros cartazes ou faixas vistos nos protestos contra o governo do PT e da presidente Dilma Rousseff. Entretanto, foram o gatilho para um levante de admiradores do filósofo Paulo Freire, um dos educadores mais respeitados do Brasil e do mundo. 10 maiores consequências dos contos infantis na formação da personalidade das crianças Na última semana nós publicamos o texto Uma reflexão psicológica da animação Frozen, da psicóloga Viviane Lajter Segal. A aceitação dos leitores foi incrível pois, mesmo que no fundo, todo mundo saibe da importância e das lições que as historias infantis têm na vida das crianças. É lá que, junto com seus personagens prediletos, elas enfrentam medos, superam obstáculos, sofrem perdas e lutam por seus objetivos. Na lista abaixo, elaborada pela Juliana, mãe do Olavinho e administradora do Blog Just real Moms, você encontrará 10 consequências dos contos infantis na formação da personalidade das crianças.

Ebook gratuito: Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem Carlos Pinheiro Ebooks, Ebooks gratuitos ebooks grátis O livro digital Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem é um volume especial da Série Professor Criativo e surge a partir da seleção de 14 textos realizada através de chamada pública lançada em setembro de 2015 pelos organizadores e editores da série. O edital marcou o desejo dos editores de fazer desta iniciativa de formação um espaço aberto à participação de professores desbravadores que desejam transformar a educação através da partilha de experiências de aprendizagem cada vez mais criativas. O livro é gratuito e está disponível em três formatos (epub, pdf e mobi) no link:

Biblioteca online disponibiliza mais de 3000 livros gratuitos em português – Comunidade Cultura e Arte 26 JUNHO, 2016 - Redacção Uma biblioteca online disponibiliza gratuitamente mais de 3000 livros em português europeu, além de ter 25 reedições de títulos que estavam desaparecidos e um espaço de edição de originais de novos autores. O projeto Bibliotrónica Portuguesa nasceu em 2007, no Departamento de Literaturas Românticas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pela professora Ângela Correia e alunos, mas autonomizou-se no ano passado para um endereço próprio. A generalidade destes livros está disponível em formatos que permitem impressão ou que podem ser descarregados gratuitamente para leitura em dispositivos pessoais. A secção dos cerca de 3.000 “livrónicos” funciona como um portal para os livros em língua portuguesa que estão presentes ‘online’, é a zona mais utilizada pelos leitores e pretende ser exaustiva.

Pequeno Armazém de Palavras: Levar a ler (em família) Não existem receitas, nem fórmulas mágicas, para levar uma criança a gostar de ler. A formação de um leitor começa quando a criança nasce, ou melhor, quando ainda está na barriga da mãe, e estende-se por vários anos até que se torne autónoma e competente na leitura e compreensão das imagens e das palavras dos livros ou dos sinais do mundo. Esse percurso é longo, emocionante, trabalhoso, exige reflexão, imaginação, mas, sobretudo, partilha e atenção. José Saramago ("A Viagem do Elefante") - Anabela Mota Ribeiro José Saramago num sábado à tarde. Sala aquecida, luz fria de um Inverno que ainda não é, chilreio de meninos que passam no bairro. Talvez de alguns pássaros, também.

Related: