background preloader

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

https://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario

Related:  Recursos para ensinar portuguêsLíngua PortuguesaDiversosRECURSOS PARA ENSINAR PORTUGUÊS

Curso de português gratis on-line Quer aprender português sozinho? Comece por um curso online, fácil e gratuito! Adotamos uma abordagem prática e concreta para aprender a falar uma língua de forma rápida e fácil: sugerimos que comece memorizando palavras e expressões que você poderá usar todos os dias em casa para praticar e que serão úteis em uma viagem .

Jogo pedagógico para ensino da separação silábica Neste jogo pedagógico é proposta uma atividade de ditado coletivo para a fixação da separação silábica de palavras que possuem dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos. Dados da aula Objetivos: - Praticar o reconhecimento de sílabas que contenham dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos;

Conectores discursivos - Brasil Escola Um bom texto é aquele que consegue comunicar-se e transmitir informações aos seus leitores. Para isso, é fundamental que o autor do texto exponha suas ideias de maneira clara e objetiva e construa parágrafos, períodos e orações muito bem articulados. A coesão textual, nome atribuído a essa articulação, é explicitada por meio de elementos de conexão, normalmente conjunções, advérbios e pronomes.

O que ensinar em Língua Portuguesa Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. PRODUÇÃO E REFLEXÃO (à esq.) Nas situações práticas da análise e construção de textos, os estudantes sistematizam regras. Arquivos Adobe Premiere Pro - Aplicativos Via Torrent .com Baixar Adobe Premiere Pro CC 2015 Baixe o Adobe Premiere Pro CC 2015 Adobe Premiere Pro CC 2015 é um cronograma baseado em software de edição de vídeo do aplicativo. É parte do Adobe CreativeCloud, que inclui edição de vídeo, design gráfico e desenvolvimento web programas.

O ensino da sintaxe. Pontos relevantes sobre o ensino da sintaxe O ensino da sintaxe, baseado em regras e nomenclaturas, pode ser desestimulante A sintaxe = REGRAS + NOMENCLATURAS = POSTULADOS GRAMATICAIS. Eis aí uma fórmula básica quando o assunto se refere ao ensino de Língua Portuguesa. Assim, com base nesse pressuposto, discutiremos acerca desta realidade tão presente no cotidiano da maioria dos educadores, com vistas a elencar os pontos que norteiam tal ocorrência, bem como propor algumas estratégias metodológicas no sentido de contribuir para que as aulas se tornem mais diversificadas e proveitosas. Como ensinar análise sintática se os educandos mal sabem o que é substantivo, advérbio, adjetivo, verbo, preposição...?

Passo a passo para escrever uma boa redação - Brasil Escola Escrever uma boa redação pode ser um grande desafio para a maioria das pessoas, principalmente para quem não tem lá muita habilidade com as palavras. Redigir um texto pode parecer uma tarefa complicada, mas existem algumas técnicas de escrita que facilitam o dia a dia de quem precisa treinar para se dar bem na escola, no Enem e nos demais vestibulares. Ser eficiente com a escrita pode ser um facilitador na vida profissional, afinal de contas, quem se comunica bem tem maiores chances de alcançar o sucesso. Para ajudá-lo(a) a passear com maior tranquilidade pelo universo da língua portuguesa, o Brasil Escola preparou o passo a passo para escrever uma boa redação. Aproveite bem nossas dicas e bons estudos!

Material didático – português para alunos estrangeiros Apostilas Material didático usado em aulas de Português como língua estrangeira na Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível para uso. Contém material sob copyright original – não pode ser comercializado sob nenhuma forma. Para baixar, clique nos links. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cursos Recomendados/ Reconhecidos Os cursos de mestrado profissional, mestrado (acadêmico) e doutorado avaliados com nota igual ou superior a "3" são recomendados pela CAPES ao reconhecimento (cursos novos) ou renovação do reconhecimento (cursos em funcionamento) pelo Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC. Atenção! Somente os cursos reconhecidos pelo CNE/MEC estão autorizados a expedir diplomas de mestrado e/ou doutorado com validade nacional. As fichas com informação sobre cada curso de pós-graduação stricto sensu recomendado pela CAPES, incluindo a situação de reconhecimento junto ao CNE/MEC, contêm: Opções de consulta:

Música no ensino de gramática Professor, que tal uma proposta de aula para deixar mais fácil o ensino da Gramática? Não seria interessante abordar conteúdos gramaticais de uma maneira divertida e lúdica? Pois saiba que é possível, e o uso dessa metodologia produz resultados significativos para o ensino da língua portuguesa. Para sair da rotina (fuja dela sempre que possível!), proponho que você apresente para seus alunos, especialmente aos alunos da segunda fase do Ensino Fundamental, a música “Gramática”, composta por Sandra Peres e Paulo Tatit da dupla “Palavra Cantada”. Você poderá trabalhar por etapas, pois temos aqui um material rico e cheio de possibilidades, portanto, é importante que seja bem desenvolvido, contemplando assim toda diversidade que a proposta nos apresenta.

Related:  Para Aprender PortuguêsRecursos para APRENDER Português.Recursos para aprender Língua PortuguesaCuradoria para aprender sobre a Língua PortuguesaRecursos para APRENDERAprendendo PortuguêsAPRENDER língua portuguesaCURSOS PARA ENSINARLíngua Portuguesa - Recursos para aprenderRecursos para aprender portguêsAprender portuguêsVocabulario general lengua portuguesaGramática do Português - oralidade e escritadominguinhos