background preloader

PORTUGUÊS do ZERO: como estudar Língua Portuguesa do básico ao avançado?

PORTUGUÊS do ZERO: como estudar Língua Portuguesa do básico ao avançado?

http://www.youtube.com/watch?v=ZJn5jjZM5ss

Related:  APRENDERRecursos para APRENDEREnsinar e Aprender Português

O que são Gêneros Textuais - Significados Gêneros textuais são formas de redação que apresentam características peculiares, definidas por seu conteúdo, seu estilo, sua estrutura e sua função. Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance Conto Crônica Poema Ensaio Biografia Diário Notícia Artigo de opinião Resenha E-mail Verbete de dicionário Manifesto Bilhete Exemplos de gêneros textuais Romance Como ensinar literatura Por Urariano Mota. Vocês perdoem, por favor, o título pretensioso. Por isso, corrijo um pouco. 10 poemas famosos para ler com as crianças - Blog Leiturinha Você sabia que no dia 21 de março celebramos o Dia Mundial da Poesia? Criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), este dia é uma ótima oportunidade para conhecer novos poemas e também novos autores. Ou, então, relembrar aqueles que marcaram a nossa infância e a nossa trajetória, não é mesmo?

O que ensinar em Língua Portuguesa Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. Português. Estratégias de Ensino para as aulas de Português Nossa língua é um legado de diversidades múltiplas de linguagem e é dividida em duas partes: a fala e a escrita. A princípio se definiu a fala como individual, algo próprio, passível de ser moldada, de acordo com os grupos lingüísticos. Já a escrita é social, a fim de termos uma convenção ao escrevermos, algo que será compreendido ao ser lido em todo âmbito social em que a língua é falada. No entanto, com o passar dos anos, falamos de discursos e tipologia de discurso, ou seja, dos tipos de comunicação existentes.

SciELO - Brasil - A ressignificação da leitura literária e do leitor-fruidor na BNCC: uma abordagem dialógica A ressignificação da leitura literária e do leitor-fruidor na BNCC: uma abordagem dialógica [...] a desumanização, mesmo que um fato concreto na história, não é, porém, destino dado, mas resultado de uma “ordem” injusta que gera a violência dos opressores e esta, o ser menos. Paulo Freire A obra de Paulo Freire evidencia sua convicção de como a desumanização é presente na educação brasileira, que está estruturada de maneira a permitir a expulsão da subjetividade do indivíduo para fora da escola. Esse movimento de expulsão de modo algum deve ser visto como um resultado natural das coisas; ele é realizado pelos próprios homens que, a partir de interesses espúrios, desumanizam outros homens.

Figuras de Linguagem e Funções de Linguagem Chamamos linguagem verbal à possibilidade que tem o Homem de processar comunicação através do uso de signos linguísticos. É por meio de tais signos que remete a outrem uma mensagem, a qual, por sua vez, é portadora daquilo que ele (o emissor) pretende. Na dependência dessa intenção ou pretensão é que se conforma a linguagem que, ora enfatiza o assunto, ora destaca o próprio emissor ou se volta para o receptor; expressa interesse no canal de comunicação, centraliza-se no próprio código ou vislumbra a possibilidade do jogo artístico. Desta forma, é possível destacar seis funções da linguagem no texto. Essas funções praticamente não ocorrem individualizadas, mas mesclam-se no conteúdo do texto. Vejamos:

Ensinar língua portuguesa é ensinar metalinguagem? - Blog da Parábola Editorial Ser professor no Brasil é um desafio Ser professor no Brasil é um desafio. Num país marcado por gigantescas diferenças socioeconômicas, vemos o sistema educacional agonizar desde os tempos imperiais. Ensinar língua portuguesa a adolescentes conectados – tem jeito? - Blog da Parábola Editorial Letramentos digitais, o caminho para conectar os jovens ao ensino de língua portuguesa Separemos logo este título tão amplo – e complicado – em três ou quatro assuntos: ensinar língua portuguesa; a adolescentes; conectados. Três ou quatro? Aprender Português - Camões - Instituto da Cooperação e da Língua O Camões, I.P. disponibiliza uma oferta na área de ensino a distância em diferentes áreas do saber, com recurso à utilização de uma plataforma tecnológica em contexto web, possibilitando a aprendizagem da língua portuguesa em qualquer parte do mundo. Aprender Português Cursos Gerais de Português

Related: