background preloader

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

https://dicionario.priberam.org/

Related:  Biblioteca Virtual - Português do Brasilessectropical1COURS PORTUGAISRECURSOS PARA APRENDERPENSANDO ALÉM: língua portuguesa e a sua riqueza

Como Ensinar a uma Criança a Ver Hora Este artigo foi escrito em parceria com nossa equipe treinada de editores e pesquisadores que validaram sua precisão e abrangência. Categorias: Ensino Em outras línguas: Pronome - Só Português Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma. Exemplos: A moça era mesmo bonita. 5 hábitos diários que ajudam a escrever melhor Escrita: substitua o corretor ortográfico por um bom dicionário, diz professora (Thinkstock/anyaberkut/) São Paulo – “O escritor é um homem que, mais do que qualquer outro, tem dificuldade para escrever”, disse o alemão Thomas Mann, vencedor do prêmio Nobel de literatura de 1929. A frase é um alento para aqueles que sofrem diante da página em branco. As palavras, afinal, exigem suor e empenho até dos artistas mais brilhantes.

Português no Mundo Português no Mundo Atualmente, o português é língua oficial de oito países (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste). Apesar da incorporação de vocábulos nativos e de modificações gramaticais e de pronúncia próprias de cada país, as línguas mantêm uma unidade com o português de Portugal. O português também é falado em pequenas comunidades, reflexão de povoamentos portugueses datados do século XVI, como é o caso de: A Língua Portuguesa se faz presente em todos os continentes, observe:

Portugues x Brasileiro A Carminha chegou de Portugal para visitar a Alzira. A Alzira achou o sotaque da Carminha muito engraçado e a Carminha morreu de rir do sotaque da Alzira. Mas apesar dos sotaques e das diferenças elas se entenderam muito bem! Português dever ser a língua mais afetuosa que há, porque só em Português tem uma palavra tão linda como saudade! Leia as cartinhas da Alzira para a Carminha explicando "tim tim por tim tim" como se fala no Brasil! Meus sinceros agradecimentos a Cláudia Barbosa pelas correções e contribuições!

Quantas horas são? O uso do relógio no nosso dia a dia Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma. Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Norma Culta A norma culta se refere ao conjunto de padrões linguísticos usados habitualmente pela camada mais escolarizada da população. Define-se como a variação linguística utilizada por pessoas que vivem em meios urbanos e que possuem elevado nível de escolaridade, em situações formais e monitoradas de comunicação falada ou escrita. Características da norma culta É usada em situações formais e monitoradas de comunicação; Impõe a correção gramatical, que implica um uso rigoroso das normas gramaticais; É uma linguagem cuidada e elaborada, que privilegia a utilização de estruturas sintáticas complexas e de um vocabulário rico e diversificado, com clara e correta pronúncia das palavras; É o registro ensinado na escola, sendo considerado mais erudito e prestigiado.

Nova Gramática Online: Gramática Online: Classes Gramaticais – Artigo, Interjeição e Numeral Seu objetivo: Entender o que são artigos, interjeições e numerais, bem como suas classificações. Artigo: é a palavra que define ou que indefine um substantivo. Portanto, pode ser classificado como artigo definido ou artigo indefinido (você vai entender melhor com os exemplos). Artigo Definido: são aqueles que definem o substantivo.

Gêneros textuais: quais são? - Norma Culta Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida. Os diferentes gêneros textuais se adequam ao uso que se faz deles. Adequam-se, principalmente, ao objetivo do texto, ao emissor e ao receptor da mensagem e ao contexto em que se realiza. Exemplos de gêneros textuais

Dicas de como melhorar sua interpretação de texto Interpretação de texto é o processo em que, após compreender a leitura, você analisa e estabelece conclusões sobre o que está escrito e realiza conexões entre ideias. Cai direto Você já sabe que treinar a interpretação de texto é a principal técnica para ter sucesso nas provas. O Fado. Portugal - Curte as aulas O Fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por viola e guitarra portuguesa. Os temas mais cantados no fado são a saudade, a nostalgia, o ciúme ou as pequenas histórias do quotidiano dos bairros típicos.

Os 11 Melhores Aplicativos para Estudar Português (Atualizado) - Cissa Magazine Todos sabemos que Português é uma língua difícil, sendo considerada uma das línguas difíceis do mundo para se aprender. Essa ideia existe devido ao fato de ela conter muitas regras gramaticais. Estudar e aprender todas essas regras gramaticais não é uma tarefa fácil, independente da idade ou do país, mas é necessário saber pelo menos o básico, já que é a forma mais utilizada que temos para nos comunicar. Algumas pessoas não se contentam com o básico e buscam auxílio na hora de se aprofundar no assunto e é aí que entram os aplicativos. Como eles funcionam de forma prática e dependem exclusivamente da sua vontade de aprender, é um ótimo recurso para pessoas autodidatas, ou para aqueles que precisam de um auxílio, como estudantes ou pessoas inscritas em concursos.

Dicionário da política - Politize! A tributação progressiva existe em muitos dos países desenvolvidos, em que o imposto é tributado sobre a renda e de maneira progressiva (quem é mais rico contribui com mais, e quem é mais pobre contribui com menos). Observe o exemplo: João recebe 1 mil reais por mês, e Maria recebe 10 mil. Caso eles vivam em algum desses países, seriam cobrados, suponhamos, 25% de tributos diretamente do salário de João, por este necessitar de grande parte de sua renda para comprar insumos básicos, como comida, papel higiênico, água, aluguel, entre outros. Mantenha Estas Palavras Fora do Seu Cv Responsável, estratega, criativo, eficaz, paciente, especialista, organizado, focado, inovador e analítico. Tem estas palavras no seu currículo ou página de Linkedin? Então elimine-as.

Related:  Língua Portuguesa