background preloader

Sobre o dicionário

Related:  RECURSOS PARA ENSINAR PORTUGUÊS

Jogo pedagógico para ensino da separação silábica Neste jogo pedagógico é proposta uma atividade de ditado coletivo para a fixação da separação silábica de palavras que possuem dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos. Dados da aula Objetivos: - Praticar o reconhecimento de sílabas que contenham dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos; - Praticar a separação silábica de palavras que contenham dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos; - Reconhecer novas possibilidades de ensino/aprendizagem por meio de jogos pedagógicos. Duração da atividade: - 1 aula – 45 min. Recursos da aula: - palavras que contenham dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos; - 3 envelopes de cores diferentes; - Folha de resposta para cada aluno. Público-alvo: - Alunos do Ensino Fundamental Orientações metodológicas: Professor (a), O objetivo maior desse jogo é proporcionar a vivência de um recurso de ensino diferente dos utilizados em sala de aula e, também, motivar os alunos quanto ao conteúdo ensinado. Como jogar?

Dúvidas de Português no Dicio - Como se Escreve? O ensino da sintaxe. Pontos relevantes sobre o ensino da sintaxe O ensino da sintaxe, baseado em regras e nomenclaturas, pode ser desestimulante A sintaxe = REGRAS + NOMENCLATURAS = POSTULADOS GRAMATICAIS. Eis aí uma fórmula básica quando o assunto se refere ao ensino de Língua Portuguesa. Como ensinar análise sintática se os educandos mal sabem o que é substantivo, advérbio, adjetivo, verbo, preposição...? Essa falta de conhecimento e, pior, essa falta de interesse em aprender os fatos linguísticos são oriundas da repulsa que muitos deles possuem pela gramática – fato que vai tornando as aulas de Língua Portuguesa cada vez menos interessantes e, sobretudo, menos desejadas. Regras, nomenclaturas, entre outros aspectos, são fatos inevitáveis de ocorrer. Como proposta, o educador pode utilizar um conhecido poema de Paulo Leminski, intitulado “O assassino era o escriba”, retratado adiante: Poema de Paulo Leminski que aborda questões voltadas para os elementos sintáticos Não pare agora... - Regular e paradigmático. - Coitado! - Que chato!

Conjugação de Verbos Música no ensino de gramática Professor, que tal uma proposta de aula para deixar mais fácil o ensino da Gramática? Não seria interessante abordar conteúdos gramaticais de uma maneira divertida e lúdica? Pois saiba que é possível, e o uso dessa metodologia produz resultados significativos para o ensino da língua portuguesa. Para sair da rotina (fuja dela sempre que possível!) Leve a música para seus alunos ouvirem e peça que acompanhem com a letra. Depois desse primeiro momento com a letra da música, pergunte aos alunos se as definições que os autores fizeram são pertinentes e peça que eles identifiquem as classes gramaticais que são definidas na música. A música está presente no nosso dia a dia e, por isso, é uma ferramenta que desperta a curiosidade dos alunos. Por Luana Castro Graduada em Letras

Etimologia e origem das palavras - Dicionário Etimológico Como fazer o aluno gostar de escrever? Antes de papel e lápis, a aula de redação deverá discutir de alguma forma o tema geral! Muitas vezes quando o aluno escreve “abobrinhas”, como dizem, ou expõe ideias vagas, sem conexão, a culpa não é dele! A tarefa de escrever não é simples, ainda mais para aquele aluno que tem dificuldades de concentração. E se um ambiente de paz e segurança não for criado para a produção de texto, é praticamente impossível que resulte em algo produtivo. A segurança é gerada a partir do momento em que o assunto é conhecido. Além disso, sem pelo menos discutir o assunto, a turma não terá as condições mínimas para a produção textual. O aluno tem que ter conhecimento sobre o fato exterior para que o internalize, tendo por base seu conhecimento prévio sobre o assunto e suas experiências, ou seja, seu mundo interior. É muito fácil falar da era do MPB, por exemplo, dentro do contexto em que a bossa nova acontecia, pois trata-se de fatos históricos. Não pare agora... Veja mais! Como convencer o aluno a ler?

Contextualizando o ensino da gramática por meio da arte Posicionamentos diversos se manifestam quando o assunto se refere à concepção que se tem acerca do ensino da gramática. Nesse sentido, cabe ressaltar que tal diversidade muitas vezes se demarca muito mais por aspectos de ordem negativa que positiva. Assim, dizeres parecem se misturar, nos quais a predominância pende para algo mais ou menos do tipo: “estudar gramática é muito chato”; “aprender aquelas regras é insuportável”; “detesto Português”, e assim por diante. Mudanças nesse quadro são necessárias, sobretudo pela importância de fazermos bom uso da língua que falamos, valorizando-a em todos os seus aspectos. Propor metodologias distintas, no sentido de buscar meios mais eficazes de fazer com que o ensino se concretize, é, por excelência, uma das incumbências atribuídas a todo educador. Quanto ao ensino da gramática, a situação não é diferente. A começar por uma letra musical, intitulada “Máscara”, da cantora Pitty, cujos fragmentos assim se evidenciam: Não pare agora...

Como ensinar o acordo ortográfico? O Novo Acordo Ortográfico, assinado em setembro de 2008, passa a ser definitivo e obrigatório a partir de janeiro de 2012. Até lá, a antiga e nova ortografia coexistem e são aceitas. Primeiramente, o importante é saber se a escola irá adotar as novas regras antes da finalização do prazo estipulado para adequação, apontado acima. Se sim, é importante que a direção oriente os professores, prepare ou custeie um curso para os docentes, pois a lei da novas regras é muito recente e precisa ser assimilada com cuidado antes de ser passada aos alunos. Se não, então aos poucos os professores podem ir inserindo as novas mudanças na sala de aula. Afinal, tanto os que ainda não são alfabetizados quanto os que são precisam se adequar e aprender as novas normas ortográficas. Contudo, para os professores do ensino infantil não deve haver meio-termo: ou decidem alfabetizar com a nova regra ou não. O novo acordo ortográfico – como ensinar aos alunos as novas regras? Não pare agora... Veja mais!

O que ensinar em Língua Portuguesa Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. PRODUÇÃO E REFLEXÃO (à esq.) A partir dos anos 1980, o ensino não é mais visto como uma sucessão de etapas, e sim um processo contínuo. As situações didáticas essenciais para o Ensino Fundamental passaram a ser: ler e ouvir a leitura do docente, escrever, produzir textos oralmente para um educador escriba (quando o aluno ainda não compreende o sistema) e fazer atividades para desenvolver a linguagem oral, além de enfrentar situações de análise e reflexão sobre a língua e a sistematização de suas características e normas. Concepções de linguagem alteram modo de ensinar

Material didático – português para alunos estrangeiros | Estante da Denise Apostilas Material didático usado em aulas de Português como língua estrangeira na Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível para uso. Para baixar, clique nos links. ple2013 gramática – Apostila inicial, formada com exercícios de fontes diversas e cujo objetivo é iniciar os alunos sem conhecimento prévio da língua. apostila 2014 -Versão 2014 da apostila usada no primeiro semestre da disciplina. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS I versão 2015 – material usado no curso para iniciantes. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS II versão 2015 1 final – material usado no curso para alunos de nível intermediário. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS iniciante versão 2015 – material usado no curso para iniciantes. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS II 2017 textos – material usado em turmas de alunos de nível intermediário. Brasil na Tela – Materiais didáticos produzidos por professores em formação na Universidade Federal de Juiz de Fora. Algumas músicas usadas nas disciplinas: É Uma Partida De Futebol – www.youtube.com/watch?

Related: