background preloader

Como estudar Literatura

Uma dúvida bem comum entre os alunos do Ensino Médio é como estudar Literatura. É uma pergunta simples e complicada ao mesmo tempo, para a qual eu estava elaborando uma resposta quando me deparei com uma espécie de fórmula pronta no melhor livro didático de Literatura que conheço, o Literatura Brasileira em diálogo com outras literaturas e outras linguagens, do William Roberto Cereja e da Thereza Cochar Magalhães. Conhecendo esses dois estudiosos e a qualidade do material que eles têm produzido, tanto em Literatura quanto em Língua Portuguesa, resolvi trancrever aqui esse pequeno guia para aqueles que desejam tirar o maior proveito de seus estudos literários. Leia a seguir os 8 conselhos elencados conforme a ordem do livro. Em estudos de literatura, vale mais a pena a leitura do que a memorização. Related:  Recursos Para Aprender Português

Aprenda português com o cinema brasileiro | Superprof A língua portuguesa pode ser aprendida em vários meios: com a música, na televisão, em casa com os pais e familiares, na escola com os professores e colegas e também com filmes! Isso mesmo! Os dois assuntos são muito ricos: falar da sétima arte já é uma ciência em si. Falar da língua portuguesa também é um tema para a vida inteira. E falar dos dois ao mesmo tempo? Parece demais? Não, é sempre bom lembrar que o cinema é uma linguagem assim como o português. Mas também nunca é demais de enfatizar que o cinema é uma arte. Então, vamos falar de alguns filmes que marcaram o cinema brasileiro e que podem nos ensinar algumas coisas sobre a língua portuguesa. Cinema Novo: denunciar uma realidade A primeira corrente cinematográfica brasileira, o cinema novo teve muita influência do neorrealismo italiano e da nouvelle vague francesa. As duas correntes estrangeiras começaram a tratar de assuntos simples nas telas como o cotidiano, a vida das famílias pobres, a realidade social das pessoas etc.

Como fazer uma boa redação - Aprender Português Como fazer uma boa redação, saiba agora como tirar uma boa nota em sua redação! A redação é algo muito importante, seja nas provas, vestibulares, concursos e até mesmo no dia a dia. Saber escrever com argumentos sólidos é algo essencial e se esse artigo irá lhe ajudar a fazer isso. Confira! A primeira coisa a se aprender de como fazer uma boa redação é ter um bom português, saber utilizar as regras gramaticais, os acentos e as vírgulas. Uma boa redação tem uma introdução, desenvolvimento e conclusão que se complementam e informam ao leitor. Veja a seguir algumas dicas de como fazer uma boa redação. Dicas de como fazer uma boa redação A primeira coisa de como fazer uma boa redação é leitura, quanto mais você ler mais informação terá então quando souber o tema da sua redação poderá argumentar com fatos concretos e se sair melhor no texto. Confira: >>>Aprender Português é Fácil? Curso de português e redação Conheça agora mesmo o melhor curso online de Português e redação do pais: Relacionado

Só Literatura - Portal de Literatura Conjugação de Verbos 10 videoaulas para aprender literatura Confira essa série de vídeos imperdíveis sobre literatura e conheça mais sobre os benefícios de estudar a arte da palavra Olá, leitores! A literatura está presente em vários aspectos da vida escolar e acadêmica de todo mundo, mas o certo seria que ela estivesse presente a vida toda na vida das pessoas. Essa prática, como arte, tem uma grande força para proporcionar informações e ajudar as pessoas a serem mais críticas e atentas ao mundo, como também, pode despertar a sensibilidade através de emoções passadas durante uma leitura. A literatura, como ferramenta educacional, pode ser aplicada na compreensão de vários aspectos históricos e culturais determinadas pela época que o livro fora escrito, ou então, vamos ao que todo mundo já sabe e dizer que a literatura melhora o vocabulário, a escrita e a compreensão daquilo que se lê (palavras, frases, textos etc.). Esperamos que gostem, aproveitem! 1. Vale a pena assistir a videoaula de qualquer forma, mesmo que seja para dar aquela relembrada. 2.

102 filmes para amantes de literatura brasileira Cinema e Literatura são uma paixão muito comum. Já publiquei aqui algumas listas interessantes de livros baseados em filmes, mas nunca nenhuma lista extensiva de filmes para amantes da literatura brasileira. Eis, então, que a lista é um prato cheio para os cinéfilos e bibliófilos de plantão! Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online | Webber Gonzalez | Revista Horizontes de Linguistica Aplicada Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online Resumo Resumo O objetivo do presente artigo é analisar a relação entre o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem de português como língua adicional a distância e a construção de uma comunidade de aprendizagem colaborativa online pelos participantes. Palavras-chave: Projetos de aprendizagem. Abstract The purpose of this article is to analyze the relation between the development of a learning project in an online Portuguese as additional language course and the participants’ building of an online collaborative community. Keywords: Learning projects. Palavras-chave projetos de aprendizagem; ensino online; Português como língua adicional; trabalho colaborativo

Os 11 Melhores Aplicativos para Estudar Português (Atualizado) - Cissa Magazine Todos sabemos que Português é uma língua difícil, sendo considerada uma das línguas difíceis do mundo para se aprender. Essa ideia existe devido ao fato de ela conter muitas regras gramaticais. Estudar e aprender todas essas regras gramaticais não é uma tarefa fácil, independente da idade ou do país, mas é necessário saber pelo menos o básico, já que é a forma mais utilizada que temos para nos comunicar. Algumas pessoas não se contentam com o básico e buscam auxílio na hora de se aprofundar no assunto e é aí que entram os aplicativos. Como eles funcionam de forma prática e dependem exclusivamente da sua vontade de aprender, é um ótimo recurso para pessoas autodidatas, ou para aqueles que precisam de um auxílio, como estudantes ou pessoas inscritas em concursos. 1 – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) Com uma interface limpa e bastante intuitiva, basta você começar a escrever a palavra que ele lhe dará uma lista de sugestões, garantindo que você utilize a grafia correta.

É possível aprender Português mais rápido? Você já parou para pensar quantas pessoas não sabem o mínimo necessário para usar a língua portuguesa no dia a dia? De um simples bilhete para um familiar, um aviso do condomínio, um e-mail para o chefe, até uma redação ou trabalho universitário — os erros de escrita estão presentes em TODO lugar. A triste realidade é que você é julgado(a) pelos erros que comete, pela qualidade da sua escrita e até mesmo pelo jeito que fala. Não importa se isso é injusto ou preconceituoso, o fato é que muitas oportunidades são perdidas todos os dias devido ao desconhecimento da língua portuguesa. Eu lido com alunos todos os dias e por isso entendo as dificuldades que você possa ter. Eu entendo você, sabe? Além disso, eu sei perfeitamente que essa ideia de “falar certo” é preconceituosa e elitista e que ninguém fala exatamente conforme as regras que estão nas gramáticas. Apenas 8% chegam a este último. Todos os dias, muitas pessoas escrevem para mim relatando problemas relacionados ao uso do português.

Regência verbal e nominal - Norma Culta Chama-se regência à relação estabelecida, na oração, entre um termo regente e um termo regido. O termo regente depende do termo regido, uma vez que o seu sentido permanece incompleto sem a presença do termo regido. De acordo com a natureza do termo regente, a regência pode ser classificada de regência verbal ou regência nominal. Conforme o nome indica, na regência verbal o termo regente é um verbo e na regência nominal o termo regente é um nome. Regência verbal: Termo regente: verbo Termos regidos: objeto direto e objeto indireto Regência nominal: Termo regente: nome Termo regido: complemento nominal Regência verbal Na regência verbal, se o verbo regente for transitivo direto, terá como termo regido um objeto direto (não preposicionado). Exemplos de regência verbal não preposicionada Leu o livro.Comeu a sobremesa.Bebeu o refrigerante.Ouviu a notícia.Estudou a lição.Fez o recheio. Exemplos de regência verbal preposicionada Veja também: Exemplos de regência verbal com diversas preposições.

Related: