background preloader

Jogos Educativos - Língua Portuguesa

Jogos Educativos - Língua Portuguesa

Acentuação Gráfica: regras e exemplos A acentuação gráfica estuda os acentos gráficos (agudo, grave e circunflexo). Esses são elementos essenciais para estabelecer organizadamente, por meio de regras, a intensidade das palavras das sílabas portuguesas. Acentuação das Palavras Oxítonas As palavras oxítonas são aquelas em que a última sílaba é tônica (mais forte). Elas podem ser acentuadas com o acento agudo e o circunflexo. Oxítonas que Recebem Acento Agudo Obs: Há exceção nas formas da terceira pessoa do plural no presente do indicativo dos compostos de (ter) e (vir) ou terminada em (ens). Oxítonas que Recebem Acento Circunflexo Obs: Usa-se, ainda, o acento circunflexo para diferenciar a forma verbal (pôr) da preposição (por). Acentuação das Palavras Paroxítonas As palavras paroxítonas são aquelas em que a penúltima sílaba é tônica (mais forte). Paroxítonas que Recebem Acento Agudo Obs: Não se acentuam graficamente os ditongos representados por (ei) e (oi) da sílaba tônica das paroxítonas: Paroxítonas que Recebem Acento Circunflexo

Produção de Textos - Como Começar? Daniela Diana Professora licenciada em Letras A produção de textos é o ato de expor por meio de palavras as ideias sobre determinado assunto. Saber como escrever um texto pode ser um pré-requisito para conseguir um emprego e uma vaga na faculdade. Vale lembrar que o hábito da leitura é essencial para se produzir um bom texto. Ou seja, com o ato da leitura estamos aumentando nossa capacidade de entender melhor tudo que nos rodeia. Os 5 Tipos de Textos Para construir um bom texto, é necessário saber qual tipo se encaixa no que estamos pretendendo escrever. Texto Dissertativo: defende uma ideia, sendo um texto argumentativo e opinativo. Para ampliar seus conhecimentos, leia também: Como produzir um bom texto? Para que um texto seja considerado bom, o importante é conhecer o tipo e o gênero do texto. Além disso, é essencial não fugir do tema pedido e sobretudo, cumprir as regras gramaticais essenciais do “Novo Acordo Ortográfico” para sua compreensão. Saiba mais sobre: 1. 2. 3. 4. Obrigado. 1. 2.

Figuras de Linguagem - O que é? Tipos e Exemplos de Todas (Resumo) Só Português - Portal da Língua Portuguesa Aprenda a fazer a redação do Enem passo a passo O formato de redação escolhido por grande parte dos vestibulares, inclusive o Enem, é a dissertação-argumentativa. Esse gênero textual possibilita que o estudante construa uma tese inicial e defenda diferentes pontos de vista ao longo do texto. Separamos aqui algumas dicas para você construir um bom texto. Confira! 1) Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova – Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho. 2) Elabore o projeto de texto e escolha uma tese – Esse é o momento em que você deve escolher a sua abordagem e os argumentos que usará para defender sua tese. 3) Faça a primeira versão do texto – Nessa etapa do rascunho, preocupe-se com o conteúdo e não com a gramática. Continua após a publicidade 4) Revise o texto: Agora é hora de corrigir a gramática e encontrar outros errinhos na sua redação. 5) Passe o texto a limpo: Finalmente, essa é a última etapa da redação. Pronto!

Repertório Sociocultural - Dicas Se você já leu algum edital do Enem, deve ter reparado que um dos critérios para a correção da competência 2 é o repertório sociocultural. Mas afinal, o que é isso e por que o Enem (e os vestibulares) consideram esse repertório importante? O repertório sociocultural pode ser definido como a nossa visão de mundo. Correção de Redação + Curso Completo Assine o pacote Anual por 12x R$ 9,90 e ganhe duas correções de redação por mês! Experimentar 7 dias Para o estudante que pretende entrar em uma universidade, é essencial enriquecer esse repertório para conseguir se sair bem na redação do Enem e dos principais vestibulares. Acompanhe este post e veja 5 dicas para você aprimorar seu repertório sociocultural e tirar nota 1.000 na prova de redação. 1. Essa é a primeira dica e a mais importante! O repertório sociocultural é formado por assuntos da atualidade e sua ligação com acontecimentos históricos. Separe uns 30 minutos por dia para saber o que está rolando no Brasil e no mundo. Livros 2. 3. 4.

Related: