background preloader

Personalidades - Língua, Linguagem e ensino de gramática com Irandé antunes

Personalidades - Língua, Linguagem e ensino de gramática com Irandé antunes

http://www.youtube.com/watch?v=Lqz9Jjbr5gA

Related:  Como ensinar a Língua Portuguesa

O que ensinar em Língua Portuguesa Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. Portal do Professor Início do Conteúdo Professor(a), conheça os conteúdos multimídia publicados no Portal para todos os níveis de ensino e em diversos formatos. Os conteúdos poderão ser acessados por palavras-chave ou pela busca avançada. Alguns materiais exigem programas para serem visualizados, veja no link abaixo. Acesse também as coleções de conteúdos, os sites temáticos e os cadernos didáticos.

COMO ESTUDAR PORTUGUÊS (O GUIA) – Provas, gramática, interpretação e escrita – Esquemaria Leia e veja o melhor caminho para estudar português e ter mais confiança na hora da prova. Vamos falar a verdade: língua portuguesa é um assunto usado em tudo quanto é canto (provas, escrita, comunicação), mas é, também, um conteúdo que muitas vezes a gente não dedica tempo ou paciência para entender profundamente. Além de raramente ter a paciência ou o tempo necessário para estudar este assunto, sempre existe um fodão usando a língua portuguesa muito melhor do que você tem feito, e sendo superior a você em todos os quesitos da língua formal.

Portal do Professor Início do Conteúdo Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada. O ato de ensinar Português O ato de ensinar PortuguêsSegundo Geraldi (1997, p. 47), se o objetivo das aulas de língua portuguesa é oportunizar o domínio do dialeto padrão, devemos acrescentar outra questão: a dicotomia entre ensino da língua/ensino da metalinguagem. A opção de um ensino da língua considerando as relações humanas que ela perpassa (concebendo a linguagem como lugar de um processo de interação), a partir da perspectiva de que na escola se poder oportunizar o domínio de mais de outra forma de expressão, exige que reconsideremos o que vamos ensinar, já que tal opção representa parte da resposta do que ensinamos.O ato de ensinar Português na escola está ainda, atrelado ao ensino fundamentalmente gramatical de uma língua materna. Daniel Burgos

Fichas práticas Desenvolvimento: Apresente a atividade: elaborar um questionário subordinado à questão “Você é uma pessoa romântica?”Em grupo, os alunos vão redigir as questões e as opções de resposta, assim como definir a respetiva pontuação (distribuindo “mais” ou “menos” pontos, consoante as respostas sejam “mais” ou “menos” românticas). Seguidamente, vão escrever a chave que permitirá a cada pessoa, depois de fazer o teste, somar a pontuação e saber o resultado (Ex: Mais de x pontos / Entre y e z pontos / Menos de x ’ pontos).Trocam-se os questionários entre os grupos.

Só Português - Portal da Língua Portuguesa Ensino Da Língua Na Perspectiva De Irandé Antunes O ensino da Língua Portuguesa, desde sempre, é questionado acerca da necessidade de melhorias no seu ensino público em todo o país. As dificuldades enfrentadas na escola, entre o primeiro ano do ensino fundamental até o 6° ano, é algo que reflete uma alfabetização cada vez mais desfavorável. Apesar de o ensino da língua ser fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, no qual é dividido em duas fases, as dificuldades estão cada vez mais frequentes, pois ensinar os alunos a ler e escrever já não é uma questão apenas de ensinar em salas de aula um conteúdo descontextualizado, mas no contexto geral e social em que o aluno está inserido. Com base nisso, traz-se uma perspectiva para uma mudança, na visão de Irandé Antunes, após uma breve observação sobre os parâmetros em que se baseia. Oralidade:

Oralidade e ensino de língua portuguesa - Portal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro Para saber mais Documento consultado NOGUEIRA, Julio. “Composição oral”, in: A linguagem usual e a composição. Rio de Janeiro: Livraria Editora Leite Ribeiro Freitas Bastos, 1929, pp. 311-322. Sobre história do ensino de língua portuguesa RAZZINI, Márcia de Paula Gregorio. O espelho da nação: a antologia nacional e o ensino de português e de literatura (1838-1971).

Recursos Didáticos Animações Filmes de animação para o trabalho em sala de aula Artigos Artigos, teses, dissertações e monografias para consulta Áudios Acesso a diversos sons relacionados à disciplina de Língua Portuguesa Bibliotecas Bibliotecas do país e do mundo

Related: