background preloader

Notícias, vídeos, análise e contexto em português - BBC News Brasil

Notícias, vídeos, análise e contexto em português - BBC News Brasil

https://www.bbc.com/portuguese

Related:  Recursos para o ensino do português

A Pronúncia do Português Europeu As diferenças mais evidentes entre as variantes de uma língua são de ordem fonética embora isto não queira dizer que não se encontrem diferenças sintácticas, morfológicas ou de uso da língua. Sentimos que um falante é desta ou daquela região, é português ou é brasileiro pela forma como pronuncia certos sons. Tendo em atenção esta constatação, e dado que temos como objectivo tratar a pronúncia da norma-padrão do Português Europeu, vale a pena chamar a atenção para alguns aspectos que caracterizam o Português Europeu em relação a uma outra variedade da língua – o Português Brasileiro. Uma característica do Português Europeu que constitui, talvez, a mais notória diferença em relação ao Português do Brasil diz respeito às vogais não-acentuadas que são muito mais audíveis no Português Brasileiro do que no Europeu, sendo, nesta variedade, muito reduzidas, o que leva, por vezes, à sua supressão.

Direção-Geral da Educação Apresenta-se um conjunto de textos de caráter geral, que incidem sobre currículo e avaliação, permitindo (re)pensar a pertinência de questões como: a conceção de um currículo em que os conteúdos constituem um meio para a aquisição de competências a específicas e transversais; perspetiva integrada de currículo e avaliação, em que as atividades de ensino-aprendizagem são tendencialmente coincidentes com as atividades de avaliação; a valorização das aprendizagens práticas e experimentais; a diversificação das metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação. 1. O modelo curricular do ensino secundário Aula de Ciências do Futuro [ Modelos de Desenho Curricular [

Livro de Estilo Guia de leitura Ao longo deste livro os leitores encontrarão textos de valor e objectivos diversos. E este é também um livro escrito a pensar em vários perfis de leitor diferentes entre si, quanto mais não seja, na sua relação com o PÚBLICO. Procura esta breve nota orientar o leitor na busca de resposta à questão que o move. Embora admitamos que não existam neste Livro de Estilo respostas para todas as questões, tratamos aqui de o ajudar a procurá-las nos capítulos onde terá maior probabilidade de as encontrar.

Portal da Língua Portuguesa Com a publicação do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, a plataforma do Portal da Língua Portuguesa e os dados recursos nele disponibilizados serão, até maio de 2015, alvo de alterações pontuais. Desde 2009, está em vigor em vários países da CPLP o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AO). O Portal da Língua Portuguesa contém os dois recursos oficiais para a aplicação do AO em Portugal, como determinado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011, de 25 de janeiro: o Vocabulário Ortográfico do Português e o conversor Lince. Pode obter mais informação acerca da refoma no Guia do Acordo Ortográfico. Vocabulário Ortográfico do Português O Vocabulário Ortográfico do Português (VOP), cujos resultados o Portal agora integra, é um recurso lexicográfico de grande dimensão já adaptado ao Acordo Ortográfico.

Dicionários especializados, glossários e listas de termos Linguateca Endereços nesta página: 128 Dicionários de pronunciação Pronunciation dictionaries Os Lusíadas em audio-book O LABORATÓRIO DE IMAGEM E SOM da Universidade Federal Fluminense iniciou o projecto OS LUSÍADAS A TODO VOLUME, no qual se apresenta uma gravação e sonorização da epopeia camoniana em 10 arquivos sonoros. Especialistas em Literatura Portuguesa realizarão leituras integrais do texto camoniano, que passará por tratamento sonoro, edição e sonoplastia. Para o Canto I, o convidado foi LUÍS MAFFEI, professor de Literatura Portuguesa da UFF e poeta. Lusíadas Canto 1 LISUFF by Adalberto Müller O LABORATÓRIO DE IMAGEM E SOM da Universidade Federal Fluminense iniciou o projecto OS LUSÍADAS A TODO VOLUME, no qual se apresenta uma gravação e sonorização da epopeia camoniana em 10 arquivos sonoros. Especialistas em Literatura Portuguesa realizarão leituras integrais do texto camoniano, que passará por tratamento sonoro, edição e sonoplastia.

Investigação Instituições: Centro de Linguística da Universidade de Lisboa Universidade de Toulouse-Le Mirail (instituição consultora) Instituto de Alta Cultura/Instituto Nacional de Investigação Científica (instituição financiadora) Instituto do Desenvolvimento do Potencial Humano Cadastre-se gratuitamente na comunidade POTENCIAL HUMANO e receba muitos outros conteúdos, além de palestras em áudio, dicas para desenvolver suas competências e o restante dos capítulos do livro MAPAS MENTAIS - Enriquecendo Inteligências de Walther Hermann e Viviani Bovo.Cadastre-se clicando aqui... GALERIAS por ASSUNTOS Aparência Clique nos mapas abaixo para abrir imagem legível... Atualidades Biologia

Portuguese Grammar Archives A palavra “mesmo” – usos e significados em português | Lição 16 » A palavra "mesmo" tem diversos significados em português. Vamos ver alguns exemplos e estudar cada conceito da palavra. Diferença entre os verbos Achar e Pensar em Português | Lição 15 » Vocabulário em Português - Materiais Escolares Hoje vamos aprender os objetos que usamos em sala de aula para aumentar seu vocabulário em português! Livro Caderno Caneta Lápis Lapiseira Borracha Estojo Régua Tesoura Agenda ou bloco de anotações Corretivo Lápis de cor Canetinha Papel Folha Marcador de texto (ou marca texto) Marcador para quadro branco Apagador Quadro Mochila Computador Teclado Mouse Mesa Cadeira Palavras masculinas: livro, caderno, lápis, estojo, bloco de anotações, corretivo, lápis de cor, papel, marcador (de texto, para quadro branco), apagador, quadro, computador, teclado e mouse. Palavras femininas:

Poder ou puder - Dúvidas de Português no Dicio As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Puder é a forma do verbo no futuro do subjuntivo: quando eu puder.Poder é a forma do verbo no infinitivo impessoal: eu não vou poder. Muitos falantes fazem confusão entre estas duas palavras, utilizando a forma no infinitivo impessoal poder em vez da forma no futuro do subjuntivo puder. Quando usar puder? Puder é a forma do verbo poder conjugada na 1.ª ou 3.ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo.

- PROJETO: Estratégias e materiais de ensino-aprendizagem para Português Língua Não Materna (PLNM) Instrução em sala de aula Autor: Nuno Carvalho Esta proposta centra-se em aspetos linguísticos do português com o objetivo de ajudar os alunos a desenvolverem e enriquecerem o seu vocabulário, a reconhecerem algumas características específicas da sintaxe e da fonética da língua e do seu uso na produção escrita e oral. Com essa finalidade são construídas atividades em que os alunos descobrem e se apropriam de palavras novas, exercitam concordâncias verbais e nominais ou treinam formas de utilização da língua em contextos diversos. Aprendizagem da língua em trabalho autónomoAutoras: Fernanda Botelho e Helena Camacho Ao adotar metodologias de trabalho autónomo na aprendizagem do PLNM, pretende-se levar os alunos a planear e organizar as suas atividades de aprendizagem, individuais ou cooperativas, diversificando os materiais e os recursos.

Faça seu Roteiro: Lisboa - Inspira Mundo Ah, Lisboa! Só quem não te conhece não te ama! Em 2013 tive o privilégio de fazer um intercâmbio fora do Brasil e confesso que Portugal se tornou uma opção apenas por causa da língua e meu medo de falar inglês na época! Mas fui surpreendida de uma maneira tão linda por essa cidade, que recomendo pra cada ser vivo que passa pela minha frente, pelo menos uma vez na vida visitar nosso país-irmão! Chegou a hora de organizar o roteiro para a melhor cidade do mundo, Lisboa ♡ E sim, sou bastante suspeita para falar desse cantinho que é meu segundo lugar no mundo, mas ao fim dessa viagem você vai entender o que eu to dizendo, garanto!

Portal da Língua Portuguesa Nesta página pretende-se dar a conhecer uma breve cronologia das reformas ortográficas da língua portuguesa. Séc XVI até séc. XX - Em Portugal e no Brasil a escrita praticada era de cariz etimológico (a raiz latina ou grega determinava a forma de escrita das palavras com maior preponderância).

Related:  jornalistasNotícias - PortuguêsInternational NewsMídia Nacional