background preloader

Como estudar Português – Ser Estudante

Como estudar Português – Ser Estudante
Existem professores que não sabem mesmo dar aulas de português e não estimulam os alunos para o estudo da disciplina deixando os alunos desmotivados para a disciplina.O Português tal como a Matemática são disciplinas vitais mas, nem todos os estudantes sabem estudar corretamente estas disciplinas. Vamos neste artigo apresentar dicas de português de uma forma descontraída e fácil de entender, dicas para começar a escrever melhor, dicas de vocabulário, de leitura e até de gramática. Leitura A leitura é uma das partes mais importantes do estudo do Português, não só porque ajuda a compreender mas também porque ajuda a interpretar as questões dos testes. É muito importante operacionalizar a leitura (ler bem) para isso temos de ter em conta os seguintes aspectos: Para operacionalizar a leitura é preciso que o aluno exercite o mais possível a sua leitura através de algumas técnicas como: Interpretação do texto Para interpretares e aprenderes bem o texto deverás ter em conta as seguintes regras:

Dicio Blog do Gramaticando - Gramática Online: Como estudar Português? Vamos começar pelo começo, ora bolas! [ 1 ] Cada palavra da língua portuguesa é formada por uma combinação de letras, que por sua vez têm sons. Assim, letras e sons se articulam para formar todas as palavras que existem no universo (LINDO!) e essa é a área de estudos da Fonologia e da Estrutura e Formação de Palavras. Portanto, se você precisa estudar todo o conteúdo de Língua Portuguesa, seria interessante começar daqui. [ 2 ] As palavras, uma vez formadas, precisam ser classificadas de acordo com suas características. O conteúdo de Estrutura, Formação de Palavras e Classes Gramaticais faz parte da Morfologia, que estuda a forma, estrutura e classificação das palavras de forma isolada (sem considerar o contexto, as frases etc). [ 3 ] Ao terminar esses conteúdos, você pode estudar Acentuação e também Nova Ortografia, dois assuntos interligados que podem ser melhor compreendidos depois de você ter estudado o que eu disse em [ 1 ] e [ 2 ]. Gertrudes está vendendo pinguins.

Gramática. Gramática: Conceitos e diferentes tipos - Português Afinal, o que é Gramática? A Gramática tem como principal função regular a linguagem e estabelecer padrões de escrita e fala para os falantes de uma língua. Graças à Gramática, a língua pode ser analisada e preservada, apresentando unidades e estruturas que permitem o bom uso da língua portuguesa. Uma boa Gramática deve ser capaz de extrapolar a visão reducionista que faz da língua um amontoado de regras prescritas pelos estudiosos do sistema linguístico, devendo ser capaz não apenas de prescrever o idioma, mas também de descrevê-lo, preservá-lo e, sobretudo, ter utilidade para os falantes. A Gramática apresenta as regras, mas quem movimenta e faz da língua um sistema vivo e mutável somos nós, agentes da comunicação. Por ser um sistema complexo e passível de diversas concepções, a Gramática apresenta abordagens diversas, sendo dividida, então, em tipos distintos:

Os 11 Melhores Aplicativos para Estudar Português (Atualizado) - Cissa Magazine Todos sabemos que Português é uma língua difícil, sendo considerada uma das línguas difíceis do mundo para se aprender. Essa ideia existe devido ao fato de ela conter muitas regras gramaticais. Estudar e aprender todas essas regras gramaticais não é uma tarefa fácil, independente da idade ou do país, mas é necessário saber pelo menos o básico, já que é a forma mais utilizada que temos para nos comunicar. Algumas pessoas não se contentam com o básico e buscam auxílio na hora de se aprofundar no assunto e é aí que entram os aplicativos. Como eles funcionam de forma prática e dependem exclusivamente da sua vontade de aprender, é um ótimo recurso para pessoas autodidatas, ou para aqueles que precisam de um auxílio, como estudantes ou pessoas inscritas em concursos. 1 – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) Com uma interface limpa e bastante intuitiva, basta você começar a escrever a palavra que ele lhe dará uma lista de sugestões, garantindo que você utilize a grafia correta.

11 Aplicativos Gratuitos Para Estudar Português Olá, pessoal! Quer facilitar a vida na hora de estudar? A dica é usar aplicativos. Como a maioria das pessoas usa smartphones hoje em dia, esse se tornou um dos recursos mais usados, então por que não estudar? Desta vez, trazemos 11 aplicativos gratuitos para estudar português. Está com dúvida em acentuação, pontuação, concordância ou aquelas novas regras do acordo ortográfico? Confira a lista abaixo de aplicativos gratuitos e já pode começar a estudar português: 1- Acordo Ortográfico: todas as dúvidas que você tiver sobre o novo acordo ortográfico, você tira aqui de um jeito rápido e fácil. 2- Dicionário Priberam: aqui você pode consultar 16 dicionários integrados em um único aplicativo. 3- Manual de Redação: o legal deste app “Manual de Redação Keimelion” é que tem uma parte voltada ao Trabalho Acadêmico, muito útil para quem precise fazer o seu. 4- Quiz de Português: treine a matéria através de desafios de perguntas e respostas. 10- Acentuando: está com dúvidas em acentos? Até a próxima!

É possível aprender Português mais rápido? Você já parou para pensar quantas pessoas não sabem o mínimo necessário para usar a língua portuguesa no dia a dia? De um simples bilhete para um familiar, um aviso do condomínio, um e-mail para o chefe, até uma redação ou trabalho universitário — os erros de escrita estão presentes em TODO lugar. A triste realidade é que você é julgado(a) pelos erros que comete, pela qualidade da sua escrita e até mesmo pelo jeito que fala. Não importa se isso é injusto ou preconceituoso, o fato é que muitas oportunidades são perdidas todos os dias devido ao desconhecimento da língua portuguesa. Eu lido com alunos todos os dias e por isso entendo as dificuldades que você possa ter. Eu entendo você, sabe? Além disso, eu sei perfeitamente que essa ideia de “falar certo” é preconceituosa e elitista e que ninguém fala exatamente conforme as regras que estão nas gramáticas. Apenas 8% chegam a este último. Todos os dias, muitas pessoas escrevem para mim relatando problemas relacionados ao uso do português.

10 vídeos no Youtube para aprender português Olá, Com o advento da tecnologia, é possível termos acesso à diversos conteúdos virtuais, principalmente os de aprendizado. Para quem tem interesse em aprender português, o Youtube é uma grande ferramenta. O Stoodi é um dos canais no Youtube mais populares para quem tem interesse em aprender português. Além do canal no Youtube, o Stoodi tem um site, de mesmo nome, que também complementa todo o material para estudo. É um canal destinado às pessoas que tem interesse de aprender português de maneira fácil, com comodidade de acesso, uma vez que o conteúdo fica disponível 24 horas por dia. No Stoodi, você encontrará as seguintes matérias para português: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, conectivos, verbo, concordância, ortografia, regras de acentuação, entre outros. Podemos observar que, é um conteúdo bem direcionado para quem realmente deseja aprender português, passando por todas as etapas necessárias no aprendizado. Para maiores informações do Stoodi clique aqui! O Prof.

Por que temos de aprender Língua Portuguesa na Escola? - Português - Disciplina - Lingua Portuguesa Por que temos de aprender Língua Portuguesa na Escola? Essa pergunta certamente tem estado na cabeça de muitos estudantes nos mais diversos níveis de ensino ao longo de suas caminhadas de aprendizagem, de construção de conhecimentos, competências e habilidades. Essa enumeração de formas de representar o desenvolvimento cognitivo também nos remete à mesma pergunta – por que “ensinar” Língua Portuguesa na escola? Se nossos aprendizes são falantes nativos do idioma, por qual razão muitos deles sentem que não conhecem sua língua materna e que não fazem um bom uso das formas de dizer nos mais variados contextos de interação pela linguagem? O fato é que a Escola tem produzido contingentes de analfabetos funcionais que, embora tenham sido alfabetizados, não desenvolveram a competência de uso da língua em situações comunicativas específicas. Ler, compreender e produzir sentido(s). Chefe do Departamento de Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul Fonte:

Aprenda a falar corretamente (capítulo do livro Método de Boas Maneiras do autor DeRose) Tenho acompanhado o fenômeno da evolução da nossa língua durante estas últimas décadas com perplexidade e apreensão. Muito em breve não estaremos mais falando português e sim algum dialeto esdrúxulo. Para quem fala bem o português, uma palavra errada, uma dicção viciosa, uma concordância mal feita por parte do interlocutor são coisas que causam má impressão. Ademais, somos especializados em público de nível superior. Eu mesmo já abandonei cursos de informática, de anatomia e de outras disciplinas porque era insuportável receber em minha mente os sucessivos insultos à cultura perpetrados pelos semi-analfabetos que pretendiam receber o meu dinheiro para ensinar-me alguma daquelas matérias. Os erros que se seguem denotam origens humildes e são sinalizadores de pouca cultura, mesmo se quem os aplicar for portador de diploma universitário, como vem ocorrendo cada vez com maior frequência. DeRose [clique aqui para comprar]

05 sites para aprender Português Selecionamos cinco sites interessantes para ajudá-lo a estudar português na preparação para o Enem e os vestibulares. Confira: Brasil Escola O site Brasil Escola é o principal produto da Rede Omnia, especializada em websites de educação. URL: Só Português Site especializado no ensino língua portuguesa, criado e mantido pelo Grupo Virtuos, que desenvolve sites e portais com conteúdos gratuitos e abertos, além de produzir e comercializar produtos educacionais. URL: Gramática On-line Site criado e mantido pelo professor Dílson Catarino desde 1999 traz diversas dicas sobre Gramática como resposta às dúvidas mais frequentes, o uso do português no dia-a-dia, testes e tambéem vídeos. URL: Canal AulaLivre.net (Youtube) URL: Português (R7) URL: Esperamos que tenha gostado desta dica.

O ensino de Língua Portuguesa no século XXI | revistapontocom revistapontocom – O que hoje não se pode deixar de ensinar, na área de Língua Portuguesa, na Educação Básica?Carmen Pimentel – A ler. Parece óbvio, mas não é. Ler engloba muito mais do que somente decodificar o sistema linguístico. Nossas crianças precisam estar em contato com os livros, manuseá-los, brincar com eles, aprender a gostar deles como fonte de conhecimento e de prazer desde quando começam a segurar as coisas. E isso é ensinado. revistapontocom – O que é preciso ser aprendido, na área de Língua Portuguesa, pelos alunos na Educação Básica? revistapontocom – Qual é o principal desafio de se ensinar Língua Portuguesa, nos dias de hoje, para os alunos na Educação Básica? revistapontocom – Ensina-se Língua Portuguesa, nos dias de hoje, da mesma forma que se ensinava no final do século XX? revistapontocom – Hoje, você diria que ensinar Língua Portuguesa, na Educação Básica, é mais …. por quê?

Recursos didáticos e o Ensino de Língua Portuguesa: Possibilidades e limitações ao ensino aprendizagem Considerando que a aprendizagem é construída durante todo o processo educacional, a criação de situações didáticas e a inserção de metodologias diversificadas, tornam-se, no contexto educacional, essenciais para a construção do conhecimento dos discentes, visto que o atual contexto de produção capitalista, configurado como a chamada era digital, ou sociedade técnica informacional, desencadeia uma série de mudanças na forma da construção do conhecimento, exigindo dos cidadãos o acesso às tecnologias da informação e comunicação e, da Escola, o preparo e/ou qualificação dos alunos quanto ao uso destas tecnologias. Para isso, a utilização dos recursos didáticos, constitui-se como fundamental, apresenta-se como importante ferramenta ao ensino-aprendizagem tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes, no entanto, requer a cuidadosa mediação do professor no tocante ao planejamento e clareza de como a aprendizagem, no sentido do conhecimento cognitivo se efetivará de forma significativa.

Variação linguística: o que é, tipos, exemplos e exercícios! - Stoodi Saiba tudo sobre a variação linguística e como diferenciar cada uma Certamente você já deve ter se deparado com determinados tipos de variação linguística, seja conversando com os colegas na sala de aula, assistindo uma reportagem na TV ou lendo textos históricos. Essas variações podem acontecer de diversas formas e estão diretamente relacionadas ao fenômeno do uso do idioma, em que seus próprios falantes podem alterar o modo de falar, escrever e passar as informações adiante. Assim, surgem as variações linguísticas envolvendo vários traços históricos, sociais, culturais e geográficos. Um bom exemplo que pode ser observado com facilidade nos tipos de variação linguística no Brasil, é a variação linguística regional. No post de hoje, você verá os tipos de variação linguística e exemplos de variação linguística deles. Tipos de variação linguística Variações diafásicas Exemplos de variações diafásicas A linguagem formal ou culta, por exemplo, leva em consideração as normas da língua. “Bom dia!

Só Português - Portal da Língua Portuguesa

Related: