background preloader

Nova Gramática Online

Nova Gramática Online

http://www.novagramaticaonline.com/

Related:  Recursos para aprender Língua Portuguesa

Variação linguística – A língua em movimento - Português Você sabe o que é variação linguística? A variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes. Como não é um sistema fechado e imutável, a língua portuguesa ganha diferentes nuances. O português que é falado no Nordeste do Brasil pode ser diferente do português falado no Sul do país. Lucas Amura e o Português com Humor Vitrine retirada de www.portuguescomhumor.com.br O Português com Humor foi um podcast educativo criado por Lucas Amura e Adriano Paciello. Este era um podcast altamente instrutivo e com um potencial gigantesco de crescimento. Infelizmente, o podcast chegou ao seu fim devido a uma fatalidade com um dos criadores.

Wikipédia:A enciclopédia livre Logotipo e slogan da Wikipédia em língua portuguesa. "A enciclopédia livre" e "a enciclopédia livre que todos podem editar" são expressões que definem a Wikipédia. Frequentemente são citadas de forma incorreta, por isso esta página procura explicar com clareza a origem e significados destas expressões. Nota prévia: o título completo desta página pode ser enganador; esta página não é um artigo enciclopédico, mas uma página interna da Wikipédia com o título "A enciclopédia livre" que pertence ao domínio Wikipedia e não domínio principal (artigos enciclopédicos). Origens Primeiro logotipo e slogan da Nupedia.

Como estudar Literatura – Lendo.org Uma dúvida bem comum entre os alunos do Ensino Médio é como estudar Literatura. É uma pergunta simples e complicada ao mesmo tempo, para a qual eu estava elaborando uma resposta quando me deparei com uma espécie de fórmula pronta no melhor livro didático de Literatura que conheço, o Literatura Brasileira em diálogo com outras literaturas e outras linguagens, do William Roberto Cereja e da Thereza Cochar Magalhães. Conhecendo esses dois estudiosos e a qualidade do material que eles têm produzido, tanto em Literatura quanto em Língua Portuguesa, resolvi trancrever aqui esse pequeno guia para aqueles que desejam tirar o maior proveito de seus estudos literários. Leia a seguir os 8 conselhos elencados conforme a ordem do livro.

Atividades de português para o professor O programa de rádio Enchendo a Linguística é uma parceria do Redigir com a Rádio Educativa da UFMG. Esse programa semanal aborda, de forma bem humorada e interativa, curiosidades sobre a língua portuguesa e trata, de maneira simples e de fácil entendimento, fenômenos linguísticos que permeiam nossas vidas, sendo no âmbito da fala ou da escrita. Dessa forma, pretende-se tornar a prática da Linguística, ciência relativamente nova, mais conhecida entre as pessoas. Acesse o site oficial do programa e escute todas as temporadas!

Produção de Textos - Como Começar? Daniela Diana Professora licenciada em Letras A produção de textos é o ato de expor por meio de palavras as ideias, sendo uma ação deveras importante. Saber produzir um texto pode ser um pré-requisito para conseguir um emprego, uma vaga na faculdade, dentre outros. Pessoas que escrevem bons textos conseguem se expressar melhor. A leitura, intimamente ligada à escrita, é um ato essencial para se produzir um bom texto. Cordel Digital Popularizada em feiras livres da Região Nordeste do Brasil, onde seus folhetos impressos em papel pardo adornados por xilogravuras ficavam expostos em varais, a literatura de cordel também pode ser acessada via internet. Uma das principais fontes para tal é a Fundação Casa de Rui Barbosa, localizada no Rio de Janeiro. Repositório de literatura popular desde 1989, o órgão disponibilizou parte do acervo de 9 mil folhetos em um site especialmente construído para facilitar o acesso remoto. A digitalização foi uma medida importante para a preservação do próprio acervo, que passou a ser menos manipulado por pesquisadores.

Os 11 Melhores Aplicativos para Estudar Português (Atualizado) - Cissa Magazine Todos sabemos que Português é uma língua difícil, sendo considerada uma das línguas difíceis do mundo para se aprender. Essa ideia existe devido ao fato de ela conter muitas regras gramaticais. Estudar e aprender todas essas regras gramaticais não é uma tarefa fácil, independente da idade ou do país, mas é necessário saber pelo menos o básico, já que é a forma mais utilizada que temos para nos comunicar. Algumas pessoas não se contentam com o básico e buscam auxílio na hora de se aprofundar no assunto e é aí que entram os aplicativos. Passa o tempo e aprende - Jogos de Língua Portuguesa Jogos de Língua Portuguesa Nestas páginas podes treinar os teus conhecimentos de Língua Portuguesa de uma forma descontraída e divertida. Podes repetir os exercícios as vezes que quiseres sem usar papel e lápis. Na coluna da esquerda tens os jogos organizados por assuntos, na da direita encontram-se ordenados por tipo de jogo. Actualização: Os jogos da Forca sobre os temas Animais, Frutos e Profissões têm agora muito mais palavras, permitindo muito mais tempo de jogo sem repetições; para tal, contei com a ajuda e o entusiasmo da Salomé Moreira Trigo, de Vila Nova de Gaia, a quem passam a partir de hoje, a ser especialmente dedicados os jogos da Forca. (29 Março 05)Última actualização: 7 Abril 2006 - 43 jogos e exercícios

Literatura, manifestação artística da palavra - Brasil Escola "Penetra surdamente no reino das palavras.Lá estão os poemas que esperam ser escritos." O que é literatura? A literatura é a arte da palavra.

Related: