background preloader

Jogos de Língua Portuguesa

Você está em Entretenimento > Jogos Esta seção é dedicada ao aprendizado de um jeito descontraído, estimulando a capacidade de interpretação do conteúdo a partir de jogos. Estude brincando! Como referenciar: "Jogos de Língua Portuguesa" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2021. Consultado em 19/01/2021 às 19:39. Você está em Entretenimento > Jogos Esta seção é dedicada ao aprendizado de um jeito descontraído, estimulando a capacidade de interpretação do conteúdo a partir de jogos. Como referenciar: "Jogos de Língua Portuguesa" em Só Português.

https://www.soportugues.com.br/secoes/jogos.php

Related:  Sites e Plataformas para GAMIFICARalessaufmgjessicaalvesRecursos para aprender Português

1B3E855FFFCF3889DD35E6219B894BC7?redirectPage= Mais informações sobre o aplicativo Reportar Erro × Ops! 118092 Visualizações | Aplicativos Relacionados Chuva de Pronomes 10 sites que oferecem videoaulas gratuitas e em português Muitas instituições de ensino no mundo e também no Brasil estão investindo na disponibilização de conteúdos de aulas, com temas variados, gratuitamente e para todos os interessados. Na última semana, foi a vez da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançar seu portal com videoaulas, seguindo os passos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que desde 2012 disponibilizam centenas de aulas online. Universidades, instituições de ensino técnico, entidades civis e até professores estão dedicando parte de seu tempo para a produção de novos conteúdos educativos e, com isso, permitir que mais pessoas tenham acesso à educação. Muitos portais produzem seu próprio conteúdo, gravam aulas presenciais em universidades ou até traduzem as aulas que são disponibilizadas gratuitamente no exterior para os internautas brasileiros.

Cinco músicas para estudar preposições e crase Pense em seu livro predileto. A história pode ser marcante, mas você conseguiria se lembrar de frases e parágrafos inteiros dele? Não, né… Morfologia - Só Português Em linguística, Morfologia é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. A peculiaridade da morfologia é estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período. A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição. Estrutura e formação das palavras Estrutura das palavras Raiz e radical Afixos Desinência Vogal temática, tema Vogais e consoantes de ligação Formação das palavras, derivação Tipos de derivação (continuação) Composição Prefixos Sufixos Sufixos formadores de adjetivos Sufixos adverbiais e verbais Radicais gregos Radicais latinos

Como estudar Literatura Uma dúvida bem comum entre os alunos do Ensino Médio é como estudar Literatura. É uma pergunta simples e complicada ao mesmo tempo, para a qual eu estava elaborando uma resposta quando me deparei com uma espécie de fórmula pronta no melhor livro didático de Literatura que conheço, o Literatura Brasileira em diálogo com outras literaturas e outras linguagens, do William Roberto Cereja e da Thereza Cochar Magalhães. Conhecendo esses dois estudiosos e a qualidade do material que eles têm produzido, tanto em Literatura quanto em Língua Portuguesa, resolvi trancrever aqui esse pequeno guia para aqueles que desejam tirar o maior proveito de seus estudos literários. Leia a seguir os 8 conselhos elencados conforme a ordem do livro. Em estudos de literatura, vale mais a pena a leitura do que a memorização.

Entenda a diferença entre Gamificação e Game-Based Learning – Take 5 Muito discutida e principalmente abordada no meio empresarial, a Gamificação tem se tornado uma ferramenta de aprendizagem e treinamento cada vez mais utilizada, mas você sabe realmente o que é a gamificação e game-based Learning? Nessa série de posts vamos entender melhor o uso desses dois conceitos no âmbito corporativo. Gamificação e Game-Based Learning Ainda existe uma confusão grande quando falamos sobre Gamificação, muito confundida com o Game-Based Learning. Português para crianças: 7 canais do youtube que ensinam Como incentivar os filhos a estudar a língua portuguesa? Muitos pais não sabem o que fazer para dinamizar a rotina de estudos dos pequenos, mas não se preocupe: este texto explica por que incentivar o aprendizado dos jovens fora do ambiente escolar e, muito importante, por que aliar o entretenimento à aprendizagem do português para crianças. Nesse sentido, descubra, a seguir, canais incríveis do YouTube — a exemplo do Ciende Cursos, Portal de Estudos 10, ABC123 Alfabeto Português, Zarinha Centro de Cultura, Assim eu Aprendo, Stoodi e Kids TV Português — que vão ajudar seus filhos a dominar a linguagem em cada fase da infância. Comece a leitura já e veja dicas infalíveis para intensificar os estudos da garotada! Por que e como incentivar o aprendizado fora da escola? Os filhos podem ter dificuldade de se dedicar aos estudos por “n” motivos, seja por não entender o conteúdo das disciplinas, seja porque o método didático não é interessante para eles, por exemplo.

SciCast #248: A História da Língua Portuguesa - Deviante A língua de qualquer população é indissociável a sua História. Falar sobre a História de nossa língua é entender um pouco mais sobre de onde viemos, quem nos influenciou, porque falamos, o que falamos, como falamos. Compreender esta História da língua é, no fim, compreender um pouco mais sobre nós mesmos. Semântica - Só Português Em linguística, a semântica estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto. Nesse campo de estudo se analisa, também, as mudanças de sentido que ocorrem nas formas linguísticas devido a alguns fatores, tais como tempo e espaço geográfico. Linguagem Linguagem / Tipos de linguagem Língua Língua falada e língua escrita Fala Signo linguístico Significação das palavras Sinônimos e antônimos Polissemia Homônimos Homônimos perfeitos Parônimos

Produção de Texto: O guia passo a passo para uma escrita de qualidade A produção de texto parece uma tarefa simples que aprendemos na escola e enfim, todos nós sabemos fazer. Certo? Calma, não tão depressa! Aprendizagem baseada em jogos ou gamificação? Entenda a diferença. Aprendizagem baseada em jogos Com a utilização da aprendizagem baseada em jogos os alunos aprendem enquanto brincam. Assim, tornando o processo de aprendizado mais interessante, ocasionando um efeito positivo no desenvolvimento cognitivo.

Related:  Recursos para APRENDERRecursos para AprenderFerramentas de apoio para o aprendizado de Língua Portuguesa e Literatura BrasileiraPara ensinar o Português