background preloader

Como ensinar português para estrangeiros - Só Português

A aprendizagem de um idioma diferente é sempre um desafio enriquecedor, sendo que se trata de um processo contínuo que implica horas de estudo e dedicação para a obtenção de resultados satisfatórios. Por se tratar de uma língua clássica, o português é um idioma cujo domínio é um fator de diferenciação, uma vez que possui uma enorme riqueza lexical e é uma língua que ganha importância em escala global nos dias de hoje. 1) Para ensinar a língua portuguesa a cidadãos estrangeiros, procure compreender as suas expectativas para o processo de aprendizagem, uma vez que a adaptação dos conteúdos irá variar entre o desejo de um indivíduo em dominar conversações básicas de uso cotidiano ou alguém que pretende obter fluência para utilização em ambiente de negócios. Estruture o conhecimento que irá transmitir de forma temática e, sobretudo, em virtude dos objetivos dos seus educandos. Fonte: assimsefaz.com.br Como referenciar: "Como ensinar português para estrangeiros" em Só Português.

https://www.soportugues.com.br/secoes/dicas/estrangeiros/

Related:  Recursos para ensinar portuguêsRecursos para ensinar língua portuguesaPara ensinar a Língua PortuguesaComo ensinar PortuguêsENSINANDO LíNGUA PORTUGUESA

Material didático – português para alunos estrangeiros Apostilas Material didático usado em aulas de Português como língua estrangeira na Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível para uso. Dar aulas de Português no Exterior PLE significa português como língua estrangeira. Os cursos de PLE são aulas de português dadas a estudantes que não possuem o português como língua materna. As aulas podem ser ministradas no Brasil ou no exterior. Metodologia ideal no ensino de idiomas para crianças Muitos pais buscam maneiras para que seu filho, desde cedo, aprenda um novo idioma. Mas existem muitas dúvidas e questionamentos sobre a metodologia ideal no ensino de idiomas para crianças. Por esse motivo, separamos algumas dicas e conselhos sobre o que é fundamental no ensino de inglês ou outros idiomas para crianças. Continue a leitura e confira! Qual é a idade ideal para o ensino de idiomas para crianças? Não existe uma idade certa para aprender um novo idioma.

ENSINANDO PORTUGUÊS A ESTRANGEIROS — PARTE 1: A Compreensão Oral ENSINANDO PORTUGUÊS A ESTRANGEIROS — PARTE 1: A Compreensão Oral Quando tratamos do ensino de idiomas, devemos considerar sempre a aprendizagem e a prática de quatro habilidades básicas: a Compreensão Oral, a Habilidade de Conversação, a Compreensão de Leitura e a Produção Escrita. Nesta parte da minha fala, tratarei da Compreensão Oral, em especial no que tange ao ensino de Português a Estrangeiros. Relembro, conforme a introdução a estes capítulos, que aqui cobrimos o ensino de Português como Língua Estrangeira, que é aquele que se dá quando a prática é feita fora do país onde ele é falado. Por exemplo, quando um americano decide estudar nosso idioma nos Estados Unidos.

Programa de Mestrado Profissional em Letras - INÍCIO O Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, aprovado pela CAPES com nota 4, oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação strito sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental no ensino de Língua Portuguesa em todo o território nacional. O Profletras tem uma área de concentração: Linguagens e letramentos. A essa área se vinculam duas linhas de pesquisa: Teoria da linguagem e ensino: Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes.

Ensino da Língua Portuguesa (PCN) - InfoEscola Desde o início da década de 80, o ensino da língua portuguesa vem sido muito discutido acerca da necessidade de melhorar a educação do país. Uma das maiores dificuldades das escolas é ensinar seus alunos a ler e a escrever, tal barreira reflete num índice de pessoas alfabetizadas não muito favorável. Este obstáculo é encontrado no fim da primeira série do ensino fundamental (alfabetização) e na quinta série do mesmo (ineficiência da linguagem). Através do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), o professor encontra uma espécie de síntese mostrando um possível avanço hoje, comparado a anos anteriores. Nos anos 60, por exemplo, buscava-se no aluno o fracasso escolar; havendo lógica, visto que em parte dos discentes o ensino parecia funcionar.

O que ensinar em Língua Portuguesa Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. Como Ensinar um Idioma Estrangeiro para Adultos Este artigo foi escrito em parceria com nossa equipe treinada de editores e pesquisadores que validaram sua precisão e abrangência. Categorias: Línguas Estrangeiras Em outras línguas: English: Teach Adults a Foreign Language, Español: enseñarle una lengua extranjera a adultos, Русский: обучать иностранному языку взрослых Imprimir

ENSINANDO PORTUGUÊS A ESTRANGEIROS — PARTE 2: A Compreensão de Leitura ENSINANDO PORTUGUÊS A ESTRANGEIROS — PARTE 2: A Compreensão de Leitura NOTA: Este texto, a Introdução (que apresenta a Parte 1) e as outras 6 partes que compõem a série, podem ser acessadas também em áudio pela plataforma UBOOK.COM. Quando tratamos do ensino de idiomas, devemos considerar sempre a aprendizagem e a prática de quatro habilidades básicas: a Compreensão Oral, a Habilidade de Conversação, a Compreensão de Leitura e a Produção Escrita. Nesta parte da minha fala, tratarei da Compreensão de Leitura, em especial no que tange o ensino de Português a Estrangeiros. Relembro, conforme a introdução ao nosso curso, que aqui cobrimos o ensino de Português como Língua Estrangeira que é aquele que se dá quando a prática é feita fora do país onde ele é falado.

Rede Nacional de Formação Continuada de Professores A Rede Nacional de Formação Continuada de Professores foi criada em 2004 com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos. O público-alvo prioritário da rede são professores de educação básica dos sistemas públicos de educação. As instituições de ensino superior públicas, federais e estaduais que integram a Rede Nacional de Formação de professores, produzem materiais de orientação para cursos à distância e semipresenciais, com carga horária de 120 horas. Assim, elas atuam em rede para atender às necessidades e demandas do Plano de Ações Articuladas (PAR) dos sistemas de ensino. As áreas de formação são: alfabetização e linguagem, educação matemática e científica, ensino de ciências humanas e sociais, artes e educação física. O Ministério da Educação oferece suporte técnico e financeiro e tem o papel de coordenador do desenvolvimento do programa, que é implementado por adesão, em regime de colaboração, pelos estados, municípios e Distrito Federal.

Português - Gramática da Língua Portuguesa O português é o quinto idioma mais falado mundo - mais de 260 milhões de pessoas utilizam como língua principal para se comunicarem. Entre os países que o tem como idioma oficial, citamos o Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial (Leia mais em Lusofonia). Em 1990 foi criado o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que tem por objetivo padronizar a escrita de algumas palavras em todos os países que o utilizam oficialmente. O Brasil aderiu ao acordo em 2009. Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio Objetivos: Conhecer, diferenciar, ler com fluência e compreender/interpretar diferentes tipos de textos; Produzir textos coesos e coerentes de diversos gêneros; Reconhecer e analisar do ponto de vista morfossintático orações e períodos. Leitura, interpretação e discussão de textos dissertativos, narrativos, informativos, literários e científicos, poesias e imagens (tirinhas, charges). Produção de textos narrativos, de textos opinativos, de resumos (textos informativos, literários e científicos) e outros que incluam a diversidade de recursos da língua.

4 dicas da neurociência para aprender uma língua mais rápido Letras: lições valiosas para acelerar o domínio de um idioma (Thinkstock/IGraDesign/) São Paulo — Você gosta de dizer que seu inglês é avançado, mas lá no fundo sabe que o seu nível não passa do intermediário? Saiba que você não está sozinho. Recursos Didáticos Animações Filmes de animação para o trabalho em sala de aula Artigos Artigos, teses, dissertações e monografias para consulta Áudios Acesso a diversos sons relacionados à disciplina de Língua Portuguesa Bibliotecas Bibliotecas do país e do mundo

Related: