background preloader

Professor Noslen

Professor Noslen

https://www.youtube.com/channel/UCwSxSJqGpSRpEsq5-YUbM8g

Related:  curadoriaLíngua PortuguesaAprendizado de língua portuguesa

Atividades de Português: Melhores Exemplos Para Imprimir Como a língua portuguesa é muito rica e complexa, é ideal que as crianças aprendam desde cedo e, para contribuir com esse aprendizado, esse tipo de recurso é bastante poderoso. Afinal, elas servem para reforçar o conteúdo ensinado e fazer com que o aluno pratique as teorias vistas em sala de aula. Você pode, portanto, utilizar alguns exercícios para que os pequenos treinem em casa. Mas, atenção: tenha cuidado ao selecionar as tarefas.

Instruções inicias de como começar a estudar gramática Muitas vezes, o que nos impede de sair bem em determinada matéria é o fato de não sabermos quais são as estratégias de estudo que poderíamos traçar para essa disciplina. Se você não é a pessoa das frases “Não sei por onde começar”, “Não sei nem errar nessa matéria”, você, pelo menos, conhece, ou conheceu, alguém que já passou por esses problemas. Por isso, o Escola Kids preparou uma sugestão de roteiro de estudo para quem quer ou está precisando estudar a gramática de nossa língua.

Gramática - Só Português Você está em Material de apoio > Gramática A Gramática tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios, tais como: - Exemplo de bons escritores; - Lógica; - Tradição; - Bom senso. ENSINANDO PORTUGUÊS A ESTRANGEIROS — Introdução Reflexões sobre a Prática SINOPSE: Após 38 anos de experiência com o ensino de idiomas, dos quais mais de 30 voltados ao ensino de Português a Estrangeiros, dedico-me a explorar esse rico universo, elaborando uma Introdução e 5 Capítulos para fazer uma discussão teórica e prática com reflexões sobre as diferenças entre o ensino de Português como Língua Estrangeira, como Segunda Língua e como Língua de Herança. Cubro, ainda, análises sobre o ensino das 4 habilidades macro envolvidas na aprendizagem de um idioma: a Compreensão Oral, a Compreensão de Leitura, a Conversação e a Produção Escrita, e falo sobre o ensino de Português do Mundo dos Negócios a Estrangeiros. Nos últimos quinze anos, temos percebido um aumento significativo do interesse internacional pelo idioma falado no Brasil.

Língua Portuguesa Conectivos Conectivos são palavras ou expressões que interligam as frases, períodos, orações, parágrafos, permitindo a sequência de ideias. Esse papel é desempenhado, sobretudo, pelas conjunções,... As 10 classes de palavras ou classes gramaticais As classes de palavras ou classes gramaticais são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. 1.

Material didático – português para alunos estrangeiros Apostilas Material didático usado em aulas de Português como língua estrangeira na Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível para uso. Contém material sob copyright original – não pode ser comercializado sob nenhuma forma. Para baixar, clique nos links. Vai abrir uma nova página e é preciso clicar novamente no nome do arquivo (que infelizmente fica bem miudinho, no alto da tela). Interpretação de texto: 7 dicas infalíveis Daniela Diana Professora licenciada em Letras A interpretação de texto é o elemento-chave para o resultado acadêmico, eficiência na solução de exercícios e mesmo na compreensão de situações do dia a dia. Além de uma leitura mais atenta e conhecimento prévio sobre o assunto, o elemento de fundamental importância para interpretar e compreender corretamente um texto é ter o domínio da língua. E mesmo dominando a língua é muito importante ter um dicionário por perto.

Gramática. Gramática: Conceitos e diferentes tipos Afinal, o que é Gramática? A Gramática tem como principal função regular a linguagem e estabelecer padrões de escrita e fala para os falantes de uma língua. Graças à Gramática, a língua pode ser analisada e preservada, apresentando unidades e estruturas que permitem o bom uso da língua portuguesa. Uma boa Gramática deve ser capaz de extrapolar a visão reducionista que faz da língua um amontoado de regras prescritas pelos estudiosos do sistema linguístico, devendo ser capaz não apenas de prescrever o idioma, mas também de descrevê-lo, preservá-lo e, sobretudo, ter utilidade para os falantes. As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa Obras essenciais na dramaturgia, poesia e prosa portuguesas, clássicos que influenciaram a formação de nossa cultura literária desse lado do Atlântico. (01) Auto da Barca do Inferno Gil Vicente (1465-1537)Difícil de acreditar que uma peça de estrutura tão complexa tenha sido criada em 1517, uma sátira de forte apelo moral à sociedade da época. O cenário é um porto imaginário, representando o purgatório, onde se encontram duas barcas, a Barca do Inferno, comandada pelo Diabo, e a Barca da Glória, organizada por um Anjo. Durante a peça, será decidido o destino das almas que seguirão para o paraíso ou inferno. Assim, tem início com o fidalgo um desfile de personagens característicos das classes sociais e orientações religiosas da Lisboa do século XVI, tais como o agiota, sapateiro, bobo, frade, judeu usurário, juiz corregedor e assim por diante, cada um com a sua própria justificativa para ser conduzido ao paraíso, mas poucos conseguirão. Ler aqui uma edição no sistema Google Books.

13 filmes para aprender sobre a Língua Portuguesa O cinema é uma excelente fonte de entretenimento e autoconhecimento. Inclusive, os filmes também têm muito a ensinar sobre os mais variados assuntos, concorda? Portanto, que tal utilizá-los como ferramenta para entender mais a fundo a Língua Portuguesa? Com certeza, você vai aprender muito enquanto se diverte! Há diversas produções, dos mais diferentes gêneros e épocas, cujas propostas estão intrinsecamente conectadas a nosso idioma materno. Assisti-los representa um verdadeiro mergulho no Português, seja enquanto idioma ou quanto língua original de obras fascinantes de literatura.

Related:  ENSINANDO O PORTUGUÊSGramáticaRecursos para aprender Língua PortuguesaRecursos para aprender Língua PortuguesaENSINAR - Língua PortuguesaLíngua Portuguesa