background preloader

Gramática - Só Português

Gramática - Só Português
Você está em Material de apoio > Gramática A Gramática tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios, tais como: - Exemplo de bons escritores; - Lógica; - Tradição; - Bom senso. Em se tratando de Gramática, tem-se como matéria-prima um sistema de normas, o qual dá estrutura à língua. Por ser um organismo vivo, a língua está sempre evoluindo, o que muitas vezes resulta num distanciamento entre o que se usa efetivamente e o que fixam as normas. Quem desconhece a norma culta acaba tendo acesso limitado às obras literárias, artigos de jornal, discursos políticos, obras teóricas e científicas, enfim, a todo um patrimônio cultural acumulado durante séculos pela humanidade. Tipos de Gramática 1. É aquela que busca a padronização da língua, estabelecendo as normas do falar e escrever corretamente. 2. 3. Estuda a origem e a evolução histórica de uma língua. 4. Dedica-se ao estudo comparado de uma família de línguas.

https://www.soportugues.com.br/secoes/gramatica/

Related:  Gramática de portugués

Português - Gramática da Língua Portuguesa - InfoEscola O português é o quinto idioma mais falado mundo - mais de 260 milhões de pessoas utilizam como língua principal para se comunicarem. Entre os países que o tem como idioma oficial, citamos o Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial (Leia mais em Lusofonia). Em 1990 foi criado o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que tem por objetivo padronizar a escrita de algumas palavras em todos os países que o utilizam oficialmente. O Brasil aderiu ao acordo em 2009.

Como estudar Literatura Uma dúvida bem comum entre os alunos do Ensino Médio é como estudar Literatura. É uma pergunta simples e complicada ao mesmo tempo, para a qual eu estava elaborando uma resposta quando me deparei com uma espécie de fórmula pronta no melhor livro didático de Literatura que conheço, o Literatura Brasileira em diálogo com outras literaturas e outras linguagens, do William Roberto Cereja e da Thereza Cochar Magalhães. Conhecendo esses dois estudiosos e a qualidade do material que eles têm produzido, tanto em Literatura quanto em Língua Portuguesa, resolvi trancrever aqui esse pequeno guia para aqueles que desejam tirar o maior proveito de seus estudos literários. Leia a seguir os 8 conselhos elencados conforme a ordem do livro. Em estudos de literatura, vale mais a pena a leitura do que a memorização.

Língua Portuguesa Conectivos Conectivos são palavras ou expressões que interligam as frases, períodos, orações, parágrafos, permitindo a sequência de ideias. Esse papel é desempenhado, sobretudo, pelas conjunções,... As 10 classes de palavras ou classes gramaticais As classes de palavras ou classes gramaticais são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. 1. Substantivo Substantivo é a...

Gramática Archives - palavras sobre palavras Alguns verbos de nossa língua não apresentam todas as 65 flexões normais esperadas e algumas dessas flexões são vetadas nos discursos formais. São os chamados verbos defectivos pela gramática normativa tradicional. Veja também: Conjugador de verbos em Excel Para provar que existe lógica em nossa língua resolvi criar um conjugador de verbos em Excel. Literatura Brasileira: resumo, história e escolas literárias Daniela Diana Professora licenciada em Letras A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que aqui estavam eram ágrafas, ou seja, não possuíam uma representação escrita. Assim, a produção literária começa quando os portugueses escrevem sobre suas impressões da terra encontrada e dos povos que aqui viviam. Ainda que sejam diários e documentos históricos, esses representam, as primeiras manifestações escritas em território brasileiro.

Gramática. Gramática: Conceitos e diferentes tipos Afinal, o que é Gramática? A Gramática tem como principal função regular a linguagem e estabelecer padrões de escrita e fala para os falantes de uma língua. Graças à Gramática, a língua pode ser analisada e preservada, apresentando unidades e estruturas que permitem o bom uso da língua portuguesa. Uma boa Gramática deve ser capaz de extrapolar a visão reducionista que faz da língua um amontoado de regras prescritas pelos estudiosos do sistema linguístico, devendo ser capaz não apenas de prescrever o idioma, mas também de descrevê-lo, preservá-lo e, sobretudo, ter utilidade para os falantes. A Gramática apresenta as regras, mas quem movimenta e faz da língua um sistema vivo e mutável somos nós, agentes da comunicação.

Classes gramaticais: as 10 classes de palavras - Norma Culta Segundo um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem ser analisadas e catalogadas em dez classes de palavras ou classes gramaticais distintas, sendo elas: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Substantivo Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). Exercem sempre a função de núcleo das funções sintáticas onde estão inseridos (sujeito, objeto direto, objeto indireto e agente da passiva). Substantivos simples

História da literatura brasileira - períodos literários, autores e obras Século XVI: Quinhentismo Fase inicial da literatura brasileira, tendo ocorrido no início da colonização. O primeiro registro literário em terras brasileiras é a carta de Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Além das cartas, há os diários onde o autor elabora uma literatura informativa, algo próximo às narrativas de viagens, sobre o Brasil. Escrever Online Nossos professores têm uma missão: ajudar o maior número possível de vestibulandos de todo o Brasil a alcançarem o sonho da vaga na Universidade. Nós sabemos que a redação tem um peso especial nisso e temos consciência da nossa responsabilidade. Por isso, desenvolvemos um site único que tem como objetivo alavancar o desempenho de milhares de alunos de todo o Brasil, gratuitamente! E olha, funciona! Mesmo assim, há alunos que querem dar um passo a mais e sair na frente dos concorrentes. Esses são nossos assinantes Premium, alunos que treinam diretamente com nossos professores e alcançam a excelência na redação.

Gramática: Tudo o que você precisa saber! Márcia Fernandes Professora licenciada em Letras Gramática é o conjunto de regras que indicam o uso mais correto de uma língua. No início, a gramática tinha como função apenas estabelecer regras quanto à escrita e à leitura. É por isso que a palavra gramática, de origem grega (grámma), significa “letra”. Como estudar Português – Ser Estudante Existem professores que não sabem mesmo dar aulas de português e não estimulam os alunos para o estudo da disciplina deixando os alunos desmotivados para a disciplina.O Português tal como a Matemática são disciplinas vitais mas, nem todos os estudantes sabem estudar corretamente estas disciplinas. Vamos neste artigo apresentar dicas de português de uma forma descontraída e fácil de entender, dicas para começar a escrever melhor, dicas de vocabulário, de leitura e até de gramática. Leitura A leitura é uma das partes mais importantes do estudo do Português, não só porque ajuda a compreender mas também porque ajuda a interpretar as questões dos testes. É muito importante operacionalizar a leitura (ler bem) para isso temos de ter em conta os seguintes aspectos: Para operacionalizar a leitura é preciso que o aluno exercite o mais possível a sua leitura através de algumas técnicas como:

11 Aplicativos Gratuitos Para Estudar Português Olá, pessoal! Quer facilitar a vida na hora de estudar? A dica é usar aplicativos. Como a maioria das pessoas usa smartphones hoje em dia, esse se tornou um dos recursos mais usados, então por que não estudar? Desta vez, trazemos 11 aplicativos gratuitos para estudar português. Está com dúvida em acentuação, pontuação, concordância ou aquelas novas regras do acordo ortográfico? Como começar a estudar Gramática? - Escola Kids Por Mariana do Carmo Pacheco Muitas vezes, o que nos impede de sair bem em determinada matéria é o fato de não sabermos quais são as estratégias de estudo que poderíamos traçar para essa disciplina. Se você não é a pessoa das frases “Não sei por onde começar”, “Não sei nem errar nessa matéria”, você, pelo menos, conhece, ou conheceu, alguém que já passou por esses problemas. Por isso, o Escola Kids preparou uma sugestão de roteiro de estudo para quem quer ou está precisando estudar a gramática de nossa língua. Gostaríamos de deixar claro que estamos apenas apresentando um dos possíveis métodos de estudo.

Related: