background preloader

Gramática- Só Português

Gramática- Só Português
Em linguística, Morfologia é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. A peculiaridade da morfologia é estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período. A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição. Estrutura e formação das palavras Estrutura das palavras Raiz e radical Afixos Desinência Vogal temática, tema Vogais e consoantes de ligação Formação das palavras, derivação Tipos de derivação (continuação) Composição Prefixos Sufixos Sufixos formadores de adjetivos Sufixos adverbiais e verbais Radicais gregos Radicais latinos Substantivo Artigo Definição e classificação Adjetivo Numeral Definição Classificação e leitura dos numerais Flexão dos numerais Numerais multiplicativos Emprego dos numerais Pronome Continua após a publicidade Verbo Advérbio Preposição

https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/

Related:  Estudo da língualilianaroxanaRecursos para aprender português

115 vídeo aulas gratuitas de Língua Portuguesa Oi pessoal! O Canal do Ensino pesquisou e selecionou 115 vídeos gratuitos de língua portuguesa para você. O Português é uma das matérias mais importantes do ensino médio, porque ela é cobrada não apenas no Enem e nos vestibulares mas também nos concursos públicos e processos de seleção de diversas vagas de emprego. Veja uma relação das principais vídeos aulas grátis de Português: Acentuação Gráfica (11 videos) Obras literárias: resumos, análises e mais (AndreaObzerova/iStock) Os vestibulares do país costumam pedir uma lista de livros que são de leitura obrigatória para os estudantes que prestarão as provas. Além da leitura em si, é necessária uma abordagem mais aprofundada sobre o enredo, construindo relações com o contexto histórico, a descrição de personagens e até comparando com outras obras. Pensando nisso, o Guia do Estudante resolveu facilitar a sua busca. Veja, a seguir, resumos, análises das obras, discussões sobre o enredo, questões em provas e diversos outros conteúdos que preparamos especialmente para ajudar você a ficar por dentro de aspectos relevantes de cada obra. Os Lusíadas – Luís de Camões

Semântica - Só Português Em linguística, a semântica estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto. Nesse campo de estudo se analisa, também, as mudanças de sentido que ocorrem nas formas linguísticas devido a alguns fatores, tais como tempo e espaço geográfico. Linguagem Linguagem / Tipos de linguagem Língua Língua falada e língua escrita Fala Signo linguístico Significação das palavras

(PT) – E-Dicionário de Termos Literários “Recolha de termos técnicos em uso nas teorias da literatura, na crítica literária, nos textos académicos, nas bibliografias específicas dos estudos literários e culturais em língua portuguesa. O projecto de um E-Dicionário de Termos Literários pretende recolher o maior número possível de termos técnicos em uso nas teorias da literatura, na crítica literária, nos textos académicos, nas bibliografias específicas dos estudos literários e culturais …” See on www.edtl.com.pt Figuras de linguagem: resumo e exemplos Márcia Fernandes Professora licenciada em Letras Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita. Dependendo da sua função, elas são classificadas em: Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos.

Jogos de Língua Portuguesa - Só Português Você está em Entretenimento > Jogos Esta seção é dedicada ao aprendizado de um jeito descontraído, estimulando a capacidade de interpretação do conteúdo a partir de jogos. Estude brincando! Mercado mundial vai abrir as portas a quem fala português  A língua portuguesa figura entre os dez idiomas estrangeiros que mais serão requisitados nas próximas duas décadas no mercado de trabalho do Reino Unido, de acordo com estudo do Instituto British Council. É a primeira vez que a língua de Camões entra nessa seleta lista, compartilhando o status com o espanhol, árabe, francês, mandarim, alemão, italiano, russo, turco e japonês. O relatório “Languages for the Future” (línguas para o futuro), que analisa as prioridades linguísticas do Reino Unido, frisa que a seleção de idiomas baseia-se “em fatores econômicos, geopolíticos, culturais e educacionais, incluindo as necessidades das empresas inglesas acerca de seus negócios com o exterior, prioridades diplomáticas e de segurança e a relevância na Internet”. Emprego fácil. O mineiro Amadeus Ruty, 22, estudante de comércio exterior, acaba de retornar de uma temporada de quase um ano em Londres, onde foi fazer estágio para conclusão do curso.

“Iracema” – Resumo e análise do livro de José de Alencar A narrativa de Iracema estrutura-se em torno da história do amor de Martim por Iracema. Diferentemente do que ocorre em outros romances de José de Alencar, como em O Guarani, o enredo de Iracema é aberto a interpretações. A relação entre Martim e Iracema significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira. >> “Iracema” – Conheça os personagens do livro de José Alencar >> “Iracema” – Leia os trechos comentados do livro de José de Alencar

Redação Enem: passo a passo para melhorar seu texto A redação do Enem realmente é um desafio, mas devemos lembrar que ela não é tão difícil quanto parece e que os critérios de avaliação são bem definidos. Para conseguir mandar bem na redação, é essencial tomar alguns cuidados básicos e treinar uma estrutura pré-definida, além de saber quais são as 5 competências que serão julgadas para chegar na nota final. Vamos saber mais sobre elas?

Sistemas de Informação Este bacharel administra o fluxo de informações que circulam por redes de computadores, dentro e fora de uma organização. Ele desenvolve o processamento, os sistemas de armazenamento e de recuperação de dados e disponibiliza esse material para usuários de redes, criando, adaptando e instalando programas para facilitar e organizar a consulta. Monta e gerencia banco de dados e desenha páginas de sites, funcionais e elegantes – tarefa que exige versatilidade e criatividade. Pode atuar em qualquer tipo de empresa de quase todos os setores, de bancos e organizações de saúde a empresas públicas e de comércio eletrônico. Conhecer inglês é mais do que essencial. É possível ingressar na carreira como tecnólogo.

Dicionário Português - Francês O Michaelis Dicionário Escolar Francês contém mais de 28.000 verbetes selecionados e adaptados para os brasileiros que estudam a língua francesa e se preocupam em falar e escrevê-la corretamente. Este dicionário segue rigorosas normas de lexicografia que padronizam a estrutura dos verbetes a fim de facilitar a leitura e dar acesso imediato à informação. Os verbetes em francês e em português apresentam divisão silábica, transcrição fonética, classe gramatical, área de conhecimento, várias acepções e expressões atuais. Para complementar o aprendizado, a obra inclui notas sobre gramática e sobre o uso adequado de palavras e expressões francesas, além da pronúncia das palavras em francês. O Michaelis Dicionário Escolar Francês contou, em sua elaboração, com uma equipe especializada de dicionaristas, professores de francês e de português, foneticistas e revisores, entre outros profissionais.

Distinção entre Fonética e Fonologia A fonética estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas (aparelho fonador). Cabe a ela descrever os sons da linguagem e analisar suas particularidades acústicas e perceptivas. Ela fundamenta-se em estudar os sons da voz humana, examinando suas propriedades físicas independentemente do seu “papel lingüístico de construir as formas da língua”. Sua unidade mínima de estudo é o som da fala, ou seja, o fone.

Related: