background preloader

Recursos didáticos e o Ensino de Língua Portuguesa: Possibilidades e limitações ao ensino aprendizagem

Recursos didáticos e o Ensino de Língua Portuguesa: Possibilidades e limitações ao ensino aprendizagem
Considerando que a aprendizagem é construída durante todo o processo educacional, a criação de situações didáticas e a inserção de metodologias diversificadas, tornam-se, no contexto educacional, essenciais para a construção do conhecimento dos discentes, visto que o atual contexto de produção capitalista, configurado como a chamada era digital, ou sociedade técnica informacional, desencadeia uma série de mudanças na forma da construção do conhecimento, exigindo dos cidadãos o acesso às tecnologias da informação e comunicação e, da Escola, o preparo e/ou qualificação dos alunos quanto ao uso destas tecnologias. Para isso, a utilização dos recursos didáticos, constitui-se como fundamental, apresenta-se como importante ferramenta ao ensino-aprendizagem tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes, no entanto, requer a cuidadosa mediação do professor no tocante ao planejamento e clareza de como a aprendizagem, no sentido do conhecimento cognitivo se efetivará de forma significativa.

https://www.webartigos.com/artigos/recursos-didaticos-e-o-ensino-de-lingua-portuguesa-possibilidades-e-limitacoes-ao-ensino-aprendizagem/114592/

Related:  Recursos para ensinar língua portuguesaRecursos para ensinar

Atividades diversificadas para o ensino de Língua Portuguesa “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” Paulo Freire Professores de língua portuguesa, como andam suas práticas educativas em sala de aula? Parece uma pergunta simples, mas é provável que muitos de nós se calem diante dessa indagação. O ensino de literatura e o uso de recursos tecnológicos no Ensino Médio Alberto Hércules dos Santos Coelho Barbosa Mestrando em Letras (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), professor da rede estadual do Rio de Janeiro Introdução O ensino de Literatura atual enfrenta pelo menos duas crises no que tange aos seus aspectos prático e pedagógico. No primeiro, ouve-se a pergunta de alunos e professores: “para quê estudamos isso?”. No segundo, mesmo que não se tenha chegado a uma resposta satisfatória para o primeiro, ouvem-se as dúvidas dos docentes: “Como trabalhar?

Recursos Didáticos - Disciplina - Lingua Portuguesa Animações Filmes de animação para o trabalho em sala de aula Artigos Artigos, teses, dissertações e monografias para consulta Áudios Acesso a diversos sons relacionados à disciplina de Língua Portuguesa Bibliotecas Bibliotecas do país e do mundo Cadernos Pedagógicos Material didático-pedagógico produzido pela Seed Cadernos Temáticos Material relacionado aos Desafios Educacionais Contemporâneos Ensino da Língua Portuguesa (PCN) Desde o início da década de 80, o ensino da língua portuguesa vem sido muito discutido acerca da necessidade de melhorar a educação do país. Uma das maiores dificuldades das escolas é ensinar seus alunos a ler e a escrever, tal barreira reflete num índice de pessoas alfabetizadas não muito favorável. Este obstáculo é encontrado no fim da primeira série do ensino fundamental (alfabetização) e na quinta série do mesmo (ineficiência da linguagem).

COMO ENSINAR A LÍNGUA PORTUGUESA? – Artigos.etc.br Tendo em vista a importância fundamental da linguagem em sociedade especialmente no que se refere ao domínio eficaz da leitura e da escrita, transformações profundas começam a acontecer, ou pelo menos, foram propostas, no final do século passado em relação ao ensino de língua materna no Brasil. No pensamento de Freire entendemos: “Ensinar exige risco, aceitação do novo que não pode ser negado ou acolhido só porque é novo, assim como o critério de recusa ao velho não é apenas o cronológico. O velho que preserva sua validade ou que encarna uma tradição ou marca uma presença no tempo continua novo”.

O JORNAL NA SALA DE AULA : leitura e escrita O ensino de Língua Portuguesa deve se pautar em uma prática constante de leitura e escrita, o que pressupõe um trabalho com a diversidade de objetivos, modalidades e textos que caracterizem as práticas linguísticas reais. Por isso, a escola deve reproduzir as formas sociais de leitura e escrita da maneira mais verossímil possível. Somando-se a isso, se objetivos diferentes exigem diferentes textos que, por sua vez, exigem tipos específicos de leitura e de escrita, caberá à escola prover seus alunos com a diversidade de “textos do mundo”. São diferentes leituras e escritas para diferentes textos. É nesse momento que o jornal na sala de aula configura-se como um forte aliado da escola na execução dessa tarefa, mobilizando os alunos internamente, incentivando a leitura como prática interessante e desafiadora. 1ª etapa

Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio Objetivos: Conhecer, diferenciar, ler com fluência e compreender/interpretar diferentes tipos de textos; Produzir textos coesos e coerentes de diversos gêneros; Reconhecer e analisar do ponto de vista morfossintático orações e períodos. Trabalhando com Fotonovelas Neste nosso primeiro post, sugerimos a produção de fotonovelas, pois tem apresentado um resultado muito expressivo na aprendizagem dos alunos. Uma forma muito interessante e criativa de se obter boas produções textuais diferenciadas, pode acontecer por meio da produção de Fotonovelas. Apesar de ser um produto de sucesso nas décadas de 60 e 70, ela pode contribuir significativamente para a aprendizagem dos alunos. Clique aqui para baixar exemplo de fotonovela.Vejamos o que uma fotonovela permite:

“Taca-le pau, Marco veio”. O sotaque, a cultura e o pertencimento ao lugar Dados da Aula O que o aluno poderá aprender com esta aula - Reconhecer a contribuição de várias etnias na formação da diversidade cultural, que caracteriza a sociedade brasileira. - Associar grupos de imigrantes à formação da cultura brasileira. - Reconhecer características culturais, linguísticas e sotaques dos diferentes povos que imigraram para o Brasil. O que ensinar em Língua Portuguesa Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. PRODUÇÃO E REFLEXÃO (à esq.) Nas situações práticas da análise e construção de textos, os estudantes sistematizam regras.

Como ensinar literatura na escola? – Árvore de Livros O professor espreita a sala de aula, repleta de jovens e agitados garotos, hesita e, finalmente, entra. Assobiando, atravessa a sala e sai pela porta dos fundos. Os alunos o acompanham até o lado de fora, onde o professor pede que um dos jovens leia a primeira estrofe de determinado poema. O poema é “Botões de rosas”, de Robert Herrick, e a estrofe em questão diz:

Related: