background preloader

115 vídeo aulas gratuitas de Língua Portuguesa

Oi pessoal! O Canal do Ensino pesquisou e selecionou 115 vídeos gratuitos de língua portuguesa para você. O Português é uma das matérias mais importantes do ensino médio, porque ela é cobrada não apenas no Enem e nos vestibulares mas também nos concursos públicos e processos de seleção de diversas vagas de emprego. Veja uma relação das principais vídeos aulas grátis de Português: Acentuação Gráfica (11 videos) Adjetivos (6 videos) Adverbios (4 videos) Análise Sintática (6 videos) Artigo (2 videos) Conjunções (4 videos) Dicas Rápidas (6 videos) Estrutura das Palavras (5 videos) Fonemas (12 videos) Formação das Palavras (5 videos) Interjeições (1 video) Novo Acordo Ortográfico (12 videos) Numerais (2 videos) Ortografia (5 videos) Palavras Denotativas (1 video) Preposições (4 videos) Pronomes (8 videos) Substantivos (9 videos) Verbos (12 videos) Aproveite!

https://canaldoensino.com.br/blog/115-video-aulas-gratuitas-de-lingua-portuguesa

Related:  Estudo da língua

Figuras de Linguagem. Subdivisão das figuras de linguagem - Brasil Escola As figuras de linguagem são recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras. Figuras de som a) aliteração: consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais. “Esperando, parada, pregada na pedra do porto.” b) assonância: consiste na repetição ordenada de sons vocálicos idênticos.

Enap - Escola Nacional de Administração Pública - Página Inicial Line Barreiro fala sobre a representação das mulheres na política Aos 68 anos, a paraguaia Olinda María Bareiro Bobadilla, mais conhecida como Line Bareiro, é uma das referências do feminismo latino-americano contemporâneo. Além de advogada, cientista política e especialista em direitos humanos, Line é também professora do programa de gênero da Faculdade de Ciências Sociais (Facso) na Argentina, pesquisadora do Centro de Documentação e Estudo do Paraguai e consultora da ONU Mulheres - sendo a primeira do seu país a integrar o Comitê para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres da Organização das Nações Unidas, mecanismo responsável pelo monitoramento da Convenção sobre a Eliminação de Todos Formas de Discriminação Contra as Mulheres.

Redação: o guia completo! Como falamos no começo deste guia, a dissertação é um dos tipos de redação mais comuns em provas e concursos. Mas isso não é necessariamente uma regra, ok? Portanto, é preciso conhecer todos os tipos para não ser pego desprevenido na hora da prova. Os 11 Melhores Aplicativos para Estudar Português (Atualizado) - Cissa Magazine Todos sabemos que Português é uma língua difícil, sendo considerada uma das línguas difíceis do mundo para se aprender. Essa ideia existe devido ao fato de ela conter muitas regras gramaticais. Estudar e aprender todas essas regras gramaticais não é uma tarefa fácil, independente da idade ou do país, mas é necessário saber pelo menos o básico, já que é a forma mais utilizada que temos para nos comunicar.

Mercado mundial vai abrir as portas a quem fala português  A língua portuguesa figura entre os dez idiomas estrangeiros que mais serão requisitados nas próximas duas décadas no mercado de trabalho do Reino Unido, de acordo com estudo do Instituto British Council. É a primeira vez que a língua de Camões entra nessa seleta lista, compartilhando o status com o espanhol, árabe, francês, mandarim, alemão, italiano, russo, turco e japonês. O relatório “Languages for the Future” (línguas para o futuro), que analisa as prioridades linguísticas do Reino Unido, frisa que a seleção de idiomas baseia-se “em fatores econômicos, geopolíticos, culturais e educacionais, incluindo as necessidades das empresas inglesas acerca de seus negócios com o exterior, prioridades diplomáticas e de segurança e a relevância na Internet”. Emprego fácil.

Literatura, manifestação artística da palavra - Brasil Escola "Penetra surdamente no reino das palavras.Lá estão os poemas que esperam ser escritos." O que é literatura? A literatura é a arte da palavra. Quiz : Jogo das Novas Regras Ortográficas - Reconhecendo Texto e Contexto Pré-requisito: Nenhum Início do curso: Imediato Período de inscrição: Imediato Carga horária: 15 horas É no texto que a gramática de fato atua, onde se torna a língua em uso. O curso Jogo das Novas Regras Ortográficas - Reconhecendo Texto e Contexto apresenta as novas regras ortográficas prescritas pela variedade culta da Língua Portuguesa para uso de variados conteúdos gramaticais.

Literatura: o guia completo! A literatura no Ensino Médio se dedica aos principais aspectos dos gêneros literários, às diferenças entre prosa e poesia, às principais escolas literárias, à literatura brasileira e a algumas obras e autores importantes no Brasil e na literatura mundial. Literatura brasileira A literatura brasileira tem origem na literatura portuguesa. A literatura no Brasil se desenvolveu a partir dos incentivos dos padres jesuítas, após o descobrimento. Muitas das correntes que se desenrolaram no Brasil estavam alinhadas com os movimentos que ocorriam na Europa, seguindo tendências da literatura mundial. No entanto, cada período tem suas particularidades, levando em conta as tradições e acontecimentos da história brasileira. Preconceito linguístico: o que é, exemplos, resumo e redação! - Stoodi O termo “preconceito” sempre vem com muita carga negativa. E não é por menos, já que preconceito é um julgamento depreciativo e discriminatório sem fundamentos ou conhecimentos da pessoa que o pratica. Geralmente, preconceito e discriminação estão muito ligados às condições sociais, étnicas, religiosas e sexuais dos indivíduos. Nesse sentido, aqueles que sofrem o preconceito se encontram à margem da sociedade, se enquadrando no contexto de minorias.

Dicionário Português - Francês O Michaelis Dicionário Escolar Francês contém mais de 28.000 verbetes selecionados e adaptados para os brasileiros que estudam a língua francesa e se preocupam em falar e escrevê-la corretamente. Este dicionário segue rigorosas normas de lexicografia que padronizam a estrutura dos verbetes a fim de facilitar a leitura e dar acesso imediato à informação. Os verbetes em francês e em português apresentam divisão silábica, transcrição fonética, classe gramatical, área de conhecimento, várias acepções e expressões atuais. Para complementar o aprendizado, a obra inclui notas sobre gramática e sobre o uso adequado de palavras e expressões francesas, além da pronúncia das palavras em francês.

Passo a passo para escrever uma boa redação - Brasil Escola Escrever uma boa redação pode ser um grande desafio para a maioria das pessoas, principalmente para quem não tem lá muita habilidade com as palavras. Redigir um texto pode parecer uma tarefa complicada, mas existem algumas técnicas de escrita que facilitam o dia a dia de quem precisa treinar para se dar bem na escola, no Enem e nos demais vestibulares. Ser eficiente com a escrita pode ser um facilitador na vida profissional, afinal de contas, quem se comunica bem tem maiores chances de alcançar o sucesso. Para ajudá-lo(a) a passear com maior tranquilidade pelo universo da língua portuguesa, o Brasil Escola preparou o passo a passo para escrever uma boa redação.

Lucas Amura e o Português com Humor Vitrine retirada de www.portuguescomhumor.com.br O Português com Humor foi um podcast educativo criado por Lucas Amura e Adriano Paciello. Este era um podcast altamente instrutivo e com um potencial gigantesco de crescimento. Infelizmente, o podcast chegou ao seu fim devido a uma fatalidade com um dos criadores.

Related: