background preloader

G1 Educação - Dicas de Português - Professor Sérgio Nogueira

G1 Educação - Dicas de Português - Professor Sérgio Nogueira
Já faz um bom tempo que me fizeram uma curiosa consulta: “Professor, é verdade que muçarela se escreve com cê-cedilha?” Diante da minha resposta afirmativa, a pergunta seguinte foi: “Então, eu devo escrever muçarela com cê-cedilha”? É claro que sim. Se tive a oportunidade de aprender que é assim que se escreve muçarela, não entendo por que continuar escrevendo “errado”. Sei muito bem que a maioria escreve “mussarela”, com dois esses. É assim que vemos a palavra escrita em pizzarias, supermercados, cardápios... Importante, porém, é que você saiba que a grafia oficial é MUÇARELA, pois essa é a forma registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), publicado pela Academia Brasileira de Letras. Importante também é você saber por quê. O Português é uma língua neolatina. O Português é “a última flor do Lácio”, como escreveu um dia o poeta Olavo Bilac. Com a queda e consequente fragmentação do Império Romano, o Latim também se dividiu nas várias línguas neolatinas. E a muçarela?

http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/

Related:  danielaaires

Maior avião do mundo ocupa área de sete aeronaves em Cumbica - notícias em São Paulo O Antonov 225, maior avião do mundo, que está estacionado no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, ocupa uma área que equivale a de sete aviões que aterrissam diariamente no terminal aéreo. “O grande desafio é você conseguir coordenar toda a operação, porque alguns minutos antes tinham dezenas de aviões decolando para vários destinos do mundo e fazer com que essa operação encaixe de uma maneira que não afete essas operações, não cause atraso e nem prejuízo aos passageiros”, afirmou Wilson Souza, gerente do Centro de Controle do aeroporto. A aeronave pousou às 23h38 desta segunda-feira (14) na pista do Aeroporto Internacional de São Paulo sob aplausos. A expectativa pela chegada da aeronave provocou extensas filas de carros e atraiu dezenas de fãs de aviação.

Erros mais comuns nas redações de vestibulares - Português Você sabe que para alcançar uma vaga na universidade um bom desempenho no Enem e nos demais vestibulares é primordial, não é mesmo? A redação sempre foi o bicho de sete cabeças para boa parte dos estudantes (exceto para aqueles que veem na leitura um prazer, e não uma obrigatoriedade), que encontram diversas dificuldades na hora de transferir para o papel palavras e argumentos. Para ajudá-lo(a) a ter uma relação mais tranquila com a escrita, vamos mostrar os erros mais comuns cometidos nas redações de vestibulares e concursos.

13 filmes para aprender sobre a Língua Portuguesa O cinema é uma excelente fonte de entretenimento e autoconhecimento. Inclusive, os filmes também têm muito a ensinar sobre os mais variados assuntos, concorda? Portanto, que tal utilizá-los como ferramenta para entender mais a fundo a Língua Portuguesa? Com certeza, você vai aprender muito enquanto se diverte! Há diversas produções, dos mais diferentes gêneros e épocas, cujas propostas estão intrinsecamente conectadas a nosso idioma materno.

Marketing no Instagram: Como Aumentar o Número de Seguidores Você sabia que o Instagram tem mais de 400 milhões de usuários ativos mensalmente? E o fato de que mais de 40 bilhões de fotos têm sido compartilhadas na rede social que mais cresce atualmente? Apesar do Instagram ser um dos maiores sites de rede social existentes, maior até que o Twitter, seu poder é negligenciado pela maioria dos profissionais de marketing.

Dicas para uma boa organização textual Uma boa organização textual incide na qualidade do discurso, assim, algumas dicas são necessárias Quando lemos uma história esperamos encontrar no enredo determinados elementos que a fazem se classificar como tal: personagens, narrador, apresentação, complicação, clímax e desfecho final, entre outros, igualmente importantes. Já ao nos depararmos com um texto de opinião, nossa perspectiva mantém-se fiel: desejamos que as ideias estejam prontamente definidas, de modo a percorrermos um trajeto que nos conduz ao início, perpassa por um desenvolvimento e nos conduz a um fim, a uma conclusão. Os 11 Melhores Aplicativos para Estudar Português (Atualizado) - Cissa Magazine Todos sabemos que Português é uma língua difícil, sendo considerada uma das línguas difíceis do mundo para se aprender. Essa ideia existe devido ao fato de ela conter muitas regras gramaticais. Estudar e aprender todas essas regras gramaticais não é uma tarefa fácil, independente da idade ou do país, mas é necessário saber pelo menos o básico, já que é a forma mais utilizada que temos para nos comunicar. Algumas pessoas não se contentam com o básico e buscam auxílio na hora de se aprofundar no assunto e é aí que entram os aplicativos.

SEO Para Youtube - O Guia Absurdamente Completo Esta extensão (possui versão gratuita) mostra exatamente as tags que seus concorrentes usam para seus vídeos. O primeiro passo é instalar a mesma no seu navegador Google Chrome: Em seguida, vá para o vídeo do concorrente e veja a mágica acontecer: Veja que no lado direito do vídeo aparece um tela totalmente nova e com várias informações sobre o vídeo em questão. Diferenças entre adjetivo e advérbio - Português Inseridos no universo da morfologia, não raras são as vezes em que nos sentimos apegados a questionamentos diversos, dadas as particularidades das classes que compõem essa parte da gramática. Falando nelas, um aspecto parece emergir com total relevância – o fato de uma determinada palavra, a depender do contexto em que se encontrar inserida, mudar de uma classe gramatical para outra. Acessando o texto “Entendendo acerca do processo de substantivação”, você terá a oportunidade de conferir um pouco mais de perto todos os aspectos que norteiam a ocorrência em que essas mudanças fazem-se presentes.Como não poderia ser diferente, dúvidas persistem quando o assunto se refere a duas importantes classes gramaticais, ora representadas pelo adjetivo e pelo advérbio. Assim, pelo fato de se constituírem de características semelhantes, sobretudo em se tratando do advérbio de modo, vale conscientizarmo-nos dos traços que os distinguem.

19 matérias de Língua Portuguesa que você deve estudar para o vestibular 20. Modernismo - Terceira Fase zoom_out_map 20/20 Conhecida como Geração de 45, tinha como diferencial um grande apreço pela experimentação estética , ainda que as temáticas fossem bastante variadas. Entre os principais autores da época, estão Guimarães Rosa, com seus neologismos; Clarice Lispector e seus mergulhos nas profundezas do ser humano; e João Cabral de Melo Neto, que utilizava a metalinguagem e a racionalidade para construir seus poemas.

Minha revolucionária técnica de PNL sobre perda de peso Mais e mais mulheres em todo o país estão perdendo peso - e mantendo essa perda - com a ajuda de uma técnica mental chamada Programação Neurolinguística. Aqui está como Sue Barratt utilizou esse simples método para derreter 30 quilos - esquecendo para sempre as dietas! Sentada na mesa da cozinha, numa noite fria do inverno, eu apanhei o meu quinto cookie e o enfiei na boca, mal e mal sentindo o gosto dele. Enquanto repassava os acontecimentos recentes da minha vida – a separação do meu marido Richard, a venda da nossa casa e a mudança para um apartamento de um quarto com meus três filhos pequenos – eu estava desesperada. "O que será de nós?" me perguntava.

Acento Diferencial - Novo Acordo Ortográfico - Português Prático Pronto para mais uma dica sobre português? Hoje vou falar dos ACENTOS DIFERENCIAIS. Você sabe em quais palavras você deve colocá-los e em quais você não deve mais utilizar? Após a reforma ortográfica, alguns desses acentos diferenciais deixaram de existir, então resolvi fazer aqui uma recapitulação para que você nunca mais se esqueça de quando deve ou não usá-los. Como Estabelecer e Realizar os Objetivos Desejados Sabe-se que aquelas pessoas que têm os seus objetivos claramente definidos são as que têm mais sucesso naquilo que elas fazem. Uma antiga lenda fala da Esfinge que ficava à beira da estrada. Cada viajante que passava tinha que parar e lhe era pedido para decifrar um enigma. Se este não fosse capaz de responder certo, seria devorado. Do mesmo modo, cada um de nós é um viajante, deparando diariamente com problemas. São os enigmas da Esfinge, e sofremos quando deixamos de dar a resposta certa.

Related: